Histórias de Natal: escreva a sua

De comédias românticas como o filme Simplesmente Amor (2003) até clássicos da literatura como Um Conto de Natal de Charles Dickens, esta tradicional data comemorativa está fortemente presente no nosso imaginário, saindo da vida real e entrando na ficção.

Para alguns, trata-se de um momento para aproveitar com a família. Para outros, é um momento de reflexão espiritual. E, é claro, também há quem simplesmente não goste do feriado. De qualquer forma, quando o Natal se aproxima, a cidade entra no famoso “espírito natalino”, decorações surgem, comerciais com jingles temáticos começam a tocar. Na TV ou no celular, muitas pessoas procuram conteúdos temáticos de Natal até como forma de criar novas tradições.

Então, por que não escrever uma história de Natal você mesmo, autor? Entre no espírito natalino e pense no que você pode oferecer aos seus leitores nesta época do ano tão única.

Um livro temático de Natal pode pertencer aos mais diferentes gêneros, seguir os mais diferentes estilos. Pode se tratar de um livro infantil, pode ser um livro com brincadeiras para toda a família. Pode ainda ser um livro young adult, que aproveita o cenário mágico do fim de ano para começar uma fantástica história de amor… ou quem sabe você pode escrever suspense, drama?

Você pode tecer críticas sociais em seu livro. Ou até mesmo abandonar a ficção por completo e escrever um livro informativo sobre a história do Natal como conhecemos hoje, desde seus primórdios como uma festa pagã. São inúmeras possibilidades.

Como escolher minha história de Natal?

Pense, antes de mais nada, no que você sente em relação à data. O que ela representa para você? O que você pensa quando chega o Natal? Tem algo que você gosta? Algo que você não gosta? Você deseja criticar ou elogiar? Ou apenas se sente bem quando pensa em um cenário todo iluminado com pequenas luzinhas cintilantes?

Em seguida, é interessante pensar no seu público-alvo. Você já tem livros disponíveis para venda ou leitura gratuita online? Ou vai publicar ebook pela primeira vez?

Caso você já tenha publicado livros anteriormente, é mais provável que tenha leitores interessados no seu trabalho. Uma ideia é oferecer um conteúdo especial, feito para quem já conhece suas personagens. Por exemplo, você pode publicar uma pequena história temática relacionada a um livro seu, como se fosse um capítulo especial. É uma ótima oportunidade para agradar seus leitores cativos e também praticar a escrita de maneira mais leve, sem venturar em um enredo complexo.

Essa tática é muito utilizada por grandes estúdios de animação, como a Disney e a Pixar, que lançam vários curtas com histórias leves e divertidas sobre suas personagens de sucesso, e funciona perfeitamente com livros também. A ideia é permitir que os leitores matem a saudade das personagens favoritas sem comprometer a história que você já construiu. Muitas vezes funciona melhor do que uma continuação propriamente dita.

Para os escritores iniciantes, sem experiência prévia com autopublicação, essa história de Natal pode ser sua obra de estreia. Se você tem dificuldade para concluir grandes livros, já pensou em experimentar escrever um conto? Às vezes, devemos começar com passos menores para ganhar velocidade gradualmente. Concluir um livro pela primeira vez é um processo encorajador, e quem sabe essa estreia não impulsionará sua carreira?

Quando Charles Dickens escreveu Um Conto de Natal, ele estava passando por problemas financeiros e recebendo ameaças de corte no seu pagamento. O livro foi concluído rapidamente, em apenas seis semanas. Não foi a primeira história de Natal que Dickens escreveu, contudo, foi a de maior sucesso.

O que a diferencia das outras, provavelmente, foram os intensos sentimentos que Dickens depositou nessa obra. O que poderia ser apenas uma historinha temática, em uma época em que as decorações de Natal estavam em alta, se tornou uma forte crítica social, que visava fazer com que os leitores sentissem empatia com pessoas em situação de extrema pobreza e praticassem a caridade.

Se você não se interessa em explorar os sentimentos clássicos do Natal, como amor e benevolência, pode explorar uma direção diferente. Muitas pessoas enxergam as comemorações de fim de ano como um evento hipócrita, onde todos fingem se dar bem. Sendo este o seu caso, por que não botar lenha na fogueira? Escreva um livro no qual as máscaras de uma família hipócrita caem durante a ceia de Natal. Ou até mesmo escreva um livro de suspense e mistério: alguém morre na ceia de Natal. Quem o matou? Todos os suspeitos estão presentes.

O importante é você se expressar e aproveitar esta época do ano para se conectar com leitores que pensam como você, que querem ler livros escritos por alguém como você. E, acredite, esses leitores existem aos montes. Basta encontrá-los.

E aí, autor? Está esperando o quê para escrever a sua história de Natal?

3 Comentários

    1. Redação

      Olá Artemise, qual página você não consegue abrir? Também não realizamos nenhum concurso de natal.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *