Publique seu livro hoje mesmo: seis motivos para perder o medo

Por que você ainda não publicou um livro este ano? Você está esperando alguma oportunidade única? Ou quem sabe uma inspiração do além?

Não espere mais. A oportunidade e a inspiração para publicar livro são você quem cria. A autopublicação está disponível a qualquer momento.

Publicar um livro não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Crescemos com uma ideia rígida do que significa “publicar um livro” na nossa cabeça, mas essa ideia é retrógrada e não corresponde mais à realidade. Você não precisa que uma editora note seu manuscrito, você não precisa passar por uma triagem, você não precisa de um milagre para vender.

Tudo o que você precisa é saber ler e escrever, ter acesso a um computador com internet e uma conta bancária para receber pelas vendas.

Vamos desmistificar o processo de publicar ebook.

1. Seu primeiro livro não precisa ser o legado de toda a sua vida

Muitos autores sentem medo de publicar o primeiro livro porque acham que essas páginas podem manchar sua reputação para toda a vida. O pobre do primeiro livro é submetido a uma pressão enorme, expectativas fora da realidade. Ele deve ser perfeito, sem defeitos.

Quando um escritor inexperiente coloca essa pressão em si mesmo, fica difícil tomar coragem para publicar qualquer coisa, né?

Entenda que o seu primeiro livro é só mais um livro. Ele pode ser o primeiro de muitos. Não há necessidade alguma de você escrever uma obra-prima logo de cara.

Em vez de pensar no que esse livro representará para toda a sua carreira profissional de escritor até o fim dos dias, que tal pensar no que esse livro pode fazer por si mesmo? Concentre-se em pensar no conteúdo ou enredo que esse livro deve conter, tenha expectativas realistas para um livro. Após delimitar o conteúdo, esforce-se para que esse conteúdo seja bem feito dentro das suas capacidades. E só.

2. Ser um autor independente é construir oportunidades

Existe certo ego que faz com que aspirantes a escritores desejem uma validação definitiva. É comum que busquem essa validação em editoras tradicionais, que podem conferir o selo de “livro que merece ser publicado”.

O que você precisa lembrar é que o seu livro não está “menos” publicado se ele for publicado digitalmente. Você pode lucrar com ele do mesmo jeito, você pode alcançar seus leitores do mesmo jeito. Você inclusive pode conseguir a validação das editoras e de concursos literários mesmo seguindo o caminho da autopublicação.

Autopublicar seu livro não vai tirar nenhuma oportunidade ou glória de você. Muito pelo contrário. Você pode dar andamento para um sonho que talvez estivesse estagnado. Todo o processo de autopublicação é rápido e pode ser muito simples. Basta correr atrás e quando você notar, já poderá ter publicado vários livros no tempo que levaria para publicar um livro pelo caminho tradicional.

3. Não existe um tamanho certo para um ebook

Outro bicho papão que vive para aterrorizar escritores é a suposta quantidade mínima de páginas que um livro exige. Na verdade, livros não exigem palavra nenhuma para além do título. Um livro pode ser composto integralmente de imagens. Um livro pode ter apenas frases curtas, com pouca conexão entre si. Um livro pode ser uma história em menos de mil palavras. E um livro pode ser uma história em um milhão de palavras.

Não há regras.

Faça o seu livro da maneira que preferir. Tudo bem se o seu livro for curto e direto ao ponto. Tudo bem se for um pouco mais comprido.

É muito melhor você se atentar a dois fatores:

1.       Se o seu livro consegue concluir o conteúdo que ele se propõe a apresentar. No caso de um livro de ficção, isso significa apresentar um arco narrativo com começo, meio e fim, ainda que exista brecha para uma continuação.

2.       Se o custo-benefício do seu livro está valendo a pena para você, autor. O problema de publicar um ebook gigantesco é que ebooks, em geral, são vendidos por preços baixos. Um preço de capa muito alto afasta leitores em potencial. Portanto, pode ser interessante dividir um livro longo em vários volumes ou uma série de livros para que você possa receber um retorno justo pelo seu trabalho em tempo hábil.

4. Um livro pode ser tão simples quanto uma publicação em um blog

Você já sabe que um livro pode ser curto. Entenda que um livro também pode ser simples. Não há nada de mirabolante em publicar ebook.

Por exemplo, você pode publicar um ebook com um tema que poderia facilmente ser um post em um blog. Você é apaixonado por um tempero específico e sabe fazer algumas receitas com ele? Pronto, você já tem um tema para um ebook. Você é capaz de criar um tutorial que será útil para as pessoas? Ótimo, pode publicar em ebook.

Você pensou em um conto, escreveu e não ficou muito comprido, nem nada demais? Tudo bem, você pode publicar.

É sério. Publicar é simples. Você pode publicar um livro hoje mesmo.

5. Você não precisa usar seu nome real para publicar

Você tem vergonha de mostrar os textos que escreve? Tem medo de ser criticado? Tem medo do conteúdo dos seus livros não ser compatível com sua linha de trabalho? Ou tem parentes que não aceitariam os livros que você escreve?

Para todos esses problemas (e mais outros) há uma solução muito simples: pseudônimos! Você não é obrigado a assinar seus livros com seu nome real. Você não precisa dar justificativa alguma. Apenas use um pseudônimo.

Há autores que usam pseudônimos porque querem criar um nome mais atraente para si mesmo. Há autores que usam pseudônimos porque querem escrever diferentes gêneros sem confundir os leitores. E há autores que usam pseudônimos porque, de fato, preferem ficar no anonimato.

Experimente. Você pode ter o nome que quiser.

6. Entenda que cada livro que você publica é um aprendizado

Existem tantas inseguranças e ideias engessadas que nos impedem de simplesmente dar o primeiro passo e publicar o bendito de um livro. O que mais deveríamos entender é que cada experiência que você se permite ter é um aprendizado. Você pode ser um autor publicado há anos e ainda aprender coisas novas a cada publicação.

Em especial, se aprende muito sendo um autor independente, porque significa muito mais do que ser apenas um escritor. Tudo o que você quiser para o seu livro, você que deve correr atrás de conseguir. Uma capa, uma revisão, uma campanha de marketing. Tudo isso depende de você. E se você cumpre essas tarefas, você cresce, aprende, se torna melhor em cada uma delas.

Talvez ao publicar o primeiro livro, você não capriche na capa. Talvez você não tenha dinheiro para investir em profissionais que ajudarão você a tornar o seu livro ainda melhor. E tudo bem.

Com o dinheiro do primeiro livro, talvez você possa investir mais no segundo ou no terceiro. Você pode aprender a escrever melhor, revisar melhor, divulgar melhor. Pode estabelecer mais contatos no mercado editorial. Pode conquistar mais leitores. E assim ir construindo passo a passo o seu legado.

Nada acontece da noite para o dia. Acredite nas etapas do processo. Vá aos poucos. Vai ficar tudo bem.

E aí? O que está esperando para publicar seu livro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *