A magia das palavras-chave

Quando o assunto é marketing de conteúdo para ebooks, não podemos deixar de mencionar as palavras-chave ou keywords, como são chamadas em inglês.

Elas são nada mais, nada menos do que os termos de busca que os usuários digitam quando precisam encontrar algo na internet. Toda a organização das ferramentas de busca é feita com base nisso.

Quando um usuário digita sua pesquisa, a ferramenta de busca, que pode ser o Google, por exemplo, procurará todos os conteúdos disponíveis que contêm aqueles termos e organizará os resultados por ordem de relevância.

Dessa forma, ao compreender quem é o seu público e saber exatamente o que ele procura, palavra por palavra, você pode oferecer o conteúdo que eles precisam de maneira relevante, aumentando suas chances de ser encontrado.

Como funcionam as palavras-chave

Existe toda um conjunto de técnicas voltadas especialmente para o uso de palavras-chave. É o chamado SEO (Search Engine Optimization, Otimização para Ferramentas de Busca).

Trata-se da otimização dos conteúdos escritos de um site, com grande investimento em produção de textos, para que sua marca apareça na primeira página dos resultados de busca feita pelos usuários que se interessam pelo seu produto.

Para fazer isso, o primeiro passo é pesquisar quais as palavras-chave mais pesquisadas no seu nicho. A seguir, deve-se criar conteúdos interessantes que contenham essas palavras-chave. As ferramentas de busca analisarão sua página e site e, então, classificarão os resultados.

Quanto mais relevante o seu site parecer aos olhos das ferramentas de busca, melhor será sua posição nos resultados. Essa relevância é classificada com base na qualidade do conteúdo, presença da palavra-chave e também autoridade do domínio.

A autoridade, por sua vez, é medida por quantas visitas ele recebe, quantos conteúdos interconectados ele produz sobre o assunto pesquisado, quantos outros sites o recomendaram, entre outros fatores.

É possível que você esteja se perguntando: “e eu com isso?”. Bem, eis a questão: as lojas de ebooks são organizadas da mesma forma. Ou seja, as palavras presentes no título, subtítulo, categoria e tags do seu livro digital são levadas em consideração toda vez que um usuário pesquisa por um ebook.

Logo, quanto mais condizente o título ou afins do seu ebook for com os termos pesquisados pelo seu público-alvo, maior a probabilidade do seu produto ser, de fato, visualizado e comprado.

O mesmo vale para toda a sua estratégia de marketing de conteúdo. Caso você tenha um site, blog, vlog ou produza anúncios, é sempre uma boa ideia considerar quais palavras serão utilizadas para que o conteúdo ganhe mais visibilidade.

Como escolher palavras-chave para o seu livro

Escolher palavras-chave para utilizar em um ebook é um exercício de autoconhecimento, pesquisa e criatividade. Trata-se mais de encontrar os termos certos do que de fazer uma escolha, de fato.

Um bom começo para essa tarefa é o brainstorming. Isto é, pense e anote diversas palavras e frases que têm a ver com o seu ebook. Pense em elementos importantes, como o tema, a categoria, características importantes dos protagonistas, enredo ou conteúdo, por aí vai.

Tente pensar como seus leitores. Quanto mais as palavras estiverem em sintonia com o que o seu público deseja e procura, melhor. Mas não se preocupe demais agora, o brainstorming é apenas o passo inicial. A seguir, vêm os testes.

Um teste simples consiste em digitar uma palavra ou frase em alguma ferramenta de busca, que pode ser inclusive a caixa de busca de alguma livraria digital, e observar as sugestões que aparecem automaticamente antes de concluir a busca.

O que você está vendo são palavras-chave organizadas por ordem de relevância. Ou seja, as primeiras sugestões são os termos mais pesquisados que contêm a palavra que você digitou.

Para fazer um bom teste de palavras-chave, é recomendável utilizar um aplicativo ou site especializado, como o Ubersuggest. Nele, ao pesquisar uma palavra ou frase, você terá centenas de opções diferentes de palavras-chave.

Se você estiver disposto em investir em uma ferramenta paga, pode até mesmo conseguir dados como a quantidade de pessoas e perfil do público que pesquisa cada palavra-chave. Dessa forma, você pode investir nas palavras com mais alcance e que atraem exatamente o tipo de pessoa que se interessaria pelo seu produto.

É importante levar em consideração o quão específicas são as palavras-chave testadas. Palavras-chave muito gerais, como “ficção científica”, por exemplo, costumam ter maior alcance.

No entanto, isso também significa que o seu produto ficará perdido entre milhares de outros que também utilizam essa mesma palavra-chave. Vale a pena tentar encontrar um meio-termo. Ou seja, algo específico o suficiente para descrever seu produto com precisão e atrair o público correto.

Título, subtítulo e metatags

A essa altura, você já tem em mãos uma seleção de palavras-chave relevantes. Agora, onde encaixá-las? As suas três opções principais são: título, subtítulo e metatags.

Ao escrever não ficção, é muito mais fácil encaixar as palavras-chave no título. Isso acontece porque, quando o conteúdo é informativo, o título pode atuar como uma descrição literal do produto. Em outras palavras, é bom que seu livro tenha um título autoexplicativo.

Portanto, assim como o usuário pode procurar um artigo com a palavra-chave “como manter a casa organizada”, o leitor pode procurar por um ebook da mesma forma. O título será o primeiro sinalizador de que aquele livro é o produto que o consumidor precisa.

Quando não é possível utilizar o título, há ainda o subtítulo. Muitos livros utilizam a seguinte estrutura: TÍTULO (APELATIVO), SUBTÍTULO (AUTOEXPLICATIVO). Assim, você pode persuadir o leitor em potencial com uma chamada interessante e confirmar que o ebook trata do assunto desejado ao mesmo tempo.

Por fim, quando não é possível incluir as palavras-chave em nenhum dos dois, existem as metatags. Isto é, tags invisíveis que você atribui ao seu ebook a fim de otimizá-lo para as buscas sem afetar a estética do título.

Para incluir as tags, basta ir para a 6ª etapa do cadastramento de ebooks na nossa plataforma, conforme exibido na imagem abaixo.

A magia das palavras-chave

Lembre-se também de categorizar o seu livro adequadamente, utilizando os códigos BISAC e CDD, presentes na 5ª etapa do cadastramento. Esses códigos permitem que você selecione categorias e subcategorias para o seu ebook com base nos temas abordados e gênero do texto.

Com elas, é possível definir o seu ebook de maneira bastante específica e contribuir com a precisão das buscas, tornando mais fácil que os seus leitores em potencial encontrem o produto.

Às vezes, entretanto, as opções de categorias não são específicas o suficiente. Vamos supor que o livro em questão seja sobre a criação de galinhas, por exemplo. O código BISAC seria “TECNOLOGIA E ENGENHARIA / AGRICULTURA / AGRONOMIA / PECUÁRIA”.

A magia das palavras-chave

Para especificar o tipo de pecuária abordada pelo ebook, o autor deveria recorrer às tags. Algumas sugestões seriam: “criação de galinhas”, “galinhas”, “aves” e por aí vai. Basta seguir para a próxima etapa, incluir essas tags e pronto!

A magia das palavras-chave

Alternativamente, você pode considerar incluir diversas palavras-chave populares entre seus leitores em potencial que tenham alguma relação com seu ebook. Por exemplo, se você escreveu um livro de ficção erótica, pode ser uma boa ideia incluir a tag “50 Tons de Cinza”, relacionando o seu ebook com o best-seller erótico.

E aí, autor? Já sabe quais palavras-chave você vai incluir no seu ebook hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *