A união faz a força: o papel das associações e coletivos de editores

Não é segredo para ninguém que o mercado editorial brasileiro está em crise, e essa crise não dá sinal de trégua. Grandes livreiros estão tremendo na base, e está mais do que na hora não só de pensar como também repensar nossas estratégias. Sobreviver e reinventar-se. Podemos dizer que essas são algumas das principais motivações das associações e coletivos que estão lutando pela literatura no Brasil.

Nós, da Bibliomundi, sempre insistimos na importância da cena independente para o mercado editorial brasileiro. Quando falamos em literatura independente, estamos pensando em uma descentralização do mercado, de modo que todos tenham a oportunidade de participar. Desde escritores iniciantes até pequenas editoras.

Estamos pensando na democratização do acesso à leitura e à escrita em si. A quebra das barreiras impostas por um mercado tradicional, saindo da caixinha e permitindo que novas ideias sejam exploradas por novos escritores. Escritores de todas as cores, de todas as origens, de todas as identidades. Literatura de todos para todos.

Para garantir a sobrevivência desse mercado, existem associações, coletivos e sindicatos que estão lutando desde o século passado. Com objetivos que vão desde o aumento do público leitor, a facilitação do acesso à literatura, a fomentação da bibliodiversidade até a busca de benefícios comerciais e institucionais para os profissionais da área.

O que todas essas entidades têm em comum é que são criadas através do coletivo, da união de indivíduos e empresas por um interesse comum. Conheça algumas das associações e coletivos que lutam pelo livro no Brasil.

Libre – Liga Brasileira de Editores

A LIBRE é a primeira rede de editoras independentes do Brasil. Ela atua como uma rede colaborativa que visa o fortalecimento do mercado editorial independente, argumentando a favor da cena independente como grande impulsionadora da bibliodiversidade no país.

Além de trazer importantes debates e reflexões, a LIBRE também atua na ampliação do público leitor e luta pela criação de políticas públicas que favoreçam a literatura, tanto no que diz respeito a sua produção, quanto a sua leitura. Entre suas ações, está a organização da Primavera Literária, do Dia do Editor e proeminente participação em eventos de porte como a Bienal do Livro e o circuito independente da FLIP.

A Bibliomundi sempre foi parceira das ações da LIBRE, associando-se oficialmente em 2018. O fundador e diretor-executivo da Bibliomundi, Raphael Secchin, assume a direção de comunicação da LIBRE em 2020, estreitando esses laços e elevando o nosso compromisso com a literatura independente.

CBL – Câmara Brasileira do Livro

Uma associação com mais de 70 anos de história, desde sua gênese, a CBL reúne membros de toda a cadeia do mercado editorial a fim de de debater os problemas do setor e propor soluções por meio de atuação conjunta e organizada. Desde 2019, a Bibliomundi é associada.

A missão da CBL é a democratização do acesso ao livro e a promoção de ações de estímulo a leitura como forma de ampliação do mercado. A associação mantém forte representatividade política, buscando influenciar na tomada de decisões que repercutem no acesso à leitura e à produção literária.

A CBL luta por políticas públicas relacionadas à criação e revitalização de bibliotecas em todo o país, no fortalecimento dos circuitos de feiras e festivais literários, na democratização do acesso à leitura, no desenvolvimento de mercados locais, na formação de novos leitores, entre outros.

Brazilian Publishers

Em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a CBL desenvolveu em 2008 uma iniciativa que visa promover a exportação de conteúdo editorial produzido no Brasil, deixando a nossa marca no mercado global. Essa iniciativa é o projeto Brazilian Publishers.

O projeto não atua somente no fomento à exportação de conteúdos, mas também no desenvolvimento de uma imagem do Brasil como um país capaz de produzir conteúdos de alta qualidade e relevância internacional, seja nas categorias científicas, técnicas ou literárias.

SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros

Também fundado nos anos 1940, o SNEL tem como objetivo coordenar atividades editoriais e proteger a categoria profissional dos editores de livros e publicações culturais, representando-a legalmente no Brasil.

Como esperado de um sindicato, o SNEL garante os direitos e regulariza a profissão dos editores, contribuindo para um mercado mais coerente e justo.

ANL – Associação Nacional de Livrarias

A ANL é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1978, seu objetivo é unir a categoria dos livreiros e defender seus interesses e direitos, desde questões comerciais até institucionais.

O incentivo à cultura e à leitura no Brasil por meio de eventos e ações culturais é uma das formas em que a ANL busca impulsionar o mercado livreiro nacional. A ANL também se articula no campo político e com outras associações e entidades relacionadas à cadeia de produção do livro, buscando beneficiar o comércio livreiro.

Coesão Independente

A entidade mais nova da lista, a Coesão Independente foi criada em 2019. Trata-se de uma agregadora de editoras independentes dos mais variados segmentos. O objetivo é estabelecer parcerias, promover eventos, trocar experiências, criar laços de apoio mútuo.

A Coesão Independente conta com um site onde posta todas as novidades das editoras que compõe o grupo, como eventos de lançamento e até mesmo campanhas de financiamento coletivo. Quanto às produções, elas são realmente diversas, indo desde livros religiosos até terror e HQs.

O Choque Literário e o Choque de Mercado são eventos organizados pela Coesão Independente, sendo o primeiro uma feira de livros com programação cultural que conecta diretamente o público leitor aos autores, e o segundo um evento voltado para a formação de editores e profissionais do livro.

E aí, tem mais algum coletivo que faltou colocar na lista? Por hoje, nos focamos nas associações de editoras e livreiros, mas sinta-se à vontade para mencionar coletivos de autores que fazem um trabalho incrível em prol do mercado editorial brasileiro!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *