O que é um ebook?

Todos nós, escritores e leitores, sabemos muito bem o que é um livro, não é? Mas, para a maioria das pessoas, a primeira ideia que vem à cabeça é de um amontoado de folhas de papel com capa e um texto impresso dentro, que fala sobre um tema específico.

Se você acompanha as novas tecnologias para a autopublicação de livros, sabe que essa definição está desatualizada. Afinal, ela exclui todos os livros que não são impressos…

Então, surge à pergunta: e os ebooks? Você sabe o que é um ebook de verdade?

Para começo de conversa, o ebook é um livro digital. E quando pensamos em livro, pensamos em um texto, que pode ser de ficção ou não-ficção, geralmente maior do que um artigo e que costuma ser dividido em capítulos e conectado por algum tema central.

Mas todo livro que não foi impresso ou escrito em papel já pode ser considerado um ebook? A resposta é não.

O ebook é um texto (que se encaixa nas definições de um livro) apresentado em um formato que pode ser lido em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais de maneira totalmente adaptável. Dessa forma, a leitura deve ser simples aos olhos, com o estilo e tamanho da fonte se adaptando ao dispositivo utilizado e às preferências do leitor.

Em outras palavras, enquanto o seu livro não for convertido para o formato adequado, ele não pode ser considerado um ebook!

O que é um ebook e quais as suas vantagens?

Os ebooks não surgiram por acaso. Existem diversas vantagens exclusivas dos livros digitais, que justificam não só o desenvolvimento dos ebooks, mas também a sua popularidade.

Quando pensamos em autores independentes, uma das maiores vantagens dos ebooks é a facilidade para publicar livro. Quando um livro é impresso, o custo da impressão tem que ser coberto de alguma forma. Ou há um grande investimento inicial, ou cada cópia é impressa sob demanda, exclusivamente para um leitor específico.

Publicar ebooks é simples e barato. Não há custo de impressão. Por isso, você não precisa se preocupar com quantas pessoas vão comprar seu livro à princípio, muito menos com a quantidade de cópias que precisa produzir. É só escrever e publicar.

Essa simplicidade também torna os ebooks uma das melhores plataformas de autopublicação. Você não precisa esperar uma editora aprovar o lançamento do seu ebook ou o investimento em cópias impressas. Qualquer autor pode publicar livro quando quiser!

As vantagens dos ebooks não ajudam apenas os escritores, no entanto. Também há muitos benefícios na hora de ler um ebook. Para começo de conversa, como não há custo de impressão, os preços costumam ser mais em conta. Você pode comprar muito mais livros por menos!

Além disso, os ebooks não são arquivos pesados, de modo que você pode fazer o download rapidamente e guardar uma quantidade enorme de ebooks no seu celular sem problemas. E, é claro, como se trata de um arquivo digital, terá todos os livros à sua disposição sem precisar carregar peso. É uma excelente vantagem para quem precisa de livros para estudar e/ou trabalhar.

Os ebooks também são bastante interativos. Como mencionamos anteriormente, uma das características que definem o que é um ebook é a sua adaptabilidade para diferentes dispositivos. Dessa forma, o leitor pode mudar o tamanho da fonte se precisar e, dependendo do dispositivo, pode até mudar a cor do fundo.

Caso o leitor queira fazer anotações, marcar páginas e destacar trechos do livro, não precisa ter medo de danificá-lo. Os programas para ler ebooks oferecem suporte para anotações de maneira prática e bem demarcada. Pesquisar partes do texto ou ver a definição das palavras no dicionário também é super prático, basta usar a lupa ou selecionar a palavra desejada.

Para coroar, os ebooks também são ecologicamente corretos, afinal, não precisamos derrubar árvores para produzir o papel que será usado na impressão dos livros. Todo mundo ganha!

Como publicar ebook no formato adequado?

O formato mais utilizado para ebooks, que é compatível com praticamente todos os dispositivos eletrônicos, é o ePub. Se você nunca ouviu falar neste formato de texto e já está entrando em desespero pensando que vai precisar estudar informática para editar seu ebook, fique tranquilo!

Publicar ebook com o formato ePub na Bibliomundi é muito simples. Basta você se cadastrar ou fazer login em nosso site e, em seguida, clicar em “Ebooks” e “Cadastrar Ebook”.

Duas opções surgirão na tela: “Possuo ePub” e “Não possuo ePub”. Caso o seu livro já esteja editado no formato ePub, clique na primeira opção e siga normalmente. Se o seu livro não está no formato ePub, clique em “Não possuo ePub” e aparecerá um breve vídeo tutorial mostrando todo o processo:

Em resumo, basta preencher as informações do seu livro e, então, copiar e colar o seu texto no nosso editor de ebooks!

E aí, autor? Está esperando o que para publicar seu ebook?

4 Comentários

  1. Ana Velloso

    Boa tarde,
    Tenho um livro impresso com 220 páginas. Eles digitado em word. Preciso de fazer algumas atualizações. Apos isso, eu consigo produzir um e-book? E as fotos?
    Aguardo orientacao.
    Grata, Ana Velloso.

    Responder
    1. Redação

      Olá Anna, sim! Se você tiver os direitos autorais do seu livro para publicação em ebook, você pode publicá-lo gratuitamente através da plataforma Bibliomundi, copiando e colando cada capítulo via word. E sim, é possível incluir fotos. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=b2zl8zclbgE

      Responder
  2. Evandro

    Olá. Na verdade, tenho algumas dúvidas: 1) O ebook aceita apenas texto ou também permite figuras ilustrativas?; 2) O autor do texto passa a ter um domínio de espaço para publicação de seus ebook’s? Se positivo, isso é caro?; 3) O autor pode ter lucro com a publicação de seu e-book? Como funciona essa monetização?; 4) Como eu precisaria adaptar o e-book no formato ePub, como eu saberia a quantidade de folhas necessárias escritas em Word? E qual a fonte aconselhável a ser utilizada na escrita?; 5) Um conto ou crônica pode ser publicado como ebook?; 6) O autor tem como preservar seus direitos autorais a partir da publicação do ebook?. Desde já agradeço se puderem responder.

    Responder
    1. Redação

      Olá Evandro, tudo bem? Ebooks aceitam imagens também. Nossa plataforma de autopublicação permite que você publique seu livro digital, mantenha todo controle sobre ele, inclusive sobre as vendas, distribuição, divulgação e royalties, mantendo seus direitos autorais e recebendo pelas vendas. Para mais questões, confira nosso FAQ: https://bibliomundi.com/faq

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *