Vale a pena oferecer serviços de assinatura de ebooks?

Hoje em dia, quem não tem uma assinatura da Netflix? Ou quem sabe ouve música no Spotify? Para os fãs de anime, há o Crunchyroll. Há assinatura digital para tudo, e os ebooks não são exceção. Entre gigantes internacionais como o Scribd e iniciativas nacionais como o LivrOh, Ubook e Árvore de Livros, as assinaturas de ebooks estão cada vez mais competitivas.

Por um valor médio de 8 a 10 dólares ao mês, os assinantes podem ler quantos livros quiserem do catálogo. Estima-se que 71% dos assinantes leiam mais de cinco livros por mês e 20% leiam mais de vinte livros. Sem dúvidas, espera-se que o público-alvo desse serviço seja formado por leitores ávidos, mas a ampla disponibilidade do catálogo e o investimento financeiro também são grandes responsáveis por esses números. Enquanto isso, apenas metade dos não-assinantes leem mais de cinco ebooks por mês.

A pergunta é: como as editoras e os autores se encaixam nesses números? Vale a pena disponibilizar seu catálogo em um serviço de assinatura de ebooks? Em geral, para que a assinatura seja viável, o valor repassado por cada livro lido é menor do que o preço de capa a varejo. A mesma lógica é utilizada no Spotify, o que faz com que nem todo músico concorde em disponibilizar seu trabalho na plataforma.

No entanto, é preciso pensar de acordo com o mercado e compreender quais as vantagens que as assinaturas oferecem. Vivemos em uma época em que as pessoas buscam acesso fácil e barato a uma grande quantidade de conteúdo a todo custo. Se não for por bem, será por mal.

Há um tempo atrás, o download ilegal de filmes e séries era extremamente comum no Brasil. Atualmente, não é mais tanto. O que mudou? A resposta é simples: é muito mais prático assistir online pela Netflix, mesmo que isso signifique pagar uma taxa mensal. As pessoas não se incomodam de pagar por um serviço, desde que o preço seja acessível e o serviço seja bom.

Para muitos autores e editoras, participar de um serviço de assinatura de ebooks significa ganhar visibilidade. Quando não é preciso pagar por cada livro que você lê, há mais liberdade para o leitor escolher entre os títulos. Consequentemente, há uma igualdade maior entre as opções do catálogo. O preço de capa sai da jogada, o que resta são o título, a capa, o nome do autor, as avaliações.

Se você acompanha o blog de autopublicação da Bibliomundi, sabe que defendemos preços de capa acessíveis, que condizem com a realidade do mercado de ebooks, porque entendemos que esses preços se compensam pela quantidade de vendas que geram. A mesma lógica vale para a assinatura. O leitor assinante tem a ilusão de que o livro é gratuito, além da obra ganhar exposição em uma plataforma inteiramente nova.

Os benefícios não param por aí. Os serviços de assinatura de ebooks aumentam os hábitos de leitura, não apenas fazendo o leitor explorar as opções do catálogo, mas indo além. Os assinantes tendem a comprar 30% mais ebooks que tenham conexões evidentes com os títulos acessados por assinatura. Por exemplo, se um leitor conhece um autor pela assinatura, é provável que ele se interesse por comprar os livros do mesmo autor que não estão catalogados na plataforma assinada. Nos casos de livros em série, quando apenas o primeiro livro está disponível por assinatura, as vendas dos livros seguintes podem duplicar.

Quando investir em um serviço de assinatura de ebooks?

Como você pode observar, uma das principais vantagens do serviço de assinatura de ebooks é aumentar a visibilidade dos seus livros e incentivar os hábitos de leitura, gerando mais vendas. Isso vale tanto para autores independentes que precisam ganhar nome, quanto editoras que querem fortalecer os títulos do seu catálogo.

No entanto, nem todo livro precisa desse empurrãozinho para vender bem. Nesse caso, é mais vantajoso mantê-lo fora do serviço de assinatura. Para que o serviço de assinatura de ebooks seja rentável, é preciso analisar com cuidado quais títulos serão disponibilizados. A sugestão é:

  • Mantenha os best-sellers disponíveis somente por compra;
  • Disponibilize livros com poucas vendas;
  • Disponibilize livros mais antigos ou menores de autores novos, venda os lançamentos mais recentes;
  • Disponibilize o primeiro livro de uma série, mas somente após lançar a continuação para venda.

Outro ponto importante é definir em qual serviço de assinatura de ebooks os seus livros serão disponibilizados.  Analise cuidadosamente as opções de acordo com seu público. Por exemplo, se sua editora trabalha com livros didáticos ou infantis, pode ser interessante tentar uma parceria com um serviço de assinatura voltado para escolas, como a Árvore de Livros. Caso tenha interesse em criar o próprio serviço, pense em como é possível disponibilizar o maior catálogo possível.

E você? O que acha dos serviços de assinatura de ebooks?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *