Exercício de escrita: descreva uma personagem

Para muitos autores, descrever uma personagem pode ser um momento delicado no processo de escrever e publicar ebook. É preciso encontrar um bom equilíbrio para não sobrecarregar o texto.

Às vezes, se você não oferecer descrição alguma, o leitor pode se sentir sem referências para conseguir imaginar o que está acontecendo. Por outro lado, o excesso de descrição pode interromper o fluxo da narrativa.

Há também a questão de como descrever pessoas. Quais características são mais chamativas? Que palavras usar para fazer essa descrição?

A resposta para essas dúvidas muitas vezes está no próprio texto. É uma questão de perspectiva. Quem é o seu narrador? E quem é seu protagonista?

Um narrador onisciente em terceira pessoa pode descrever as personagens de forma neutra, seguindo o estilo padrão da sua narrativa. Um narrador personagem, por sua vez, tenderia a privilegiar as características que o chamam mais atenção.

Por exemplo, se a personagem que aparecer for o interesse amoroso do protagonista, seria natural que o narrador-personagem mencionasse aquilo que enxerga de mais bonito nela. Por sua vez, se for uma personagem que o protagonista detesta, é normal que as características negativas sejam evidenciadas.

Quando é a hora certa para descrever uma personagem?

Em geral, o momento mais adequado para se descrever uma personagem é assim que ela aparece na história pela primeira vez, como uma forma de apresentação. “Oi, leitor, essa é a Fulana, ela é assim, assim, assado.”

Contudo, existem autores que preferem salpicar essa descrição ao longo do texto, mencionando uma característica de cada vez para não sobrecarregar a narrativa. Você já conhece a Fulana, mas só descobre que ela usa óculos quando uma luz reflete na sua lente.

Esse processo de descoberta da personagem também pode vir passo a passo conforme ela se revela. Nem sempre aprendemos tudo sobre uma pessoa de uma só vez. Um dia, a personagem pode prender o cabelo num coque e revelar uma tatuagem na nuca. Ao levantar a blusa, mostrar uma cicatriz.

É interessante também focar em detalhes que vão além de um retrato estático da personagem. As pessoas são mais do que suas características físicas. Elas também têm trejeitos, personalidade, um jeito de falar e agir. Tudo isso contribui na impressão que cada pessoa deixa ao conhecer alguém.

Não se esqueça de mencionar se uma personagem tem mania de colocar o cabelo atrás da orelha, ou de cutucar espinhas, cravos e machucados. Descreva o jeito que essa personagem olha para os outros, se ela expressa desprezo, julgamento, admiração ou se parece sempre distraída.

Fale sobre o seu tom de voz, se sua fala é acelerada ou espaçada, se é eloquente ou confusa, baixa ou alta. Observe se ela gesticula na hora de falar. Tente enxergar o que está nas entrelinhas.

E, é claro, descreva suas vestes, acessórios e penteado também. A forma como uma pessoa escolhe se apresentar fisicamente diz muito sobre ela. Uma pessoa de pijama passa uma impressão diferente de uma pessoa de roupa social.

Exercitando a escrita: descreva pessoas ao seu redor

Se você acompanha o blog de autopublicação da Bibliomundi, já sabe que o melhor caminho para conseguir publicar livro é apenas escrevendo. Hoje, vamos propor um exercício de escrita direcionado: escolha uma pessoa e a descreva.

Pode ser alguém que está ao seu redor, um colega de trabalho, um amigo, um parente, até mesmo um completo estranho. Se essa pessoa estiver ocupada fazendo alguma coisa, ótimo! Descreva suas características físicas enquanto descreve seus movimentos.

Você pode optar entre dois estilos de narrativa: narrador em terceira pessoa ou narrador em primeira pessoa.

Na primeira opção, o narrador será um ser neutro que está observando a situação de fora.

Na segunda opção, o narrador é você mesmo, e você pode se inserir como personagem nessa narrativa. Por exemplo, explicando qual a relação entre essa pessoa e você.

Exercício de escrita: descreva uma personagem famosa

Como estamos em um momento delicado no que se trata de interações interpessoais, é bom que você não dependa de pessoas ao seu redor para praticar a escrita.

Por isso, uma opção de exercício é escolher uma personagem famosa e descrevê-la. Pode ser uma personagem de filme, série, videogame, o que preferir. Você pode escolher uma cena e descrevê-la dentro desse contexto, ou pode escolher só uma imagem e deixar a imaginação fluir.

E aí, autor? Já experimentou esse exercício de escrita antes? Deixe o resultado nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *