Tudo sobre como escrever um livro de poesias

Nas últimas semanas, falamos sobre como escrever poesia e ensinamos como escrever um poema em 10 passos. Se você acompanha o nosso blog, já sabe tudo sobre esta forma de escrita condensada que em tanto se diferencia da prosa… mas, agora que seus poemas já estão prontos, o que fazer com eles? Autopublicação, é claro!

Agora é hora de aprender tudo sobre como escrever um livro de poesias! Reunimos 9 dicas para você publicar ebook de poesias de maneira inteligente e que valorize ao máximo cada pequena obra como parte de uma grande unidade.

1.     Selecione o tema do seu livro de poesias

Quando falamos sobre como escrever um poema, os dois primeiros passos eram definir um objetivo e, em seguida, um tema. Isto é, a reação que você gostaria de causar no leitor e a “tese” defendida no poema, respectivamente.

O tema é mais do que simplesmente um assunto abordado no seu texto, ele é também a opinião que o autor ou eu lírico transmite com as palavras.

Assim como é importante definir um tema e um objetivo antes de escrever apenas um poema, no singular, é essencial para organizar uma boa coletânea de poesias definir um tema ou objetivo específico, que une os pequenos textos de maneira uniforme.

É o tema que fará com que o seu livro de poesias pareça, de fato, uma obra literária e não um conjunto disforme de várias. Por isso, comece por aí e, somente então, poderemos seguir para o próximo passo.

2.     Selecione os poemas sem medo de deixar algo de fora

Tendo o tema e o objetivo do seu ebook de poesias em mente, é hora de começar a selecionar os poemas que farão parte da obra. Essa seleção pode incluir poemas que você já publicou em blogs ou redes sociais, assim como poemas totalmente novos e desconhecidos pelo público.

O que mais importa nesta etapa é fazer uma seleção que funcione bem como unidade, cujos poemas se complementem de maneira fluida, sem repetir excessivamente as mesmas ideias ou variar drasticamente de assunto e tom.

Por exemplo, se você sente que dois dos seus poemas são apenas versões diferentes da mesma mensagem e que, ao incluir os dois, o seu livro se torna um pouco redundante… então, você já sabe a resposta. É necessário excluir pelo menos um deles.

Lembre-se que deixar um poema de fora do seu livro não significa rechaçá-lo para o resto da vida. Você terá outras oportunidades de aproveitar esses textos, apenas não neste ebook.

Da mesma forma, se você tem um poema que fala alegremente sobre os bigodes de um gatinho e outro que debate com profundidade a situação política do país, provavelmente esses dois não devem fazer parte do mesmo livro.

3.     Categorize seus poemas em tipos diferentes

Um bom exercício para selecionar e organizar os poemas que participarão do seu ebook é categorizar os poemas. Lembre-se que “poesia” é um conceito bastante vasto e muitas obras com estilos drasticamente diferentes podem ser categorizadas como tal.

Alguns dos tipos mais proeminentes de poesia são: verso livre, poesia rimada (formal) e até mesmo poesia em prosa (uma contradição em relação ao próprio limite que diferencia a poesia e a prosa em si, mas que vale ser lembrada na hora de categorizar poesias).

Pense nos seus poemas e como eles se encaixam nessas categorias e, então, como os estilos de cada um se comunicam um com o outro. Você pode optar por fazer um livro de poesias que contenha apenas poemas da mesma categoria ou ousar nas combinações, mantendo o tema como elo principal.

Sinta-se a vontade para explorar essas possibilidades, desde que a sua organização faça sentido. O bom senso é a sua melhor medida agora.

4.     Organize os poemas e use capítulos, tópicos e índices

Muito bem. Você já pensou em um tema, selecionou seus poemas e refletiu sobre como eles se comunicam um com o outro. Agora é hora de organizá-los de fato. É essa organização que transformará a sua mistura desorganizada de poemas em uma obra literária de verdade.

