Loja de ebook é tudo igual?

Não! Existem diferentes modelos de lojas, livrarias e bibliotecas. E assim como você procura entender seu público-alvo na hora de pensar a divulgação dos seus livros, é preciso conhecer e trabalhar os diferentes canais de venda à disposição.

I: a distribuição

A Bibliomundi é a única distribuidora 100% brasileira a atender mais de 50 lojas e apps de leitura de ebooks em todo o mundo. Além de trabalhar com os canais tradicionais como Amazon, Kobo, Google e Apple Books, temos em nosso rol Ubook, Aya Books, Odilo, 24symbols e mais. 

Em 2021, trouxemos novidades exclusivas, como a parceria com a Skeelo: somos a primeira distribuidora a fechar com o app de leitura que tem mais de 100 milhões de usuários no Brasil!

Ao optar pela distribuição da Bibliomundi, você vai entregar seus títulos para dezenas de lojas. 

Mas qual a diferença entre esses canais? Como aproveitar cada um deles e aumentar as vendas e o faturamento?

II: os modelos

  • Modelo loja (em varejo)

São livrarias digitais que vendem ebooks de maneira convencional. Enviamos os títulos, eles disponibilizam na loja, os leitores entram e compram. Logo em seguida o arquivo é disponibilizado para download, podendo ser lido no celular, tablet, computador…

Nesse modelo, o autor ou a editora definem o valor de capa. Diariamente, nosso sistema integra junto às lojas o catálogo com todas as informações e metadados atualizadas. Quando uma venda é realizada, a loja retém o valor da sua parte e repassa o restante para gente. Deste repasse, são descontados impostos e a comissão da Bibliomundi, o total líquido é do responsável pela publicação (editora ou autor). 

Sem custos de armazenamento, impressão e logística!

Esse é o modelo ideal para pensar campanhas, lançamentos, promoções e ações com descontos.

  • Modelo Assinatura & Pool

Lojas ou aplicativos que disponibilizam serviço de assinatura streaming de livros digitais para leitores, com acesso a milhares de títulos. Este modelo pode remunerar a partir do cálculo de títulos/páginas lidas sobre o preço de capa. Quanto mais um livro é selecionado pelo leitor e lido, mais ele é rentável para quem publicou e disponibilizou para esses canais.

Outra forma de remuneração deste modelo é a partir do faturamento bruto do aplicativo de leitura e proporcionalidade: uma parte da renda do app é separada para repasses de direitos autorais. O pagamento é feito com base no proporcional de downloads ou leituras. O preço de capa é ignorado, logo até livros gratuitos podem ser remunerados nesses canais. 

Com esses canais, o ideal é pensar parcerias, estímulos para livros em fundo de catálogo, lançamentos de nichos, campanhas sazonais, entre outros.

  • Modelo Biblioteca

Bibliotecas de livros digitais compram licenças de arquivos das obras para poderem “emprestar” os títulos aos usuários. Assim como bibliotecas convencionais de livros impressos, há uma limitação ao número de empréstimos simultâneos. O pagamento é calculado sobre o preço de capa, baseado no período em que a obra estará disponível na coleção da biblioteca. 

Canais que trabalham nesse modelo atendem o setor de educação (privado ou governamental) e corporativo.

Aqui é fundamental ter um relacionamento com a sua distribuidora. A Bibliomundi está sempre em contato com esses canais para entender os segmentos e formas de curadoria de cada um. Assim podemos destacar e sugerir títulos do nosso catálogo com mais precisão.

Para conhecer nossa plataforma e começar a vender seus ebooks em toda nossa rede de distribuição ✔️ com as taxas e prazos de recebimento mais competitivos do mercado  ✔️ entre em contato.

6 Comentários

  1. Samuel Queiroz cavalcante

    Olá. No momento possuir livros em formato de E-books mas até o atual momento um investimento inútil.
    Esta é questão de achar inútil.
    Agradeço.
    Samuel

    Responder
    1. Redação

      Olá Samuel, esperamos que sua visão sobre ebooks mude. O mercado de livros digitais teve um crescimento de 36% só no ano passado.

      Responder

  2. Já tentei colocar a venda meu ebook com vocês, parece que algo deu errado, quero colocar de novo a venda pelo bibliomundi.
    Meu livro “Um novo olhar para o idoso” verificar pra mim e me retornem sem falta.
    fotoscloseup@gmail.com
    Tel Cel 15997383131

    Responder
  3. Jorge Gomes da Mota

    Boa noite!

    Obrigado pelo contato,
    Estou concluindo o segundo livro de uma coleção. Tenho interesse em publicar aqui, mas não tenho habilidades para formatar o livro, fazer capa e operar o sistema.
    Sou grato pelas informações,

    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *