Em uma realidade em que plataformas de autopublicação, como a Bibliomundi, já não são novidade, a forma de se divulgar mudou. Autores independentes não contam com o suporte de uma editora, embora muitas editoras ofereçam o serviço de assessoria de imprensa. Para o autor que pode pagar, é muito bom. Mas, e aqueles que não podem? A solução pode ser mais simples do que parece.
Ao imaginarmos a rotina de um escritor, é incomum imaginá-lo lidando com questões que vão além do processo de escrita. Entretanto, se estivermos falando de um escritor independente, é muito provável que a rotina dele envolva marketing literário, administração financeira e várias preocupações.
Divulgar o livro, fazer com que os leitores em potencial conheçam a história e, efetivamente, vender livros, faz mais parte da realidade desses autores do que imaginamos. Mesmo aqueles internacionais e nacionais que são super conhecidos, tiveram que fazer divulgação dos seus livros antes de ficarem famosos.
Afinal, como autores independentes podem fazer o próprio marketing?
A saída é o Marketing Digital. Não importa se for uma publicação tradicional ou em ebook, é uma modalidade viável e inteligente de atingir o público. As maiores lojas e editoras do Brasil estão bem posicionadas digitalmente, e os maiores autores também. Aqui vão algumas dicas para ajudar você, autor independente, a desbravar o marketing digital e usá-lo a seu favor.
Encontre o público-alvo
Não conhecer seu público-alvo é como ter 100 flechas e as jogar a esmo para o alvo. Uma ou outra pode acabar acertando, mas você vai ter desperdiçado tempo, esforço, energia e flechas. Focar em quem tem ou pode ter interesse na sua obra poupa tempo, esforço, investimento e frustração.
Construa uma presença digital e engaje sua audiência
Um dos maiores erros dos escritores é achar que seu trabalho termina assim que o livro é publicado. No mundo em que vivemos hoje, para conseguir vender seu livro e até viver de literatura, você precisa saber como construir sua audiência e se engajar com o público.
Devido à facilidade de comunicação entre leitor e autor que a internet proporciona, estar presente nas redes sociais e conversar com o seu público é essencial. Além disso, um autor que já tem uma audiência tem muito mais chances de conseguir sucesso na carreira literária.
Por isso, não publique seu livro achando que ele vai se vender sozinho. Em vez disso, reserve um pouco do seu tempo para criar uma presença digital forte na internet através de conteúdo e interação nas redes sociais. Ser um autor com presença online e que interage com os leitores aumenta suas chances de vender.
Não sabe bem como começar? Veja este artigo com 5 dicas para engajar seus leitores com interações online!
Redes sociais
Atualmente, as redes sociais são uma saída inteligente para autores independentes. As mais recomendadas para esta tarefa são Facebook, Instagram e Twitter. A primeira por sua popularidade e quantidade de usuários. Com mais de 2 bilhões de pessoas acessando a rede diariamente, seu público certamente estará lá.
O Instagram é o lugar certo para expor as fotos do livro e gerar um público fiel. Por lá, também, é possível realizar a compra e venda, além de promoções e parcerias. Já o Twitter é perfeito para interagir de maneira rápida e prática com seu público. A rede social é dinâmica e atual.
Vá além do livro e produza conteúdo
A partir da sua presença digital, a produção de conteúdo se torna essencial. Para se tornar relevante na internet, você precisa criar conteúdo e uma das maneiras mais interessantes é fazer isso a partir do seu livro.
Busque no seu livro aspectos que valham posts nas redes sociais e no seu blog de escritor. Por exemplo, quando eu lancei o meu primeiro livro de contos, eu busquei aspectos nele que pudessem virar posts. Nesse sentido, descobri que poderia falar sobre antologias de contos, sobre fantasia científica, sobre a temática de cada um dos contos, sobre o psicológico dos meus protagonistas e curiosidades sobre o processo de escrita.
Não subestime as vendas físicas
Por mais que a publicação de e-books tenha facilitado a publicação de muitos autores independentes, não cometa o erro de subestimar as vendas físicas. Leitores de verdade adoram ter livros nas estantes e ter lombada e capa bonitas pode ser um incentivo para que o leitor adquira o livro na edição física.
Para além disso, ter uma edição física do seu livro pode trazer credibilidade para sua obra. Como se ter passado pelo processo de impressão desse a sensação de que você colocou mais esforço na obra e investiu mais nela. Isso tudo é uma ilusão, na verdade, pode não ser a situação real, mas pode passar a impressão.
Agora que você já sabe dessas dicas, fica mais fácil conhecer os caminhos e possibilidades do marketing literário. Não hesite em contar com a Bibliomundi para publicar o seu livro!