Se você acompanha o nosso blog, já sabe a importância de uma boa estratégia de divulgação para otimizar as vendas do seu ebook. Agora vamos ensinar a você como elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo que vai impulsionar sua marca.
O que é e por que você precisa do marketing de conteúdo
No mundo dos livros, sejam digitais ou não, o nome do autor é uma marca. É o selo de qualidade que atrai leitores já fiéis e os faz comprar seus produtos: os livros. E, quando o assunto é autopublicação, o escritor se desdobra em mil para cumprir o papel de um empreendedor gerindo seu negócio.
É aí que surge a necessidade de elaborar uma estratégia de marketing. A função do escritor não é mais apenas escrever seus livros. Ele, agora, também precisa aprender a vendê-los, e o caminho para isso é a propaganda.
No entanto, com os avanços tecnológicos, não foi só o mercado editorial que mudou, mas também a maneira de divulgar produtos. Antigamente, fazer propaganda significava enviar uma mensagem apelativa que pedia ao público para comprar um produto. Hoje em dia, foram desenvolvidos métodos mais sutis, que visam conquistar os clientes em potencial primeiro.
O marketing de conteúdo trata-se de um modelo que atrai novos consumidores ao oferecer informações originais e relevantes, que demonstram o conhecimento especializado do criador dos conteúdos e, por isso, contribuem na construção de uma relação de confiança entre a marca e o público.
Em outras palavras, em vez de dizer “compre meu livro!” para qualquer pessoa que ver pela frente, o autor deve criar conteúdos interessantes para seu público alvo e publicá-lo em um blog e compartilhá-lo nas redes sociais.
Dessa forma, o leitor em potencial, ao buscar esse conteúdo na internet, encontrará o autor independente, e a partir daí poderá se inscrever em suas páginas, boletins de notícia, entre outros. Após confiar no autor, ele poderá enfim comprar e recomendar seus livros.
Esse modelo de marketing é utilizado por uma quantidade esmagadora de empresas hoje em dia, e oferece resultados incríveis. Trata-se de saber exatamente quem é seu público e guiar ele até sua marca sem parecer inconveniente.
Para os escritores, outra vantagem desse modelo é a familiaridade que já temos com a criação de conteúdo. Afinal, vivemos de fazer textos.
Elaborando uma estratégia
Muito bem, o marketing de conteúdo é um bom caminho, mas como botá-lo em prática? Por onde começar? Que tipos de conteúdo é preciso produzir? Vamos encontrar a resposta para cada uma dessas perguntas passo a passo.
Crie um site com blog
Um bom começo para sua estratégia de marketing de conteúdo é ter seu próprio site, onde você poderá publicar artigos. Dependendo do tipo de ebook que você escreve, os temas abordados nas publicações podem ser muito diferentes.
Se você é um autor de não ficção, por exemplo, essa é uma excelente oportunidade para compartilhar o seu conhecimento. Conteúdos informativos, que guiam o leitor de alguma forma, são muito úteis e populares.
Os autores de ficção, por sua vez, podem ter mais dificuldade para encontrar um assunto adequado para abordar. Ainda assim, existem muitas possibilidades. Você pode compartilhar as curiosidades que descobriu enquanto pesquisava para escrever seu livro, falar sobre a sua vida de escritor e até mesmo compartilhar algumas ideias e trechos de livros.
Se você ainda está com dúvidas, uma boa ideia pode ser observar as ações de marketing de outros autores independentes que escrevem ebooks do mesmo gênero que você. Inspire-se e tente adequá-las à sua realidade. É possível que o que funcione para eles também funcione para você.
Compartilhe tudo nas redes sociais
O próximo passo é criar uma página no Facebook e perfis em outras redes sociais, desde as mais populares, como o Twitter e o Instagram, a outras mais específicas para o seu nicho, caso conveniente.
No marketing de conteúdo, as redes sociais são o caminho para compartilhar os conteúdos que você produziu e trazer mais visibilidade para a sua marca. Além dos seus textos no blog, você também pode fazer postagens novas, que contribuam para a sua imagem pública.
É importante ter em mente também o conceito de karma social. Isto é, uma mentalidade colaborativa, na qual se acredita que coisas boas virão se você contribuir para a comunidade. Na prática, significa que você deve colaborar com outros autores, recomendar textos de outros blogs, etc.
Seja sincero e ofereça sempre conteúdos da maior qualidade para o seu público, mesmo que não tenham sido escritos por você. Isso contribuirá também para que você tenha uma reputação mais pura, e não de uma pessoa que só sabe se autopromover.
Além disso, também é interessante utilizar as redes sociais para mostrar o seu lado mais humano. Você pode compartilhar as suas inspirações, fotos de acontecimentos marcantes no seu dia, pensamentos instigantes e, ocasionalmente, citações dos seus livros e outras propagandas do seu trabalho.
Explore os outros sentidos com vídeos e imagens
As comunicações visuais são processadas 60.000 vezes mais rápido pelo cérebro do que textos escritos e podem conseguir até 94% mais engajamento. Isso significa que toda vez que você opta por publicações com apenas texto, você perde público.
Não nos entenda mal. Os conteúdos visuais não substituem um bom e velho texto, onde é possível expressar ideias complexas de maneira detalhada. No entanto, as pessoas nem sempre estão interessadas em ler textos longos. Isso é um fato.
Para atrair a atenção do público e conquistar engajamento, o caminho é uma estratégia de marketing de conteúdo completa, e isso inclui comunicações visuais variadas.
Pense em um livro sem capa, por exemplo. Por mais que digamos “não julgue um livro pela capa”, o provável é que ele seja abandonado no catálogo, sem conquistar leitor algum. A imagem atua como uma isca, uma maneira simples e rápida de expressar uma ideia, que não exige esforço algum do observador.
Quanto ao tipo de conteúdo visual que você pode utilizar, já oferecemos algumas ideias no tópico anterior: você pode compartilhar inspirações e fotos do seu dia. Além disso, pode otimizar conteúdos utilizando imagens. Sempre inclua imagens nos seus artigos, por exemplo.
No que se trata de vídeos, também há uma ampla gama de opções. Você pode produzir vlogs, entrevistas, ler trechos do livro, compartilhar outros Youtubers e até mesmo desenvolver seu próprio Book Trailer. O importante é correr atrás!
Eventos digitais e seminários ao vivo
Ainda nos meios interativos, se você já conquistou um público engajado ou está a procura de meios de aumentar ainda mais o engajamento, eventos digitais ao vivo podem ser uma excelente alternativa.
Essas opções são particularmente úteis para autores de não ficção ou autores empreendedores que oferecem conselhos para outros escritores. Ou seja, são recursos funcionais quando você tem informações práticas para oferecer.
Por outro lado, se você é um autor de ficção que interage com os leitores e já possui fãs, essa pode ser uma oportunidade para tirar dúvidas e matar as curiosidades do seu público fiel. Uma boa estratégia seria uma sessão de perguntas e respostas, por exemplo.
Whitepaper ou ebook promocional
Outro conteúdo interessante são os whitepapers ou ebooks promocionais gratuitos. Trata-se de um modelo de conteúdo maior do que um artigo e geralmente menor do que um ebook pago, mas que oferece informações ou textos interessantes para seu público.
Em geral, os whitepapers ficam disponíveis no próprio site do autor e são divulgados nas redes sociais. Para fazer o download, o leitor deve se inscrever na sua lista de email, o que permite que você execute uma estratégia de email marketing e divulgue notícias sobre o seu trabalho para os inscritos.
Ao optar por um ebook, por sua vez, você pode oferecer um conteúdo que atua como amostra do que você tem a oferecer. Uma maneira de incentivar aquele leitor a comprar seus ebooks pagos ou com preços mais elevados.
Cada um desses recursos atua como parte de um conjunto muito maior, que é a estratégia completa de marketing de conteúdo. Entendemos que executar tudo isso não é tão simples. Por isso, comece aos poucos, dentro do seu próprio tempo, e integre mais e mais conteúdos diversificados conforme possível.
O seu investimento hoje levará às vendas de amanhã.
E aí, autor? Já preparou a sua estratégia?