Conversão de catálogo: já passou da hora de todos os seus livros serem ebooks

Qualquer pessoa que tem algum interesse pela leitura sabe que o mercado editorial está em crise. As maiores livrarias do país estão falindo e arrastando editoras pelo mesmo buraco. A situação não está bonita, mas existem meios de sobreviver a essa crise. Por exemplo, a conversão de catálogo para livros digitais.

O problema não está nos hábitos de leitura da população, pelo menos não exclusivamente. Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livros (ANL) indica que a procura por livros aumentou 4,2% no último ano, mas o lucro das editoras não acompanha essa tendência.

Enquanto o custo da produção de livros apenas aumenta, os preços permanecem os mesmos. Estima-se que o custo médio atual de uma obra seja R$ 38,66, mas o seu preço no mercado é R$ 31,74.

A crise econômica não facilita esses números. Embora em diversos setores os preços aumentem, o poder aquisitivo do consumidor também não acompanha essas alterações, levando a dificuldades em ambos os lados.

Como resultado, observamos a queda da Livraria Cultura e da Saraiva, que dominavam as vendas de livros no país. Diversas editoras concediam condições especiais para essas livrarias para garantir que seus títulos entrassem nos catálogos mais buscados pelos leitores. Essa situação fez um rombo na receita das editoras não só pelos pagamentos atrasados, mas também ao eliminar um dos seus mais importantes canais de vendas.

Como sair dessa crise? Converta o seu catálogo

Para não ficar na mão das grandes livrarias, as editoras devem investir em canais próprios e vendas diretas. Essa estratégia pode trazer independência às pequenas editoras ao representar uma iniciativa contra o oligopólio catastrófico das grandes redes de livrarias. No entanto, para aumentar o lucro é necessário ir ainda mais longe e investir em um produto com custo de produção reduzido: o ebook.

O catálogo digital é excelente tanto para o consumidor quanto para as editoras e os autores. Enquanto o mercado entra em crise e os livros impressos dependem e muito de pontos de venda que atraiam a atenção dos leitores, além de diversos contratos e parcerias com distribuidoras e gráficas, os ebooks exigem apenas um simples processo de conversão.

Enquanto as editoras insistem em métodos tradicionais de publicação, o mercado é dominado progressivamente por autores independentes, que viram na autopublicação de ebooks uma oportunidade para entrar no mercado sem passar pela triagem das editoras tradicionais. O resultado? Cada vez mais conteúdos acessíveis e variados, que atendem a nichos específicos.

A proposta é simples. As vendas de ebooks não precisam ser dominadas apenas por autores independentes, mas por editoras como a sua também. Basta aplicar a estratégia certa. O primeiro passo, invariavelmente, é converter o catálogo. E é na conversão (ou falta dela) que está o erro das editoras tradicionais.

Há uma resistência ao ebook entre muitos profissionais e empresas do mercado editorial. Isso faz com que uma boa parcela das editoras que aderiram aos ebooks não invistam completamente nele e não joguem de acordo com as regras. Em outras palavras, é comum que grandes editoras apenas convertam best-sellers para ebook e mantenham preços que seguem a lógica dos livros impressos. A variedade e os preços acessíveis são justamente o trunfo que faz com que os autores independentes tenham uma vantagem nas vendas de ebooks.

A liberdade criativa da autopublicação permite que escritores se aventurem com obras que tipicamente não seriam aprovadas por editoras tradicionais, e essa mesma liberdade faz com que leitores de nichos específicos encontrem ebooks que os interessem. Esses autores compreendem também que preços baixos muitas vezes são um investimento válido, que tem retorno em quantidade de vendas e fidelização de leitores.

O que impede as editoras de seguir uma estratégia similar? O medo de enfrentar os riscos envolvidos. Contudo, temos a comprovação de que o caminho tradicional pelo qual o mercado editorial segue no momento não está dando certo, e essa estratégia sim.

O primeiro passo é converter o catálogo já existente da editora, incluindo os best-sellers e os livros com menos vendas. Em seguida, é interessante repensar a necessidade de investir em peso em livros impressos quando há a possibilidade de reduzir custos e conquistar vendas com ebooks atrativos para nichos específicos, que apresentam bons resultados nas pesquisas de mercado.

A Bibliomundi oferece os recursos necessários para facilitar a conversão do seu catálogo e o desenvolvimento de um ecommerce próprio para a sua editora, além da distribuição para nossas livrarias digitais parceiras. Entendemos a importância de pequenas editoras para o mercado nacional, e acreditamos na construção de um caminho para a manutenção da nossa cultura.

Está esperando o que para converter o seu catálogo? Qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *