Livro digital ou impresso? Como escolher a publicação certa para mim?

Quando os ebooks surgiram como um formato estabelecido, as editoras e principalmente os saudosistas tremeram na base, com medo do que isso poderia significar para os livros impressos. Logo depois, no entanto, o que vieram foram os boatos de que o mercado de ebooks estava em decadência, de que a nova moda não tinha colado. Um falso boato.

Como explicamos no artigo Novos mercados de ebooks para editoras, os livros digitais representam um mercado em expansão, cujas vendas estão fora da curva. As pesquisas que apontam para o seu fracasso baseiam-se em padrões tradicionais de venda e publicação. Nesse quesito, de fato, as vendas dos livros impressos seguem invictas. Isso significa também que os ebooks não apresentam ameaça alguma para os livros impressos, para a felicidade dos saudosistas.

Agora, se os ebooks estão crescendo cada vez mais e os livros impressos, apesar da crise no setor editorial, seguem firmes e fortes… onde está a disputa entre os formatos? Não era para o ebook acabar com o livro impresso ou vice-versa? Está nítido que a resposta é não. Os ebooks e os livros impressos podem e devem coexistir.

É normal ver as qualidades de cada formato listadas umas contras as outras, a fim de decidir qual o melhor. O ebook é mais prático e econômico, o livro impresso traz uma experiência clássica. No fim, trava-se uma batalha de preferências em vez de olhar para a resposta mais óbvia: ambos são bons. E de maneiras diferentes, pode-se dizer até complementares.

É preciso escolher um ou outro?

Para o leitor, decidir entre ebook ou livro impresso é uma questão de quanto dinheiro ele tem disponível, se olhar para a tela do celular irrita seus olhos, se ele tem espaço em casa para guardar o impresso, se ele vai precisar carregar o livro em uma bolsa pesada. Preferências e necessidades pessoais.

Agora, quando falamos de autores e editoras, a pergunta toma outras dimensões. Publicar ebook ou livro impresso? Qual a melhor opção? Às vezes é necessário escolher um só, afinal, os recursos são limitados em tempos de crise. Contudo, cada vez mais recomendamos que você pense “por que não os dois?”.

Sendo necessária a escolha, é preciso reconhecer as vantagens do livro digital para o autor independente. Eles são virtualmente gratuitos, a porcentagem em royalties é alta, a distribuição é ampla e a formatação é simples. O processo é mais rápido, mais barato e muito, muito menos complicado do que a publicação de um livro impresso.

Além de ser uma boa porta de entrada para autores independentes, a publicação de ebooks também é uma ótima opção quando o assunto são livros já disponíveis no formato impresso. Quase sempre, a conversão do formato impresso para o digital dará certo, e o livro alcançará um público maior. É vantajoso para os autores e também para as editoras.

Optar pela versão impressa pode ser um pouco mais complicado. Adicione à receita do bolo os ingredientes: custo de impressão, formatação página por página, frete e distribuição para lojas e livrarias (será que você conseguirá expor o livro nas prateleiras?), entre outros. Se a autopublicação de ebooks pode ser feita por uma pessoa só sem grandes problemas, os livros impressos tendem a exigir um batalhão.

Por esse exato motivo, quando falamos de livros impressos, pensamos em editoras. Elas têm todos os recursos necessários para produzir, imprimir e distribuir livros impressos. E, quando pensamos em editoras, não podemos nos esquecer que essa modalidade de publicação, em geral, exige que seu livro seja aprovado primeiro. Querer não é sempre poder.

Mas calma. Existem opções. Primeiramente, é possível que seu livro seja aprovado. Em especial se você é um autor independente com vendas significativas no meio digital, uma editora pode notar seu trabalho e decidir publicá-lo. Você também pode se inscrever em concursos literários cujo prêmio é a publicação do seu livro.

E, como alternativa, você pode optar pelo modelo de impressão sob demanda ou por crowdfunding para autores. Em outras palavras, em vez de imprimir para depois tentar vender, você venderá primeiro para imprimir depois. Existem caminhos.

Para as editoras, recomendamos a conversão de catálogo. Todos os livros impressos merecem uma versão ebook. E, quanto ao movimento contrário, considerando que custa caro produzir uma versão impressa, é uma questão de observar as vendas de cada ebook e decidir quais títulos merecem o investimento.

Para os autores, é inteligente analisar todas as suas opções. Tem editoras em contato com você? Quais as suas possibilidades de publicação no momento? Publicar ebook é sempre viável. E, caso suas vendas estejam indo bem, não só você terá uma vantagem nas negociações com editoras, como também uma garantia de que valerá a pena investir em métodos alternativos de publicação impressa.

Como escolher a publicação certa para mim?

Muito bem, ambos os formatos têm suas características específicas e, sem dúvidas, a melhor maneira de alcançar o maior número de leitores possível é apostando em diferentes formatos. Contudo, sabemos que isso nem sempre é possível.

Então, quando é preciso escolher apenas um: livro impresso ou livro digital, qual é a melhor opção? Essa resposta depende inteiramente de quem é o autor, como é seu livro e quem são seus leitores.

Para ajudar você a encontrar sua resposta, vamos reformular a pergunta. Ou melhor, vamos compartimentalizá-la:

1.      Qual formato apresenta melhor o seu conteúdo?

Sabemos que o ebook é mais econômico, mais prático, mais rápido do que o livro impresso. Isso significa que, para boa parte dos autores independentes, apostar no digital é a melhor solução. Contudo, cada formato de mídia tem características diferentes e, às vezes, precisamos ir além do que é prático e econômico.

Pergunte a si mesmo: o meu livro precisa ser impresso?

A resposta costuma ser sim quando o valor estético do seu livro sobrepõe o do conteúdo escrito em si. Por exemplo, quando o livro é um item de colecionador. Quando o livro é feito para ser um presente. Quando o livro aposta fortemente em ilustrações de página inteira, e a própria diagramação do livro se torna parte do conteúdo.

É importante considerar o que é um ebook, enquanto formato de mídia. O livro digital, em geral, se adapta totalmente ao dispositivo no qual o leitor está lendo e às preferências pessoais do leitor. Ou seja, o leitor costuma poder mudar o tamanho e o estilo da fonte, a cor da página e por aí vai. Isso significa que o autor não poderá tomar certas decisões estéticas sobre o ebook.

Da mesma forma, o leitor provavelmente lerá o ebook em um dispositivo com tela pequena. Isso significa que imagens pequenas podem ser visualizadas sem problemas, mas imagens grandes e ricas em detalhes talvez não sejam a melhor opção para um ebook.

Caso o atrativo principal do seu livro seja o texto escrito em si (podendo conter imagens pequenas), o ebook é provavelmente a melhor opção para você. Afinal, é o formato com menos riscos, que permite que você lucre mais em royalties, distribua seu livro globalmente sem custos de transporte e entregue o conteúdo para o público em tempo recorde.

E quando publicar ebook é a única opção?

O ebook também tem suas características únicas. Uma delas é a possibilidade de interatividade. Você pode incluir links no seu ebook e basicamente transformá-lo em um conteúdo multimídia. Se você deseja explorar o aspecto tecnológico na sua publicação, o ebook é o caminho.

2.      Quem são seus leitores e onde você os encontra?

O público é um fator fundamental em qualquer negócio. Quando pensamos em vender livros, jamais podemos esquecer do público consumidor: os leitores. Toda decisão comercial deve considerar quem é seu consumidor, quais são seus hábitos, quais suas preferências, como alcançar esse consumidor.

Se o seu livro foi escrito visando leitores na terceira idade, é preciso considerar a possibilidade de que eles não se sintam a vontade com dispositivos eletrônicos. Neste caso, pode ser que o livro impresso seja a melhor opção.

Contudo, só as preferências pessoais dos leitores não devem ser o único fator decisivo. É preciso considerar como e onde você venderá seu livro para esse leitor. Nessa hora, você deve ser realista.

Distribuir um livro impresso não é tarefa simples. Para começo de conversa, não basta imprimir seu livro e esperar que toda livraria aceite colocá-lo a venda. É preciso negociar. E ainda que você consiga distribuir seu livro em livrarias e lojas digitais, como garantir que ele chamará a atenção dos leitores?

