O que é autopublicação de livros e como publicar?

A autopublicação está conquistando milhares de escritores todos os anos, e tornando-se cada vez uma tendência no mundo dos livros… mas, o que é exatamente a autopublicação?

Se você é um escritor pesquisando como tornar-se um autor independente e publicar um livro, pode agradecer mais uma vez a tecnologia, que além de nos agraciar com computadores e tablets no lugar de máquinas de escrever, também nos permite publicar livros pela internet de forma simples e ágil.

A autopublicação tornou-se um termo familiar para escritores e autores de todo o mundo. Ser um escritor na era digital significa que você tem mais opções sobre como se tornar um autor independente, tendo controle criativo total sobre seu livro.

Antes, os escritores não tinham muitas opções fora da publicação tradicional se quisessem escrever um livro. O maior problema da publicação tradicional é que ela é insanamente competitiva, e há muitos obstáculos a serem enfrentados para ter a chance de ter seu livro aceito por uma editora tradicional.

Para você que é iniciante, existem alguns pontos principais que você precisa saber sobre a publicação de livros por conta própria e como começar.

Autopublicação é o ato de publicação de mídia criativa, como autor, sem o uso de uma editora.

E em termos de autopublicação de um livro, o autor escreve e completa todo o processo de publicação, como editar, projetar e formatar o livro, sem a ajuda de uma editora tradicional. Em suma, como autor autopublicado, você supervisionará todo o processo de escrita e produção do livro, do início ao fim, e com total propriedade dos direitos do seu livro.

Um autor que publica um livro por conta própria normalmente tem controle criativo completo, taxas mais altas de royalties do livro e total autonomia sobre o processo de publicação. Para isso, é usada uma plataforma de autopublicação online, como a Bibliomundi.

Mas, esse meio ainda é muito recente. No passado e ainda hoje, as editoras tradicionais compram certos direitos do autor para publicar a obra.  Isso tirou o poder do contador de histórias, uma vez que as editoras tradicionais atuavam como “porteiros”, decidindo quais livros seriam amplamente compartilhados e quais não seriam. Com a revolução digital e, como acontece com muitos aspectos da nossa sociedade, a internet revolucionou muitos setores, incluindo o editorial.

Aqui estão as três fases da história da autopublicação:

  1. Essa fase começou na década de 1990, quando os ebooks começaram a ser vendidos online. Durante esse período, surgiram as tecnologias de editoração eletrônica e impressão sob demanda
  2. Nos anos 2000, com o surgimento de dispositivos portáteis como leitores de ebooks e smartphones mudaram a forma como as pessoas leem livros
  3. A indústria caminha para esta terceira onda, caracterizada pela venda direta do autor ao leitor, a autopublicação

Hoje, os escritores podem usar tecnologia poderosa e a internet para publicar um livro e compartilhar suas histórias com um público global. Os editores tradicionais não controlam mais a narrativa do contador de histórias. O único que decide quando escrever e publicar uma história é o próprio autor.

Publicação tradicional x autopublicação

Na publicação tradicional, primeiro você precisa conseguir um agente, o que pode ser um processo muito competitivo e demorado, sem garantias. Depois de ter um agente, você precisa encontrar uma editora para aceitar seu manuscrito, o que também é um processo muito competitivo e demorado. Em seguida, a editora oferecerá a você um contrato que basicamente compra os direitos do seu livro. A editora cuidará do processo de publicação desde a edição, formatação e design. Você ganha royalties com base em quantos livros são vendidos.

Já na autopublicação, é mais ou menos assim: você escreve um livro, você tem o livro editado, formatado e projetado. Então, você tem uma impressora ou plataforma de publicação, como a Bibliomundi, que publica seu livro, enquanto você comercializa o livro e faz a manutenção do livro, e se preocupa apenas em divulgá-lo. Com a autopublicacao, voce tem muito mais liberdade criativa em todo o processo de publicar seus livros.

Quando você escolhe ser um autor independente, isso pode ser recompensador por vários motivos. Aqui, não há ninguém no seu caminho para publicar seu livro. A única pessoa que pode impedi-lo de compartilhar seu livro com o mundo é VOCÊ!

Você tem a palavra final sobre como deseja que seu livro seja editado, formatado e projetado. Além do mais, autores que publicam por conta própria podem colocar seu livro no mercado mais rapidamente do que o processo de publicação tradicional. 

Como publicar um livro de forma independente?

A autopublicação pode ser um processo demorado, que exige tempo e esforço, mas ainda é muito mais rápido do que a rota de publicação tradicional.

Aqui estão as etapas básicas de como publicar um livro por conta própria:

  • Escreva um livro
  • Escolha um título para ele
  • Procure pela plataforma da Bibliomundi clicando aqui
  • Formate e publique seu livro na plataforma
  • Planeje e lance sua campanha de marketing de livros
  • Continue a promover, comercializar e distribuir seu livro.

E você notará que muitas das etapas envolvidas podem ser adaptadas à sua situação específica. Por exemplo, você pode contratar um designer de capa de livro ou, com as ferramentas e habilidades certas, pode fazer o seu próprio. É importante mergulhar profundamente em cada etapa quando você está trabalhando no processo de autopublicação.

A Bibliomundi é uma plataforma de autopublicação que ajuda os autores a publicarem livros por conta própria por meio do uso da tecnologia, que auxilia autores e escritores no uso, na edição e na navegação em todo o processo de publicação.

Se você deseja escrever um livro de ficção, um romance ou criar um livro infantil, você não precisa passar pela epopeia da publicação tradicional para se tornar um autor.

A autopublicação é a melhor escolha para todos os escritores que desejam construir um nome, e realizar sonhos.

E aí, você está pronto para autopublicar seu livro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *