O sonho de todo escritor é publicar um livro e ser reconhecido por ele. Embora pensar à frente seja atrativo, não se pode ignorar todos os processos que vêm antes das vitórias. Se você deseja ser um autor independente, provavelmente está cheio de dúvidas sobre qual estratégia seguir agora.
Normalmente a primeira dúvida é sobre valores, que dependem de vários fatores, como o planejamento que vai seguir, quantidade de livros impressos, material e formatação do livro. Em seguida vem a outra dúvida: por onde publicar?
Sua obra pode ser física, contando com editoras tradicionais, ou pode ser virtual (e-book), podendo ser enviada através de plataformas como a Bibliomundi.
Editora independente ou editora tradicional?
A editora tradicional compra os direitos de publicação do autor e custeia todos os processos de produção. Neste modelo, a editora pode solicitar para o autor algumas alterações no texto, caso haja necessidade, devido ao apelo comercial. Os royalties costumam ser definidos entre 8% a 10%.
Pode parecer difícil conseguir um contrato com uma editora tradicional, porque ela irá avaliar as obras e selecionar aquelas que realmente serão rentáveis.
As editoras tradicionais possuem tanto poder de interferir na produção de um livro porque ele é um bem de consumo, se não gerar potencial de lucro, não será interessante para o investimento do mercado.
Já a editora independente não pede alterações, então o texto se mantém original, e ela se encarrega da preparação, diagramação e impressão, de forma autônoma. Os royalties podem ser em torno de 10% a 30% da receita líquida.
Também há o selo editorial independente, que é como uma editora dentro da editora, uma marca criada para lançar livros específicos de um segmento, proporcionando uma melhor comunicação entre autor e leitor, além de permitir que o autor tenha mais liberdade do que dentro de uma editora tradicional. No selo editorial os custos costumam ser divididos com o autor.
Tudo depende das suas necessidades como escritor ao lançar um livro. Mas, não acaba aí: você pode contar também com a autopublicação!
A autopublicação atualmente está em destaque, crescendo cada vez mais
A autopublicação de livros é uma modalidade que tem crescido muito no segmento literário devido às suas inúmeras vantagens. Nela, o autor será responsável por todas as etapas de produção do seu livro, e não irá contar com uma editora para produzir o seu livro.
A pandemia levou diferentes setores a se reinventarem para driblar a crise econômica e os escritores encontram nas plataformas independentes de autopublicação uma nova oportunidade para lançar seus livros. Essas plataformas online se tornaram atraentes pelo aspecto da agilidade, diminuindo os custos, aumentando o alcance da distribuição dos livros e garantindo aos autores independentes a liberdade para definirem seus preços.
A plataforma Bibliomundi, por exemplo, permite que o autor edite seu livro e distribua para onde quiser, dando liberdade para o autor fazer o que bem quiser do seu material.
Isso define de fato o que é um autor independente: é aquele que escreve, edita e lança seu livro sem enviá-lo a uma editora, mesmo que ele terceirize alguns serviços.
As plataformas de publicação também aumentam a responsabilidade dos escritores pelo resultado de vendas e pela relação com o público. O autor precisa dominar a sua própria divulgação. Criar uma relação com o público atualmente é muito mais fácil, pois com a internet pode-se conhecer os gostos dos leitores e divulgar livros com muito mais facilidade.
Esses espaços democráticos estão há tempos complementando o ecossistema da literatura, e são cada vez mais populares graças aos avanços da tecnologia.
Os maiores benefícios de recorrer à autopublicação são:
- Liberdade de criação
- Aprendizado de todo o processo de publicação
- 100% dos ganhos ficam com o autor
- Distribuição do livro com maior facilidade
Agora, sabendo a diferença entre os tipos de publicação, esteja ciente de que é preciso calma e dedicação, pois a pressa para divulgar seus exemplares pode ser um empecilho, e esse é um erro comum para os novos autores.
Não esqueça de construir sua história com calma, planejando bem o seu enredo e revisando o texto sempre que puder.
E aí, escritor, já escolheu como você irá publicar seu livro? Conte com a Bibliomundi e torne-se um autor independente!