Relatos de autores independentes indicam que, muitas vezes, as vendas de livros indie impressos em lojas digitais são inferiores às vendas de ebooks (fonte: smallbluedog.com).

Isso possivelmente ocorre porque ebooks são mais baratos e práticos, o que incentiva os leitores a darem uma chance para novos autores. Livros impressos, por sua vez, tendem a ser mais caros, o que leva os leitores a preferirem investir em autores conhecidos e títulos bem recomendados pelo público geral.

Para muitos autores independentes, o melhor método para vender livros impressos é a interação cara a cara. Feiras literárias, palestras, eventos, clubes do livro, às vezes até mesmo em situações casuais. Nesses contextos, o livro impresso pode funcionar como um cartão de visitas. Você se apresenta a um leitor em potencial e mostra o seu livro para ele, sua oportunidade de vender seu peixe está ali, completa.

Caso você não tenha a possibilidade de investir em uma campanha de divulgação ao vivo (e/ou não tenha uma editora disposta a embarcar nessa jornada com você), optar por um livro impresso pode não ser a decisão mais realista.

Mesmo optando por publicar livro com impressão sob demanda, ainda existem gastos. Para começo de conversa, você precisaria contratar um capista e um diagramador. Afinal, o “modelo” do livro precisa estar pronto para que ele possa ser impresso. É importante considerar o retorno antes de fazer esse investimento.

Portanto, se você não tem planos concretos para a divulgação e distribuição do seu livro e não tem como arcar com os gastos iniciais da impressão, não é hora de publicar livro impresso.

Publicando ebook na Bibliomundi, você pode distribuir seu livro digital em todo o mundo dentro de 72h após o registro do ebook. Nós arcamos com o registro ISBN e a criação da ficha catalográfica, além de oferecer proteções antipirataria. Você tem total liberdade criativa e controle sobre a precificação e regiões de distribuição, além de contar com 70% em royalties sobre as vendas.

E aí, autor? O que falta para você publicar seu livro?

4 Comentários

  1. Wanderley Silva maciel

    Tenho um livro de poesias para publicar. Para mim e cheio de beleza coisa de pai para filho. Mas estou em dúvida quanto a autopublicacao.

    Responder
    1. Redação

      Olá Wanderley, a autopublicação é uma opção excelente para você publicar seus livros de poesias. É a forma mais rápida e acessível de ver seu livro publicado e disponível para leitores. https://bibliomundi.com/autores

      Responder
  2. Marcelo Alves

    Boa matéria. Só faltou falar das vantagens das telas tipo “e-ink” de dispositivos como o Kindle, que não irritam os olhos como as telas de PC, tablet ou celular.

    Responder
  3. Felinto Fábio

    Vantagens e desvantagens do livro digital em relação ao livro comum

    A principal vantagem de aderirmos a prática do uso do livro digital é a questão da diminuição do desmatamento para extração de celulose, matéria-prima na produção dos livros de papel. Sabemos bem que os livros nem sempre vem sendo utilizados e cuidados devidamente para que possam ser repassados para outros sem que haja a necessidade de fabricar outros livros. Com isto, os livros tornam-se um peso a mais para os estudantes que tendem a maltratar o material e possivelmente descartá-lo mais tarde. Neste sentido, a indústria não para de produzir mais e mais livros e isto implica em extração da matéria-prima na natureza. Daí destacamos a prática do uso dos livros digitais que por sua vez reduzem ao máximo a utilização de material extraído da natureza, sem falar que não pesará tanto na sua mochila, onde que se você carregasse consigo cinco livros que seria bastante pesado, um kindle pode carrega um acervo completo de livros digitais sem te causar a menor dor muscular com relação ao peso de carregar toda uma biblioteca consigo. Com estes tipos de leitores digitais você pode, reduzir o brilho para ler seu livro a noite sem prejudicar a visar, aumentar caso assim queira, excluir e adicionar novos livros e dentre outras vantagens de se ter um aparelho deste. A principal desvantagem do livro digital é a questão de se possuir internet para baixar seus acervos, e possuir um desses leitores que custam em média trezentos, quatrocentos reais. Bom, tendo isto, você terá um enorme acervo de diversos livros ou até mesmo revistas dos mais variados gostos que dispuser.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *