Começar um texto citando Beyoncé em um blog sobre mercado editorial parece fora de tom, mas logo vocês vão entender que faz todo sentido.
O blog Bibliomundi tem como norte apresentar artigos originais sobre temas do universo de publicação de ebooks. Isso quer dizer que podemos falar sobre livros, criatividade, inovação, mercado editorial, autopublicação, tecnologia, escrita, literatura, acessibilidade, novas mídias e novas formas de conteúdo.
Sempre que dá, gostamos de fazer isso em formato de dicas práticas que escritores e editores poderão usar nos seus projetos ou dia-a-dia de trabalho. Isso porque, no final das contas, nosso core é trabalhar por um mercado mais independente, empreendedor, democrático e horizontal.
Mas onde entra Beyoncé nisso tudo?
Dia 08 de março é o Dia da Mulher, uma data que tem se reinventado e servido para promover as pautas das mulheres na sociedade, no mercado de trabalho, na política e na cultura.
O nome é feminismo, mas vamos chamar de mais igualdade, ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.
E tem coisa mais independente, empreendedora, democrática e horizontal do que isso?
Como Coordenadora de Marketing na Bibliomundi, supervisiono o blog e sabia que a data poderia ser um excelente gancho para um projeto que já estava nos planos. Para fazer companhia à nossa redatora, queríamos trazer mais convidadas para o blog e, com elas, mais experiências profissionais e novos horizontes.
Assim nasceu o #ElasOcupamBibliomundi, um mês em que nosso blog e mídias sociais serão pautados e comandados por convidadas especiais. Mulheres que trabalham, escrevem e entendem do que estão falando.
Profissionais de várias áreas que tomar conta dos canais da Bibliomundi para mostrar o que sabem, gerando conteúdo muito mais diversificado, cheio de inspirações e boas ideias para a audiência que nos acompanha.
No mercado editorial, as mulheres ainda são minoria nos cargos de gerenciamento. Ainda temos mais editores do que editoras, donos de livrarias do que donas de livrarias. Todo ano, o número de livros publicados por homens é muito maior do que aqueles escritos por mulheres. As listas dos mais vendidos segue na mesma desigualdade.
Vale dizer que mesmo na Bibliomundi ainda não conseguimos equiparar em tudo. Nossa plataforma de autopublicação independente tem mais ebooks lançados por homens do que por mulheres. Por que será? Imaginamos que seja o resquício cultural: homens foram ensinados a serem mais seguros e decididos, enquanto as mulheres receiam ter menos aceitação se forem mostrar para o mundo o que pensam e escrevem.
Mas os ventos estão mudando! Nos orgulhamos de dizer que entre os 5 autores mais vendidos e bem pagos da plataforma, 3 são mulheres. O livro mais rentável da história da Bibliomundi é de uma mulher! Escreva e venda como uma garota, não é mesmo Bella Prudêncio*?
Estamos chegando lá. Isso só foi possível porque outras antes de nós também pegaram o caminho.
Ao dar mais espaço para mulheres do mercado, queremos que elas também sirvam de exemplo para outras. Mais que isso, queremos que elas venham acompanhadas! À todas as convidadas que vão ocupar a Bibliomundi, propusemos que elas indicassem outras profissionais inspiradoras.
Assim #umapuxaaoutra e com a ajuda do time feminino que vai arrasar o quarteirão comandando esse blog, chegamos mais longe na diversidade, no know-how e nos negócios.
Por isso, meninas, vamos entrar em formação!
*Bella Prudêncio publicou 9 ebooks pela plataforma Bibliomundi e com eles teve mais de 40 mil downloads. “Sebastian” foi seu principal bestseller, sendo o livro mais rentável da história da Bibliomundi.