Para conseguir o melhor resultado possível, recomendamos o uso de capítulos, tópicos e até mesmo um índice no começo do ebook. Esses elementos serão a estrutura do seu livro de poesias e permitirão que você explore diferentes temas, ou diferentes facetas do mesmo tema, de maneira mais aprofundada.

5.     Escolha um título significativo para o seu livro de poesias

Você já tem o tema, as poesias, a organização… e qual o nome dessa obra? Em que o conjunto das suas poesias se torna? O título dá significado para algo.

Mais do que refletir o conteúdo do ebook, o título oferece uma expectativa ao leitor. Isso pode representar os sentimentos ou memórias do autor ao escrever esses poemas, o tema que eles carregam em comum, enfim, aquilo que parecer mais representativo para você.

Esse título pode ser uma única palavra que reflete o tema, pode ser autodescritivo (por exemplo, “Poemas de Amor – William Shakespeare”), ou ser o nome do poema mais representativo da coletânea.

Recomendamos que você pense no apelo ao público ao selecionar o título, mas, novamente, o bom senso é a sua melhor medida.

6.     Faça ou encomende uma capa para ebook

Todo ebook precisa de uma capa. Não é porque o livro é vendido online que as pessoas deixam de julgar pela capa, muito pelo contrário! O seu ebook será visualizado junto a incontáveis outras obras catalogadas, e as três primeiras informações que o leitor verá são: capa, título, preço.

Há uma relação muito próxima entre a comunicação visual e as vendas de ebook. Se você quiser que o seu livro de poesias seja mais do que uma obra esquecida no anonimato, é uma boa ideia pensar em uma capa interessante e sem excesso de informações, que atrai o interesse dos leitores.

A Bibliomundi disponibiliza capas gratuitas para todos os autores, com variações de acordo com o gênero do livro. Alguns de nossos best-sellers utilizam essa opção. Caso você queira investir em algo personalizado, você pode optar por ferramentas de design online, como o canva, ou contratar um designer profissional.

7.     Edite e peça segundas opiniões

Nem só de capa se sustenta um ebook. De nada adianta criar uma primeira impressão positiva se o seu conteúdo não passa profissionalismo. Por isso, você deve editar seu próprio livro e/ou contratar um editor profissional para elevar o seu ebook a outro nível.

Infelizmente, quando tentamos revisar nossos próprios textos, temos dificuldade para analisar de forma objetiva. Por isso, segundas opiniões são muito bem-vindas, especialmente quando vêm de profissionais. Caso não seja possível contratar alguém, até mesmo a opinião de amigos é válida, pois não virá dos seus olhos já acostumados com o texto.

Se você está preocupado com a formatação do ebook para o formato .epub, fique tranquilo. Nós disponibilizamos um editor online na nossa plataforma que converte o seu livro para .epub automaticamente, sem problemas.

8.     Dê um tempo e planeje o seu lançamento

Sim, sabemos que a ideia de lançar um ebook de poesias causa uma das duas sensações: medo ou empolgação. A vontade é desistir ou simplesmente publicar sem pensar em mais nada e pronto!

Mas, esse não é o melhor plano de ação. Que tal separar um tempinho para editar o seu ebook com calma, fazer um planejamento e, enfim, autopublicar no seu próprio tempo?

O planejamento é fundamental para que o lançamento de um livro seja um sucesso. Idealmente, ao lançar seu ebook, você já terá leitores esperando o novo título. Como conseguir isso? Criando uma estratégia de marketing de conteúdo.

Crie uma página de Facebook para você, comece um blog, publique seus poemas (mas não todos, deixe um certo mistério no ar), faça aparecer. E, então, quando finalmente publicar o ebook, anuncie-o nesses canais.

9.     Pensamento positivo e aceite críticas!

Por último, mas não menos importante, ao publicar livro, você deve se preparar emocionalmente para o que vier depois. Pense positivo, veja as críticas como uma oportunidade de crescimento e, depois disso, o que vier é lucro (literalmente!).

E aí, autor? Já está pronto para escrever um livro de poesia? Compartilhe suas experiências com a comunidade Bibliomundi de escritores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *