A comunicação visual e as vendas

No marketing, o visual tem um valor imprescindível. Mais simples e diretas do que textos escritos, as comunicações visuais são o futuro. E, embora o seu trabalho seja escrever, para divulgar seus ebooks e conquistar mais leitores, está na hora de contar com esse recurso.

7 motivos para investir em comunicações visuais

Confira sete motivos pelos quais os conteúdos visuais devem fazer parte da sua estratégia de marketing para ebooks:

  1. 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais. Comunicações visuais são processadas 60.000 vezes mais rápido pelo cérebro do que textos escritos.
  2. Publicações com imagens ou outras comunicações visuais conseguem 94% mais visitas e engajamento do que as sem.
  3. Conteúdos visuais são fáceis de curtir e compartilhar, perfeitos para as redes sociais.
  4. 60% dos consumidores preferem marcas que contam com imagens nos resultados de buscas. No caso dos autores independentes, o ideal é que as capas de seus ebooks apareçam nas buscas.
  5. 67% dos consumidores acreditam que imagens nítidas e detalhadas têm mais valor e credibilidade do que as informações ou avaliações de um produto. Ou seja, a capa vende o livro.
  6. Uma imagem vale mil palavras. As comunicações visuais exibem um produto sem tentar descrevê-lo. Isso permite que os consumidores tomem suas próprias decisões sem se sentirem pressionados.
  7. Está cada vez mais fácil criar conteúdos visuais conforme a oferta de ferramentas e aplicativos de design gratuitos aumenta. Não tem porque ficar de fora.

Capa: a mais importante comunicação visual de um ebook

As pessoas julgam os livros pela capa, e todos sabem disso. Por esse motivo, quando o produto é um ebook, a capa é a comunicação visual mais relevante. Ela é responsável por:

  • Atrair a atenção dos leitores em meio ao catálogo de livros disponíveis
  • Expressar de maneira rápida qual o tema e o gênero do ebook
  • Formar a impressão inicial que o consumidor terá do produto
  • Estabelecer o nível de profissionalismo do ebook
  • Definir se o ebook merece ser comprado ou não

A conclusão é óbvia. Tenha sempre a melhor capa possível. Isto é, uma que cumpra todas as responsabilidades listadas acima com louvor. Entre elas, podemos destacar três itens: atrair a atenção, expressar o tema/gênero e demonstrar profissionalismo.

No entanto, nem sempre é simples cumprir essas expectativas. É comum que escritores, inclusive autores em tempo integral que contam com designers profissionais, passem por muitos erros e acertos antes de encontrar a capa ideal.

A verdade é que, por mais que você tenha todos os recursos necessários em mãos, sem ter as metas corretas em mente, a capa resultante pode não ser o que o seu ebook precisa. Isto é, o que os seus leitores esperam e querem.

Alguns erros comuns nas capas de ebooks são:

Excesso de informação

Geralmente, esse problema acontece quando o autor deseja resumir toda a história do livro em uma única imagem. O resultado são elementos aparentemente desconexos, que confundem o leitor e não permitem uma estética harmoniosa.

A comunicação visual e as vendas

A capa deve ser uma representação simbólica do ebook, não um resumo dele. É mais importante que a imagem seja bonita e atrativa do que que cada uma das personagens seja representada, por exemplo. Escolha um foco e invista nele.

Foco nos elementos errados

Já entendemos que atirar para todos os lados não vale, mas, então, o que merece aparecer na capa? Isso pode depender um pouco do gênero, mas, no geral, pessoas se conectam com outras pessoas. Ou seja, investir em fotografias que representem seus personagens pode ser uma boa ideia.

Alternativamente, você também pode escolher um elemento que tenha grande importância no conteúdo e que atraia a atenção dos leitores. Para acertar nesse quesito, ter um conhecimento aprofundado do seu ebook é essencial.

Falta de apelo comercial

Por fim, é importante compreender quem é o seu público e como se comunicar com ele. Ter apelo comercial significa que a sua capa está dentro das expectativas do mercado, que ela agrada os consumidores. Isso nem sempre vai condizer com o gosto do próprio autor.

Na questão de apelo comercial, o gênero do livro é crucial. Por exemplo, espera-se que livros de suspense usem cores escuras, enquanto livros de culinária devem ter cores que abrem o apetite, como o vermelho ou o amarelo.

Para descobrir qual seria o caminho certo para que sua capa tenha apelo comercial, uma boa ideia seria mostrar suas habilidades de autor empreendedor e fazer uma pesquisa de mercado, analisando as capas dos best-sellers do seu gênero. É provável que elas ofereçam uma visão aproximada de onde você precisa chegar.

Sem se atentar a essas questões, é possível que mesmo contratando um designer experiente você não consiga uma capa adequada. Afinal, o profissional tentará realizar o conceito que o autor idealizou.

Outras comunicações visuais para autores

Além do livro, existem diversos conteúdos visuais que você pode utilizar para promover o seu nome e trabalho. A ideia é não se limitar a textos somente porque eles são sua especialidade. Mesmo leitores ávidos gostam de um diferencial, e apelos visuais podem proporcionar isso.

A comunicação visual e as vendas

Nas redes sociais, você pode investir em vídeos e imagens. Um exemplo muito simples são citações. Você poderia simplesmente copiar e colar um trecho de seu ebook e compartilhá-lo, mas não é muito mais interessante se ele for incorporado a uma imagem? Certamente fica mais chamativo, e esse já é um bom começo.

Outra estratégia simples é compartilhar suas inspirações visuais com os leitores. Se você usa o Pinterest, por exemplo, pode criar uma pasta pública com o nome de seu livro, mundo fictício, personagens, entre outros, e mostrar para o público. Não é nenhuma super produção, mas é o suficiente para imergir os seus leitores ainda mais em suas obras.

Você também pode subir o nível e desenvolver um Book Trailer, isto é, um trailer em vídeo para o seu ebook. A ideia não é fingir que está lançando um filme, mas somente aproveitar recursos visuais e sonoros para instigar o público a ler seu livro digital.

A comunicação visual e as vendas

Outras opções são vlogs, entrevistas, apresentações, tudo o que for condizente com o seu trabalho enquanto autor. Mostre ao seu público que você tem algo a oferecer. Até mesmo infográficos e apresentações no PowerPoint podem ser opções interessantes.

E aí, autor? Como você utiliza as comunicações visuais no seu material de marketing?

2 Comentários

  1. Henrique Oliveira

    Concordo! Uma imagem bonita com cores, expressões faciais, detalhes sutis na caracterização do personagem e um cenário de fundo atraente ou misterioso, podem despertar interesse em ler o Livro ou a Light Novel o problema é o Escritor que está começando, ele começa a procurar por um Ilustrador depois da sua História pronta* e encontra profissionais que cobram 1.500 por uma capa com dois personagens e o cenário, mas como todo artista nem sabe o que o Escritor abdicou para conseguir escrever a sua História, pagar as taxas e termina-la*, não estou falando que o mercado é injusto para uma inciante, mas as chances dele se desmotivar são muito grandes, eu consigo continuar o meu sonho acreditando inspiradamente nele por que escrevo qualquer gênero.

    * falar que uma História está pronta ou terminada é na verdade impossível para o Escritor que a escreveu, se ele a ler sempre vai ter algo ou surgir algo em sua mente de novo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *