O que significa ser um autor independente?

Um escritor ainda amador está em frente a um mundo de possibilidades. Tornar-se autor é um momento decisivo, no qual você começa a traçar uma jornada única e individual. De um lado, há a publicação tradicional, por meio de editoras. Do outro, a autopublicação, lar dos autores independentes.

Existe uma série de motivos para escolher um caminho ou outro. Acredita-se que a publicação tradicional tenha mais credibilidade e impacto no público, mas, por outro lado, o autor tem menos voz sobre a sua obra, menos direitos, menos royalties.

A autopublicação, por sua vez, oferece toda a liberdade criativa do mundo ao autor. O viés é a responsabilidade adquirida. Você pode fazer tudo da maneira que preferir, mas se não fizer o que precisa ser feito, ninguém fará.

Cada vez mais escritores estão optando pela independência, por se autopublicar. Diferente do que se espera, o motivo mais comum não é a rejeição das editoras, mas uma escolha própria, tomada por quem quer trilhar um caminho moderno e promissor.

O que significa trilhar o caminho da autopublicação? Qual é o papel do autor independente? E onde você se encaixa nesse processo?

Essas são algumas das perguntas que buscamos responder no nosso artigo de hoje.

A jornada do “Autor Independente”

Imaginemos o Autor Independente como um ser, uma entidade. O chamaremos de “ele” por mero padrão da língua portuguesa, mas poderia ser qualquer pessoa, sem barreiras de gênero. É o Autor Independente no início de sua jornada.

Ele tem uma ideia. Um livro. Gosta de escrever, de se expressar. Tem algo para compartilhar com o mundo e dessa vez, não guardará mais para si. Ele se planeja. Escreve. Revisa. Edita. O livro está pronto.

Ele não quer perder tempo. Está pesquisando as diferentes maneiras pelas quais pode publicar um livro, e sabe que as editoras são um caminho incerto, que levaria tempo demais. A sua ideia tem maior valor na atualidade. A autopublicação permite que seu livro seja lançado em até 72 horas.

Ele pede a opinião de alguns amigos, confere que seu livro está bem escrito e pronto para o mundo. Contudo, não tem dinheiro para contratar um designer que faria sua capa. Ele opta por uma das capas disponíveis na nossa plataforma. O título do seu livro é um chamariz.

A princípio, as vendas são poucas, esporádicas. O mundo ainda não foi revolucionado pelo que tinha a dizer. Ainda assim, ele tem leitores.

O Autor Independente busca, então, maneiras de melhorar as vendas de seu livro. Ele sabe que algo está errado e, mais ainda, ele sabe que é capaz de mudar a situação. Ele começa a pensar como um empreendedor.

Ele encontra dicas, tanto as de nosso blog, como de outros autores independentes que trilharam seus próprios caminhos. Ele investe em uma imagem profissional, um site e faz marketing para seu livro.

Ele percebe, a seguir, que uma das peças mais importantes para se tornar um autor de sucesso está faltando: lançar mais livros. Ele enxerga a possibilidade de seguir, de fato, uma carreira.

Ainda investindo em marketing, imagem profissional e site, o Autor Independente começa a escrever seu segundo livro. Uma ideia que o inspira, mas que também é atrativa para o público que quer alcançar, o que inclui os leitores de seu primeiro ebook.

Os dados oferecidos pela nossa plataforma contribuem para que ele possa delimitar quem são essas pessoas e quais são seus interesses. Além de concluir e publicar o ebook, ele também faz uma pesquisa de mercado e constrói uma estratégia de marketing ainda mais sólida.

No final de seus dois livros digitais, estão links que redirecionam para uma página onde ele incentiva os leitores a se inscreverem em sua lista de emails. Assim, seu público sempre recebe notícias de seus próximos lançamentos.

O Autor Independente cria um blog, interage com o público em seu perfil, se comunica e estabelece parcerias com outros autores independentes. Além disso, oferece produtos complementares, que ajudam em sua renda. Workshops e leituras, por exemplo.

Ele continua escrevendo e, conforme lança mais e mais ebooks, a sua renda gerada por royalties é fortalecida. Ele vê oportunidades de crescimento ao investir integralmente em uma carreira de autor, mas precisa se organizar para isso.

Ele começa a cortar gastos e economizar o que recebe em seu emprego atual para caber na renda que recebe mensalmente por royalties e produtos complementares. Dessa forma, é possível imaginar como sua vida poderia ser nos primeiros meses.

Ele muda para um emprego de meio período e atua como redator freelancer, aproveitando a experiência que tem com a escrita. A sua produtividade com a escrita aumenta e ele pode investir mais tempo na carreira. Os lucros aumentam.

O Autor Independente investe cada vez mais na qualidade de seus livros. Há algum tempo, ele contratou um editor e um designer de confiança, os quais são responsáveis por fazer com que seu ebook alcance o máximo de qualidade.

Ele, agora, se considera um autor empreendedor de sucesso. Sua renda depende apenas de royalties e atividades relacionadas à escrita. Ele escreve cada vez mais livros que, por sua vez, ajudam os livros anteriores a vender mais.

Esse autor de sucesso, que a princípio não tinha a menor ideia do que estava fazendo, pode ser você.

Independente, mas não solitário

Muito bem, já cuidamos da imagem mental do que é um autor independente, mas e as questões técnicas? A realidade dos autores empreendedores e da responsabilidade envolvida na autopublicação assusta muitos escritores que só acreditam ter talento para uma única coisa: escrever.

Surge então a questão: qual o nível dessa independência? A “auto” publicação é integralmente autônoma? A resposta é não, ao menos, não precisa ser. O seu nível de independência depende muito da maneira que você escolhe gerir a sua carreira, mas a tendência é contar com cada vez mais colaboradores conforme o autor evolui.

É isso mesmo. O autor independente pode contar com diversas pessoas. Ele não é um “lobo solitário”. A autonomia desse autor refere-se muito mais a sua voz e autoridade. Ser independente significa poder tomar as suas próprias decisões sobre tudo em sua obra, inclusive se quer continuar vendendo-a e com quem você colaborará.

A sua carreira enquanto autor independente pertence somente a você. Os seus colaboradores são os profissionais que você escolheu. O seu conteúdo, capa, preço, sinopse e até mesmo onde e quando seu ebook será vendido, tudo é decidido por você. A palavra final é sua.

Os direitos autorais da sua obra também pertencem exclusivamente a você. E, provavelmente, os seus royalties serão no mínimo três vezes maiores do que em uma editora tradicional.

Como já mencionamos anteriormente, isso também significa, é claro, que você terá mais responsabilidades. O ponto que visamos expressar agora é que você não é obrigado a lidar com todas elas sozinho. De preferência, é melhor não fazer tudo sozinho.

A comunidade colaborativa de autores

  1. Não é necessário se desdobrar em mil e trabalhar sozinho. Mas com quem você pode contar? Existem muitas possibilidades diferentes, uma variedade de caminhos e parcerias que podem ser estabelecidas.

Em parte, serão relações profissionais que exigirem pagamento. No entanto, há também voluntários interessados que acreditam que é possível estabelecer uma relação de mútuo benefício com você.

Alguns serão amigos querendo ajudar por carinho e curiosidade. Outros serão autores que querem discutir suas obras e obter a opinião crítica de outros profissionais da área. Em retorno, eles também oferecerão opiniões sobre o que você escreve.

Para os escritores lobos solitários pode surgir a dúvida: “onde encontrar esses seres fantásticos dispostos a me ajudar de graça?”. Bem, para começo de conversa, não são nenhuma criatura de outro mundo. Podem ser encontrados aqui mesmo, na internet.

Busque fóruns, grupos no Facebook, eventos de autores ou até mesmo redes sociais específicas, como o Scribe ou o Wattpad. O mundo está cheio de pessoas com quem você pode colaborar. Vá em frente e estabeleça o primeiro contato. Com tentativa e erro, é possível estabelecer uma parceira genial.

Autor híbrido? Livros digitais e impressos

Antes de concluir, há mais uma questão a ser abordada: ser um autor independente significa virar as costas para as editoras para sempre? A resposta é simples: não. Significa apenas que você autopublicou pelo menos um livro, geralmente que ainda está a venda.

De resto, você faz o que quiser. E muitos autores querem investir na maior quantidade de canais de publicação possível, assim como diversas editoras se interessam pelo perfil empreendedor do autor independente e pelos leitores que ele já conquistou.

Ao investir na autopublicação, surge a oportunidade de ser reconhecido por grandes editoras que estarão dispostas a assinar um contrato com você e garantir que suas obras ganharão também obras físicas, além das digitais.

Não há limites para a carreira de um autor independente. O seu modelo de negócios, as ideias nas quais você investirá, tudo cabe a você.

Conclusão

O autor independente não é apenas “um” e não está só. Ser um autor independente significa autopublicar ao menos um livro, isto é, publicar sem o auxílio de uma editora tradicional, que pode aceitar ou rejeitar seus manuscritos.

Consequentemente, implica em assumir mais de uma tarefa, pois não haverá uma equipe pré-selecionada com a função de tornar o seu produto no mais rentável possível. Essa será a sua responsabilidade, e você poderá formar sua própria equipe.

Ser independente, autônomo ou o que seja não significa que você precisa fazer tudo sozinho, que não pode contar com ninguém. Mas sim que você é responsável por correr atrás, por fazer dar certo. Com ou sem ajuda dos outros.

Significa ter um mundo inteiro de possibilidades em mãos, mas que apenas podem ser realizadas através do seu próprio esforço. A sua história, qual autor independente você será, não pode ser escrita por mais ninguém.

E aí, autor? Já sabe quem é você no mundo da autopublicação?

1 comentário

  1. Débora Almeida de Souza

    Gosto muito das dicas tenho uma explosão de ideias, mais de cinco livros manuscritos entre poesias e dramas e por muitas vezes nem sei por onde começar ou ainda não conheço os caminhos . Obrigada estou muito satisfeita

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *