Livros digitais para mandar bem no ENEM

O ENEM 2018 está chegando e ainda dá tempo de dar aquela última estudada para mandar bem na prova e passar para uma universidade incrível. Trata-se apenas da prova mais importante que você já fez até agora, mas calma, tem jeito. O ENEM, assim como toda prova, todo processo seletivo, tem suas dicas, e os livros digitais podem ser o que você precisa.

Para ajudar você a mandar bem no ENEM, separamos algumas dicas e uma recomendação de ebook para tirar nota 1000 na redação. É um livro acessível, que cabe no seu bolso e no tempo que resta para se preparar para a prova.

Preparo para mandar bem no ENEM 2018

No entanto, antes de falar sobre qualquer conteúdo, é essencial que você tire um tempo para se preparar psicologicamente para a prova. O ENEM é famoso por ser uma prova desgastante, que dura dois longos domingos. Além disso, a correção da prova se baseia em um esquema “anti-chute”, o TRI (Teoria de Resposta Ao Item), que reduz a nota do candidato quando o “chute” é detectado. Manter a calma e controlar o tempo é fundamental.

Lembre-se de dormir bem antes da prova, não coma alimentos pesados, nem consuma bebida alcoólica na véspera. Chegue cedo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Mesmo 1 minuto de atraso fará com que você perca a prova. Leve uma garrafa d’água sem rótulo e um lanche energético. Respire fundo e confie no seu estudo. Você está preparado.

Para evitar o chute, faça primeiro as questões que você consegue responder com facilidade. Isto é, se você ficar empacado em uma questão, não perca tempo e pule para outra. Dessa maneira, você consegue se manter na média de 1 pergunta respondida a cada 3 minutos, o adequado para terminar a prova a tempo. “Chute” apenas em última ocasião, quando não houver mesmo mais tempo para tentar responder.

Estudando para mandar bem no ENEM 2018

Se você quer mandar bem no ENEM 2018, é uma boa ideia fortalecer os conteúdos que você domina, mas sem se esquecer jamais das matérias que você tem dificuldade. Nesta reta final, o melhor caminho pode ser se concentrar nos seus pontos fracos e se preparar bastante para a redação, que tem grande peso na pontuação final.

O plano de estudo mais clássico para o ENEM, assim como para qualquer outra prova, é fazer um simulado utilizando questões de edições anteriores. É interessante cronometrar o tempo gasto no simulado para garantir que durante a prova você tenha um controle natural. Ao concluir o simulado, veja quais questões errou e estude seu conteúdo até dominá-lo.

Recomendamos recomendamos a leitura de ebooks especializados nessas matérias para fazer essa revisão. São opções mais em conta, às vezes até gratuitas, e que oferecem toda a qualidade que você precisa para mandar bem no ENEM 2018.

Como mandar bem na redação do ENEM 2018

Para a redação, temos uma indicação especial. O ebook Aprenda em até 24 horas e garanta mais de 800 pontos na redação do Enem. O livro, escrito pelo professor Aguinaldo da Silva Maza, conta com técnicas exclusivas para fazer uma redação incrível seguindo o modelo ENEM, além de tirar as dúvidas mais comuns sobre a língua portuguesa e preparar o candidato para os possíveis temas.

Você sabia, por exemplo, que toda redação do ENEM deve apresentar uma solução para um problema? Este ebook explica como é necessário enxergar o tema da redação como um “problema”, de modo que você possa argumentar uma solução para ele. Sem essa solução, a redação não é considerada satisfatória e você pode perder pontos.

É fundamental conhecer também a estrutura tradicional das redações, dividida em um parágrafo de introdução, cerca de três parágrafos de desenvolvimento e, por fim, uma conclusão (onde a “solução do problema” deve estar presente de maneira nítida).

Erros gramaticais também tiram pontos. Por isso, tome cuidado com os porquês. A primeira informação que você precisa saber é que na pergunta, o “por que” é separado. Na resposta (afirmação) o “porque” é junto.

Quanto à acentuação, o “por quê” separado e com acento acontece no final de uma pergunta. Por exemplo, “você se atrasou por quê?”. Já o “porquê” junto e com acento é um substantivo, e geralmente pode ser substituído pela palavra “motivo”: “Se ela agiu assim, teve um porquê.”, “Se ela agiu assim, teve um motivo”.

Outro fator importante, que nem todos levam em consideração ao se preparar para o ENEM, é conhecer os assuntos da atualidade. Quase sempre o tema da redação é algo que já vem sendo debatido na mídia. Por isso, é recomendável ler as notícias e formar uma opinião própria, com argumentos sólidos. Até mesmo filmes e séries podem ser úteis para essa formação cultural.

Para saber mais, leia o ebook Aprenda em até 24 horas e garanta mais de 800 pontos na redação do Enem. O livro está disponível na Play Store do Google, e a leitura pode ser realizada em celulares, tablets, leitores de ebook e computadores, como você preferir.

E aí, leitor? Está se sentindo preparado para o ENEM? Deixe aqui sua sugestão do tema da redação 2018.

2 Comentários

    1. Redação

      Muito bom saber disso, Sophia. Esperamos logo ver seu livro publicado pela Bibliomundi.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *