O segredo para ganhar dinheiro escrevendo revelado!

Quando escrevemos livros e os enviamos para autopublicação, é verdade que a nossa principal motivação quase sempre é o amor pela escrita. Infelizmente, só escrever por escrever não paga as contas no final do mês. E já que precisamos pagar as contas, por que não unir o útil ao agradável e ganhar dinheiro escrevendo não é mesmo?

Para alguns autores, escrever apenas como um hobby é mais do que o suficiente. Outros já acreditam que a melhor forma de se ganhar dinheiro é fazendo o que se ama, e nesse caso, nada melhor do que ter a escrita como fonte de renda.

Se você quer descobrir o segredo para ganhar dinheiro escrevendo, antes de mais nada, é necessário compreender como publicar ebooks pode gerar lucros. O método mais óbvio são os royalties em cima das vendas de ebook. Na Bibliomundi, você ganha 70% em cima das vendas e escolhe o preço de capa do seu ebook.

Ainda assim, os royalties sozinhos não são o suficiente para bancar um bom estilo de vida. Pelo menos não para a maioria dos autores. O lado positivo é: você não precisa depender apenas de royalties.

Existem meios de lucrar com base no conteúdo dos seus livros, criando produtos que vendem por si só e ajudam a impulsionar as vendas de ebooks. Esse é o verdadeiro segredo para ganhar dinheiro escrevendo.

Ganhando dinheiro com o conteúdo do seu ebook

Sem dúvidas, quando alguém pensa em se tornar um escritor de sucesso, a primeira ideia que vêm à cabeça são centenas de milhares de livros vendidos. Todo mês uma bela receita entrando na sua conta corrente.

Isso é possível, mas é um pouco mais complicado do que se imagina. Até mesmo se você pensar nos escritores mais ricos que existem, como J.K. Rowling, criadora da série Harry Potter, boa parte da fortuna é derivada de todo o merchandising da franquia, assim como os lucros das adaptações para cinema.

Harry Potter é muito mais do que uma série de livros best-seller. São filmes, fantasias, comidas, álbuns de figurinhas, bonecos, pôsters, itens colecionáveis, peças de teatro, mais filmes, mais livros e até mesmo um parque de diversões inteiro!

O segredo para ganhar dinheiro escrevendo revelado

Existem incontáveis fontes de receita diferentes para J.K. Rowling, e praticamente todas derivam de uma forma ou de outra do conteúdo de Harry Potter. A autora e sua equipe aproveitaram o interesse do público no mundo mágico dos livros e criou uma série de produtos diferentes que não só geram lucro por si só, como também impulsionam as vendas dos livros em si.

É claro que não dá para começar sua estratégia de vendas criando um parque temático do seu ebook, afinal, seria um investimento um pouco caro e a ideia agora é fazer dinheiro, não gastar. Mas podemos pensar um pouco mais baixo e traçar estratégias que funcionam de verdade para autores iniciantes.

A ideia é encontrar outras fontes de renda que, ao mesmo tempo, impulsionam a venda do seu produto principal: os ebooks. E a maneira de conseguir isso é prestando atenção no que você, o autor, e seu livro têm a oferecer para o público.

No caso de J.K. Rowling, boa parte do merchandising de Harry Potter é voltado para o mundo onde suas personagens vivem. Com os seus livros, J.K. Rowling plantou em uma geração inteira a vontade de receber uma carta de admissão para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Entre os produtos, encontramos os uniformes e itens temáticos das casas de Hogwarts, as guloseimas mágicas que os bruxos comem, livros didáticos utilizados pelas personagens (como Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Tempos) e, por fim, um parque temático que faz com que nós, reles trouxas, possamos mergulhar no mundo mágico de Harry Potter por um dia.

Pensando em temas um pouco mais pé no chão, você pode escrever um ebook que aborda o bullying, por exemplo, que é um tema que afeta profundamente a vida dos jovens na escola. Com isso, um livro de ficção fantástica voltado para o público infanto-juvenil pode ser usado como um material didático e você pode criar uma série de produtos relacionados, como:

  • Edições especiais do ebook com guias de estudo para professores
  • Merchandising didático voltado para escolas e cursos, como pôsters e panfletos
  • Palestras educativas, leituras com discussão e vídeos sobre o tema

Encontre o verdadeiro valor do seu livro

Como você pode observar, existem maneiras bem diferentes de se criar produtos baseados em livros. As possibilidades vão desde guias de estudo até parques temáticos, ou seja, são opções infinitas.

Mas como descobrir quais os produtos certos para o seu livro? Você deve encontrar o seu verdadeiro valor. Tente responder à pergunta: “por que as pessoas devem comprar o meu ebook?”. Não vale responder “porque é ótimo” ou “porque eu trabalhei duro para escrever”, afinal, nenhum leitor vai se convencer só com isso.

Em Harry Potter, definimos que a graça dos livros é a imersão em um mundo mágico. No seu livro, esse valor pode ser encontrado na temática, no jogo de palavras, no carisma das personagens, por aí vai.

Algumas opções que valem para todos são:

  • Merchandising do ebook (pôsters, camisetas, canecas, ilustrações)
  • Materiais exclusivos (capítulos extras, histórias curtas, poemas)
  • Aulas ou palestras sobre o tema do seu ebook ou sobre técnicas de escrita
  • Eventos especiais em que o autor interage com os leitores (entrevistas, leituras)
  • Crowdfunding (pré-venda de edições especiais com brindes inclusos)

Encontre o verdadeiro valor do seu ebook e, em seguida, trace uma estratégia com produtos centrados neste tema.

E aí, autor? Aprendeu o segredo para ganhar dinheiro escrevendo? Conte as suas experiências nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *