Narração: o que é e quais são seus elementos?

Todo mundo tem uma história para contar. E o ato de narrar nada mais é do que contar histórias. É organizar informações, personagens e enredos. Porém, não basta ter uma boa história para contar, é necessário saber como contá-la.

Para que faça sentido, toda história possui alguns elementos básicos, sendo cada um deles muito importantes para sua construção. Conhecê-los te dará mais estrutura e segurança na hora de criar a narrativa.

Se você é um autor independente e deseja dominar a narração, saiba que, alcançando esse objetivo, seu leitor ficará imerso em sua escrita e não conseguirá se desgrudar da sua história.

A narração é um texto que relata uma história, seja ela fictícia ou não

E possui personagens como protagonistas e coadjuvantes, narrados em espaços e tempos específicos. Sua estrutura geralmente divide-se em introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.

A introdução é onde as principais características do contexto são apresentadas, como as personagens ou o período de tempo. No desenvolvimento, ocorre a sucessão de acontecimentos. No clímax, ocorrem os eventos mais emocionantes, geralmente onde algo importante é revelado. Já o desfecho é onde ocorrem os eventos de conclusão.

Agora vamos aos elementos da narrativa! Neles temos o narrador, o enredo, os personagens, o tempo e o espaço.

O narrador é quem assume o papel de narrar, relatar ou contar uma história, ele representa a voz do texto, e pode ser classificado como:

  • Narrador Personagem: faz parte da história contada, narração feita na 1ª pessoa do singular (eu) ou do plural (nós);
  • Narrador Observador: não faz parte da história, narração feita na 3ª pessoa do singular (ele) ou do plural (eles);
  • Narrador Onisciente: sabe de todos os detalhes da narração, presente, passado e futuro, sabe tudo sobre os personagens, inclusive seus pensamentos e ideias, narração geralmente feita na 3ª pessoa ou na 1ª pessoa.

O enredo é o tema ou o assunto da história, que pode ser contada de maneira linear, seguindo as ocorrências das ações, ou não.

Os personagens são as pessoas presentes na história. Quando é um personagem muito importante é chamado de principal ou protagonista. Os que não são principais, sem grande destaque, são chamados de secundários ou coadjuvantes.

O tempo da narração pode ser cronológico, quando segue uma ordem dos acontecimentos, ou psicológico, que não segue a ordem dos fatos. O tempo é muito importante, pois determina o período em que o enredo se passa.

Já o espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. É importante acrescentar que, o tempo e o espaço, juntos, representam o contexto da história, sendo elementos importantes para a sua compreensão. 

A maneira como o narrador introduz a voz dos personagens é chamada de discurso. É através dele que conhecemos suas opiniões, ideias e sentimentos. A combinação dos tipos de discurso é que dará o tom da narrativa. Existem três tipos de discurso, que podem se misturar dentro de uma mesma história, e eles são:

  • Discurso indireto: o narrador interfere na fala do personagem, fazendo com que ela se confunda dentro da narrativa, não é demarcada dentro do texto e é escrita em 3ª pessoa;
  • Discurso direto: a transição para a fala dos personagens é direta, bem definida, separada do texto do narrador, marcada pela quebra de linha e uso do travessão ou aspas;
  • Discurso indireto livre: a fala do personagem e o discurso do narrador se confundem, como se o texto de um estivesse inserido no outro, e as falas podem ser demarcadas ou não.

Entender os tipos narrativos é essencial para treinar a sua escrita

Para entendermos melhor sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em:

  • Crônica: narrativa informal que tem como tema o cotidiano, pode se utilizar de ironia e, às vezes, do sarcasmo. Não se passa em um período de tempo tão longo, geralmente é um tempo curto de minutos ou de horas;
  • Conto: narrativa curta que gira em torno de um acontecimento, possui menos personagens, apenas um núcleo e se passa em um tempo reduzido, relatando situações da vida real ou da ficção;
  • Fábula: narrativa que transmite lições morais e possui características em extensão e narrativa semelhantes às do conto;
  • Romance: narrativa longa que envolve várias tramas, apresentando vários acontecimentos ao longo da trama, com diversos personagens e detalhes;
  • Novela: narrativa longa que se desenvolve em torno de um personagem principal, também conta com vários personagens e um enredo longo, mas não tão longo quanto o romance. Os fatos acontecem em uma sequência temporal bem marcada.

Se você deseja escrever bem, procure dominar os modos narrativos. A técnica literária existe para amplificar seu talento, por isso, é com estudo e dedicação que você verá os resultados nas suas habilidades.

Quando nos arriscamos na escrita, principalmente no ramo da autopublicação de livros, costumamos nos sentir inseguros e duvidar de nossas capacidades. Mas, não caia nessa armadilha! Treine bastante, estude, e verá que quanto mais clara a sua história estiver para você, mais clara ela será para o seu leitor.

Não tenha vergonha ou medo de enfrentar os desafios! Pense no seu plano de escrita a longo prazo, escreva de tudo, sempre que quiser, e leia de tudo também, afinal, um bom escritor também deve ser um bom leitor.

Agora que você já conhece os elementos e a estrutura de um texto narrativo, chegou a hora de começar a construir a sua própria narrativa! Venha se desbravar como autor independente, venha publicar seu livro com a Bibliomundi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *