Ser escritor é uma profissão com diversas possibilidades. Há quem goste de escrever romances, ficção científica, assuntos políticos… no geral, é um ofício que demanda dinamismo e um olhar atento a tudo que ocorre no mundo.
Mas, afinal, quanto ganha um escritor no Brasil? Já se perguntou isso?
Bom, de início adiantamos que essa é uma pergunta complicada, ainda mais porque a maioria dos escritores lidam com a venda de seus livros como uma fonte de renda extra.
No Brasil, escritores costumam ganhar aproximadamente de 8% a 10% por cada livro vendido. A porcentagem acaba sendo ainda menor dependendo do tipo de contrato. Além disso, algumas editoras acabam tendo porcentagem menores por investirem na divulgação, então se você é um autor independente pode fazer sua própria divulgação.
Em muitos contratos, os valores são adiantados para os autores, que recebem antes das vendas e, quando ultrapassam a quantia combinada de exemplares, voltam a receber. No caso, se o seu livro demorar para vender, então você irá demorar para receber.
É uma longa jornada até o sucesso
Tenha em mente que não é algo muito comum um escritor ganhar fama rapidamente, ou logo ao escrever seu primeiro livro, embora seja comum as vendas serem grandes no início e depois desacelerarem.
Além disso, dependendo do contrato, um escritor iniciante que consiga vender bem sua primeira edição pode não receber todos os valores dos livros.
É muito mais fácil você ganhar fama e tornar-se uma celebridade no mundo literário, do que ficar rico vendendo seus livros, por isso, tenha os pés no chão.
Se analisarmos a lista dos autores mais bem-sucedidos, podemos perceber que eles costumam ter estratégias para conquistar seus leitores. A maioria das estratégias são, por exemplo, dar palestras, ser colunista de algum jornal, traduzir livros ou receber incentivos de concursos literários.
Que tal conhecer os autores que mais vendem no mundo todo? Veja abaixo a lista!
- K Rowling
- Paulo Coelho
- Stephen King
- James Patterson
- Danielle Steel
As editoras costumam pagar melhor por livros de romance e de ficção, que são atrativos e têm muita demanda por público. Se quiser entender melhor sobre o mercado literário, confira este artigo sobre o mercado do livro e como construir seu nome.
O perfil de um escritor
Saber quanto ganha um escritor vai depender do tipo de livro a ser escrito, as habilidades desejáveis para ser um bom profissional também podem mudar de acordo com o foco das obras que serão publicadas. Contudo, algumas delas são comuns a todos os tipos de escrita:
- ser um leitor ávido: ler muitos livros, revistas e artigos sobre vários assuntos, com intenção de ampliar o vocabulário e conhecimentos gerais;
- gostar de escrever: escrever todos os dias para praticar;
- gostar de estudar: manter-se sempre atualizado e fazer um curso livre de escrita criativa ajuda a transferir as ideias para o papel com facilidade;
- não ter vergonha de fazer divulgação: publicar pequenos textos nas redes sociais, com o objetivo de atrair leitores e receber um feedback do público;
- ter um bom relacionamento interpessoal: fazer amizade e estabelecer contato com outros escritores pode render parcerias em publicações.
Autopublicação e e-books: quanto ganha um escritor?
A autopublicação é a publicação de livros realizada pelo próprio autor, através de uma editora independente, que presta serviços de edição e publicação, ou pela coordenação editorial do autor da obra.
É uma maneira de publicar seu livro sem depender de editoras tradicionais, o que é uma alternativa muito boa, pois os valores de venda dos livros vão 100% para o autor.
Com as plataformas digitais, como a Bibliomundi, qualquer pessoa pode publicar um livro de forma independente e sem custos.
Algumas plataformas de autopublicação possuem valores customizáveis. Geralmente, os valores escolhidos são definidos pelo autor que tem total liberdade em definir o preço que achar mais justo por sua obra.
Para entender a fundo sobre o assunto, veja este artigo sobre a autopublicação de livros e como publicar.
A autopublicação tornou-se uma alternativa muito procurada atualmente, pois oferece diversos benefícios aos autores, principalmente para os que estão iniciando na área. Só o fato de oferecer total liberdade ao autor já faz da autopublicação a melhor opção no mercado literário.
Por outro lado, as plataformas de publicação também aumentam a responsabilidade dos escritores pelo resultado das vendas, ou seja, se você não divulgar seu livro, ele não irá vender. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, certo?
Hoje contamos com a internet para entender os gostos dos leitores e fazer a divulgação com muito mais facilidade, o que viabiliza bastante o trabalho de autor independente.
Uma pesquisa informal revelou que o mercado de trabalho pode ser difícil para os escritores que desejam viver somente dos livros publicados. No entanto, aqueles que não se limitam apenas a publicar obras podem aumentar seus ganhos de maneira expressiva.
Para um escritor iniciante conseguir vender todos os livros de uma primeira edição é muito complicado, até porque dessa quantia ainda tem os exemplares de divulgação que são enviados para imprensa, e você não ganha nada por eles. Logo, para quem ainda não tem um público cativo, o valor final ganho com a venda pode ser bem menor.
Esteja ciente de que é preciso calma e dedicação para começar a vender bem!
E você, já decidiu publicar seu livro? Conte com a Bibliomundi e torne-se um autor independente!