Qual o melhor programa para escrever livro?

Já se foram os tempos em que a principal ferramenta dos escritores era um caderno ou uma máquina de escrever. Hoje em dia, quase todo escritor escreve em um computador, seja um notebook ou modelo de mesa, geralmente usando o Word, clássico programa de edição de documentos da Microsoft. Mas se temos a tecnologia em nossas mãos, por que parar por aqui? Existem inúmeros outros programas para escrever livros.

O Word é um programa simples e popular. O pacote Office, necessário para usá-lo, não é gratuito, mas é facilmente assinado no momento que você compra um computador. Simples assim, é a oferta de programa para escrever livros à qual toda pessoa tem contato.

Justamente por ser tão cômodo, muitos escritores recorrem ao Word. É o primeiro programa para escrever livros que eles ouviram falar, o primeiro que eles aprenderam a usar. Aprender a usar um novo programa ou aplicativo para escrever livros significa sair da zona de conforto.

A questão é: às vezes sair da zona de conforto é necessário. Sim, você corre o risco de experimentar algo novo e não gostar, mas qual o problema? Pelo menos você terá tentado e, quando se trata da autopublicação de ebooks como fonte de renda, é uma ótima ideia buscar meios de otimizar o processo criativo. E é exatamente isso que estes programas para escrever livros prometem fazer.

Fizemos uma seleção de programas para escrever livros gratuitos, diferente do Word, com ênfase na concentração do autor. Alguns desses programas contêm métodos de eliminar totalmente as distrações virtuais que contribuem para a procrastinação, um ótimo recurso para os escritores que precisam melhorar a produtividade.

1.     FocusWriter

Qual o melhor programa para escrever livro?

Disponível para Windows, macOS e Linux, as principais vantagens do FocusWriter são:

  • Bloqueia todas as distrações
  • Tem cronômetros e alarmes
  • Salva automaticamente

O FocusWriter foi desenvolvido para eliminar distrações, de forma que você consiga escrever de verdade e melhorar a produtividade. Para isso, você pode ocultar outros aplicativos e programas que não contribuem com o seu livro, personalizar a maneira como seu texto aparece na tela e acompanhar o progresso do seu projeto.

Se você quiser dar uma de escritor retrô, pode até adicionar efeitos sonoros de máquina de escrever!

Avisamos que o FocusWriter não é para todos, nem para todas as etapas do processo criativo. Não é uma ferramenta adequada para editar seu próprio ebook, por exemplo, mas é um ótimo programa para escrever livros com uma pegada bem modesta que impede você de se distrair o dia todo no Facebook.

2.     WriteMonkey

Qual o melhor programa para escrever livro?

O WriteMonkey tem algumas excelentes vantagens, como:

  • Interface livre de distrações
  • Suporte para marcação
  • Atalhos de teclado muito úteis

Infelizmente, seu principal ponto negativo é a compatibilidade somente com arquivos TXT.

O WriteMonkey oferece uma interface de usuário de aparência simples, mas muito completa. O programa conta com um ótimo sistema de organização de arquivos e partes do texto e um sistema de destaque de sintaxe automático e organização de arquivos.

Este programa para escrever livros gratuito utiliza Markdown, um idioma de edição de texto que permite formatar, anotar, classificar e vincular links ao digitar de maneira totalmente descomplicada. Embora leve um tempo para se acostumar com o MarkDown, vale muito a pena experimentar!

Depois de dominar o WriteMonkey, você vai ver que ele é útil não só para escrever livros, mas também para criar postagens de blog, artigos acadêmicos ou jornalísticos e todo tipo de texto!

3.     LibreOffice Writer

Qual o melhor programa para escrever livro?

As principais vantagens deste programa para escrever livros gratuito são:

  • Versatilidade no suporte para diferentes formatos
  • Ampla gama de modelos de documentos
  • Suporte para plugins

O LibreOffice é um programa gratuito e de código aberto que atua muito bem como um substituto para o Microsoft Office. Ou seja, instalando o LibreOffice você terá acesso a vários programas diferentes, incluindo um aplicativo para escrever textos, o Writer, que conta com vários recursos importantes do Word, mas sem ter que pagar nada.

Um dos recursos mais úteis é o LibreOffice Template Center, uma galeria onde você encontra vários modelos para todos os tipos de conteúdo.

4.     Freemind

Qual o melhor programa para escrever livro?

O Freemind é um programa para escrever livros excelente para quem quer organizar as ideias e evitar bloqueios criativos. O seu único ponto fraco, dependendo do ponto de vista, é a aparência antiquada. Já as principais vantagens são:

  • Versatilidade
  • Suporte para diagramas complexos

O Freemind é um aplicativo para escritores que não foca estritamente na etapa em que você escreve as palavrinhas que quer em seu ebook. Este programa é perfeito para você fazer o mapeamento mental do projeto como um todo, permitindo que você anote todas as ideias, sem limitar sua imaginação.

Caso você não tenha experiência alguma com programas de mapeamento mental, talvez não seja uma boa ideia começar direto com o Freemind. O seu design modesto faz com que ele pareça bem bagunçado a princípio, e isso pode atrapalhar o processo criativo. Contudo, se você já tem experiência na área, é uma alternativa muito mais organizada do que anotar tudo em um bando de post-its na sua escrivaninha.

Qual o melhor programa para escrever livro?

Em geral, acreditamos que o grande campeão, que melhor atende às principais necessidades de um autor independente que quer publicar ebook, é o FocusWriter. Mas… cada escritor pode ter preferências diferentes de acordo com o seu foco.

Por isso, não deixe de experimentar todas as opções e encontrar o programa para escrever livros que mais combina com você.

E aí, autor? Tem alguma recomendação de programa para escrever livros? Deixe o seu comentário.

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *