Os 5 melhores aplicativos para escrever livros

Se você acompanha o blog da Bibliomundi, já sabe que escrever e publicar livro é uma questão de esforço, dedicação e concentração diária. Não tem inspiração mágica ou talento nato que dê conta de escrever um livro inteiro. Mas isso não significa que escrever um livro precisa ser uma missão impossível. Para facilitar sua vida, separamos os 5 melhores aplicativos para escrever livros!

Em geral, o objetivo desses aplicativos para escritores é auxiliar na organização das suas ideias, evitar distrações e oferecer recursos que facilitam a edição do texto em geral. Para os autores independentes que vivem da autopublicação de ebooks, ter um bom aplicativo para escrever livros em mãos é indispensável!

1.     yWriter – Aplicativo para escrever livros

O yWriter é um aplicativo para escrever livros incrível. Além de ser muito fácil de usar, o seu diferencial é a divisão automática do ebook em capítulos e cenas. Dessa forma, é possível organizar suas ideias muito melhor e aprimorar a fluência do enredo. Você pode, por exemplo, mudar a posição de capítulos e cenas como preferir. Basta arrastar e soltá-los como se fossem itens em uma lista.

Outro ponto positivo deste aplicativo deste aplicativo para escritores é o sistema de relatórios, que criam registros diários do seu progresso. O yWriter registra personagens e locais e também conta com um recurso de anotações incrível, que permite que você anexe imagens e comentários quando precisar.

O yWriter é um aplicativo para escrever livros gratuito, compatível com Windows XP (e acima), MacOS X e Linux.

2.     Evernote – Aplicativo de anotações

O Evernote, como o nome sugere, é voltado para as anotações que todo escritor precisa fazer na hora de escrever um ebook, sejam elas em texto, mensagens de voz, imagens e até mesmo páginas da Web. O melhor de tudo é que todas essas anotações são sincronizadas na sua conta Evernote, que você pode acessar em qualquer dispositivo.

Assim, sempre que a inspiração bater, você poderá anotar suas ideias de maneira prática e organizada. Com o Evernote não tem tempo ruim para escrever. Ao usar no navegador, há mais uma vantagem: o Evernote Web Clipper, um plugin que permite que você marque a URL de um site, marque uma imagem ou até mesmo inclua a página inteira em uma anotação.

Para deixar tudo mais organizado, o Evernote permite que você use tags nas suas anotações e as separe em “cadernos”, um sistema parecido com as pastas de computador e celular que conhecemos tão bem. São tantos recursos incríveis que a maioria dos usuários do Evernote não sabe como viveu tanto tempo sem este aplicativo para escrever.

O Evernote conta com diferentes opções de planos. A versão gratuita oferece 60 mb de armazenamento mensal. Este aplicativo para escrever livros é compatível com o Windows XP (e acima), Linux, Mac OS X, Android e navegador.

3.     ZenWriter – Aplicativo para escrever

O ZenWriter em muito se assemelha ao Word, o aplicativo para escrever mais popular que já existiu. A principal diferença, ou melhor, diferencial, é o preenchimento de tela do ZenWriter. Quando você abre este aplicativo para escrever livros, ele sobrepõe todos os outros programas. A tela inteirinha é preenchida por ele, você não vê nem a barra de tarefas.

E o propósito disso? Impedir que você se distraia com as redes sociais, joguinhos ou o que quer que seja que atrapalha a sua produtividade na escrita. Para melhorar, o ZenWriter conta também com uma biblioteca de sons e músicas relaxantes, para que você fique realmente “zen”.

O ZenWriter é um aplicativo para escrever livros pago, compatível com o Windows e, em breve, Android.

4.     Storybook – Aplicativo para escrever livros

O Storybook é um aplicativo para escrever livros que compartilha algumas características do yWriter. Em especial o seu foco na organização dos elementos do texto. Diferentemente do yWriter, o Storybook é organizado em fichas, que correspondem às personagens, cenários, cenas, tramas (principal e paralelas). Essas fichas podem ser acessadas a qualquer momento e visualizadas de formas diferentes de acordo com as suas necessidades.

O Storybook também gera relatórios que abordam as aparições das personagens, as vezes que um determinado cenário foi utilizado e por aí vai. Um recurso excelente para aquele autor que gosta de analisar o progresso do livro de maneira sistemática. Para completar, todos os dados do Storybook são salvos automaticamente. Então, você não corre o risco de perder cenas inteiras porque esqueceu de salvar. Ufa!

O Storybook é um aplicativo para escrever livros gratuito, com compatibilidade para Windows XP (e acima) e Linux.

5.     Scrivener – Aplicativo para escritores

O Scrivener é o aplicativo queridinho de muitos escritores, e não é à toa. Este aplicativo para escrever livros foi desenvolvido por escritores para ajudar você em cada etapa do processo criativo, desde a pesquisa e anotações até a escrita e a edição do ebook. Em outras palavras, é um aplicativo voltado tanto para o processamento de palavras quanto para o gerenciamento do projeto!

Uma palavra descreve o Scrivener: completo. Com ele, você tem acesso a cada parte do seu projeto de maneira simples e prática; pode verificar estatísticas sobre seu ebook, inclusive uma relação das palavras mais utilizadas, um recurso muito útil na hora de editar seu próprio ebook; e pode salvar o texto no formato que quiser, seja epub, docx, PDF ou outro.

O Scrivener é um aplicativo para escritores pago. É compatível com Windows 7 (e acima), MacOS e iOS.

E aí, autor? Já decidiu qual aplicativo para escrever livros você quer usar? Experimente e compartilhe a sua opinião nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *