Novos mercados de ebooks para editoras

Quando o assunto é a venda de ebooks, sempre surge o boato de que é um mercado em decadência. Essa informação é baseada em pesquisas tendenciosas. A verdade é que os ebooks representam um mercado em expansão, com tendências inovadoras que fogem ao padrão conhecido pelas editoras tradicionais.

O mito da decadência do mercado de ebooks surge da dificuldade em calcular estatísticas em cima das vendas independentes: existem livros digitais sem ISBN, os preços de capa são mais acessíveis e nem todos os canais de venda de ebooks são contabilizados em relatórios do mercado editorial tradicional.  O fato é que a adaptabilidade do digital é o trunfo para o sucesso, e as editoras podem aproveitar essas tendências também. Afinal, trata-se de uma indústria milionária.

Preços realistas atraem leitores de ebooks

O principal ponto de desencontro entre as editoras tradicionais e os leitores de ebooks são os preços de capa. De fato, livros impressos e ebooks têm custos diferentes, que levam a uma discrepância no preço entre os dois tipos de mídia.

Para os leitores, uma das principais vantagens do ebook é justamente o preço mais em conta, mas muitas editoras negligenciam as intenções do consumidor e colocam preços que não condizem à realidade do mercado.

Os autores independentes, por outro lado, estão cada vez mais atentos às tendências do mercado de livros digitais, e sabem como escolher preços de capa para ebook acessíveis, que atraem os leitores. Como resultado, as vendas saem das editoras tradicionais e vão parar direto nas mãos dos autores independentes.

A dica é: experimente novas estratégias na escolha de preços-de-capa para ebooks, utilizando os valores estimados do mercado e lançando promoções que contribuem para a criação de um público fixo.

Gêneros literários: invista em nichos

Outro ponto forte dos autores independentes é a autopublicação de livros que atendem a nichos específicos, que são negligenciados pelas editoras tradicionais. Comumente, as grandes editoras investem apenas em “negócios seguros”, isto é, autores renomados, franquias e séries famosas. Enquanto isso, determinados públicos sofrem com a carência de títulos que fujam da mesmice.

A liberdade criativa do autor independente, que muitas vezes o leva a publicar livro nada convencional, atua também como uma vantagem mercadológica. Intencionalmente ou não, ao sair de tendências padronizadas e escrever histórias surpreendentes, esses autores encontram os leitores ideais, que não têm a oportunidade de ler os livros que os interessam através das editoras tradicionais.

Alguns gêneros que estão em alta no mercado de ebooks são os livros de ficção científica, histórias de amor e livros de fantasia. A suposição é que esses gêneros vieram como uma resposta à tendência anterior para livros com cenários contemporâneos, que já se esgotou para os leitores.

A dica é: invista em autores independentes e histórias que fogem da caixinha, esses títulos podem encontrar seu lar em um nicho cheio de oportunidades de vendas.

A relação com consumidor faz a diferença

A experiência do leitor está se transformando. Cada vez mais existem oportunidades de interação direta entre escritor e leitor, e essa interatividade pode ser uma vantagem.

O contato direto com o leitor apresenta uma oportunidade de se elevar acima da concorrência ao oferecer produtos exclusivos e construir uma relação de confiança com os fãs. Enquanto o mercado de ebooks, em geral, pede preços baixos, ao disponibilizar esse tipo de diferencial, é possível cobrar mais caro com base em qualidade e exclusividade.

A dica é: não perca essa oportunidade, invista em autores com grande potencial e ajude a criar uma plataforma que os conecta aos leitores de forma direta. Por exemplo, com o mecanismo de mensagens diretas do Facebook ou o chat em websites, ferramentas que são muito úteis inclusive na hora de desenvolver a relação entre a editora e o consumidor.

Desafios no marketing para ebooks

Nem todas as tendências vêm para facilitar sua vida. Com a grande expansão dos investimentos em marketing digital, principal meio de divulgação para ebooks, a concorrência aumentou e, com ela, os custos. Está mais caro anunciar ebooks no Facebook e no Google.

Da mesma forma, o email marketing para escritores e editoras também apresenta dificuldades. Com o aumento do fluxo de emails, os leitores estão abrindo cada vez menos mensagens, reduzindo o retorno do investimento.

A dica é: investir mais na qualidade, em vez da quantidade de anúncios. Sim, o mercado está mais competitivo, mas isso não significa que você deve abandonar a divulgação como um todo. Inclusive, o email marketing continua sendo o canal digital com maior retorno. A solução é produzir emails e anúncios personalizados, que engajam o consumidor. Para isso, é recomendado contratar uma agência de marketing digital com bons resultados no nicho.

Assinaturas digitais estão em alta

Estamos vivendo na era da Netflix e do Spotify. O público quer conteúdo digital barato e de fácil acesso e, para isso, nada melhor do que uma boa assinatura. Essa lógica já está tomando conta do mercado de ebooks, e os leitores mais ávidos estão acompanhando as tendências.

Já existem algumas opções de serviços de assinatura digital para ebooks, como a biblioteca digital Livroh, a Árvore de Livros e o Ubook. o que torna esse mercado mais competitivo, mas a tendência é que a quantidade de leitores também aumente.

A dica é: procure oferecer os títulos da sua editora em um serviço de assinatura digital. Outra opção é criar sua própria plataforma. Vale mencionar que a Bibliomundi é a única distribuidora digital que atende esses serviços e, com a gente, a remuneração das editoras é maior. Não se esqueça que leitores procuram catálogos vastos por preços baixos, então não adianta oferecer uma assinatura sem ter conteúdo suficiente.

Ofereça livros em versão audiobook

Uma tendência surpreendente é o aumento das vendas de audiobooks, que estão deixando uma marca significativa no mercado editorial. Trata-se do formato com crescimento mais rápido no mercado, com um aumento de 30 a 40% nas vendas.

Uma grande vantagem desse formato é a sua acessibilidade, que permite que os livros sejam consumidos por pessoas com deficiência visual, entre outras dificuldades que os afastam da leitura.

O audiobook atende públicos variados em situações variadas, o que o torna um excelente complemento, que não substitui os ebooks, mas atende públicos que antes eram inacessíveis.

A dica é: não negligencie essa tendência, invista em versões no modelo audiobook para os livros de maior sucesso em seu catálogo. Pode não ser o mais barato dos investimentos, mas o retorno é promissor.

Resumo das tendências do mercado de ebooks em 2018

A moral da história é simples: livros continuarão sendo vendidos, e o protagonista no mundo dos ebooks é o autor independente. Agarre-se a este fato. Os leitores de ebooks buscam preços baixos e livros de nicho, que não são encontrados facilmente nos catálogos tradicionais.

O desafio do ano é encontrar soluções de marketing digital com bom custo-benefício, superando a competitividade do mercado e criando uma conexão direta com os consumidores.

Para concluir, podemos observar a ascensão dos audiobooks e dos serviços de assinatura digital para ebooks, ambas áreas que não devem ser negligenciadas.

Fique sempre atento a essas tendências e faça da sua editora um case de sucesso! Alguma dúvida? Entre em contato com a Bibliomundi e podemos ajudar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *