Como publicar um ebook? É mais simples do que parece

Hoje em dia, não há mais motivo para ficar esperando seus sonhos se realizarem quando o objetivo é publicar livro. Você não precisa da aprovação de uma editora para se tornar um autor profissional. A autopublicação está aí para que você nunca mais precise pedir permissão.

No artigo desta semana, vamos ensinar como publicar um ebook na Bibliomundi. Caso você ainda não tenha um livro pronto, dê uma olhada no nosso artigo Iniciando o primeiro livro e depois volte para cá.

As vantagens de publicar um ebook na Bibliomundi

Publicar um ebook é simples e pode ser muito vantajoso. Nós, da Bibliomundi, visamos tornar todo o processo o mais simples e inclusivo possível, reduzindo as complicações que impedem muitos escritores de lançarem suas obras por outros canais.

Ao publicar um ebook na Bibliomundi, você não precisa se preocupar com a conversão do livro para o formato ePub (adequado para ebooks), nem com o cadastro ISBN (International Standard Book Number). Nós disponibilizamos um programa de edição de ebooks gratuito, onde os textos são convertidos instantaneamente para ePub, e cuidamos do cadastro do seu ebook, além de oferecer um termo antipirataria opcional para proteger seu livro.

Você terá direito a escolher o preço de capa que desejar, assim como as áreas onde o seu ebook será distribuído, e poderá fazer alterações e criar novas edições quando quiser. Após confirmar a autopublicação, o seu livro será disponibilizando dentro de 72h, e você poderá removê-lo dos catálogos quando quiser.

Assim que concluir os primeiros R$ 50 de receita com venda de ebooks pela Bibliomundi, você receberá mensalmente em royalties um valor correspondente a 70% da receita líquida obtida com as vendas do seu livro, uma porcentagem muito maior do que o oferecido pelas editoras tradicionais. Todas as informações referentes a esses valores ficam disponíveis no menu do usuário em nosso site, para que você tenha total controle sobre seus pagamentos.

Em resumo, ao publicar livro na Bibliomundi você aproveita:

  • Total liberdade criativa;
  • Praticidade ao fazer um ebook;
  • Porcentagem maior em royalties;
  • Rapidez na autopublicação;
  • Distribuição mundial;
  • Controle sobre preços e distribuição;
  • Transparência nos pagamentos;
  • Menos complicações e dores de cabeça!

Como publicar um ebook na Bibliomundi?

Vamos ao que interessa: como se faz para publicar um ebook na Bibliomundi. Antes de mais nada, você deve ter uma conta no nosso site. Basta acessar a nossa home (https://bibliomundi.com/) e clicar em “Cadastrar”. Caso você já tenha uma conta, é só fazer o login.

Cadastre o seu ebook na Bibliomundi

Muito bem. Após o cadastro e/ou o login, você será redirecionado para a dashboard. É onde a magia acontece. Se você não tiver nenhum ebook cadastrado, no centro da página aparecerá um botão escrito “Publique Agora”. Clique neste botão, e você será redirecionado para a página “Cadastrar ebook”, da dashboard.

Como publicar um ebook? É mais simples do que parece

Nesta etapa, aparecerão dois botões: “Possuo ePub” e “Não possuo ePub”. Se o seu livro já estiver no formato ePub, clique em “Possuo ePub” e faça upload do seu ebook. Caso contrário, clique em “Não possuo ePub”. Ao clicar nesta opção, aparecerá este breve vídeo tutorial que demonstra de maneira simples e direta todo o processo de autopublicação:

Após assistir o vídeo, clique em “Continuar” e você verá o nosso painel de cadastro de ebooks, que é organizado em sete etapas referentes às informações cadastrais do seu ebook.:

  1. Opções de Upload – “Possuo ePub” ou “Não possuo ePub”
  2. Dados do Livro – Escolha de capa, título, preço e sinopse
  3. Territorialidade – Escolha de países onde seu ebook será vendido
  4. ISBN – Solicitar criação do ISBN ou informar ISBN existente
  5. Categorias – Definição do gênero/categoria do seu ebook
  6. Tags – Escolha de tags para auxiliar na catalogação do ebook (opcional)
  7. Proteção – Escolher termos de proteção antipirataria (DRM Adobe, DRM Social, Sem DRM)

Após preencher as informações solicitadas em todas as etapas, você terá duas opções, que aparecem na base da página: “Cadastrar” e “Salvar como rascunho”.

A opção “Salvar como rascunho” é útil para que você não perca o seu progresso, e pode ser utilizada antes da conclusão das sete etapas do cadastro.

Para seguir para a próxima etapa e editar o seu ebook, é necessário clicar em “Cadastrar”. Se você ainda não está pronto para publicar seu ebook, não se preocupe. A autopublicação é uma outra etapa.

Edite o seu ebook na ferramenta Publish One

Ao clicar em “Cadastrar”, abrirá uma nova janela solicitando que você faça login. Nesta janela, você acessará a PublishOne, nossa ferramenta de edição de ebooks, onde você poderá editar todos os seus projetos. Basta clicar no botão “Bibliomundi” para fazer login automaticamente.

Como publicar um ebook? É mais simples do que parece

Na PublishOne, cada ebook corresponde a uma pasta, e dentro dessas pastas você pode adicionar imagens e capítulos. Basta clicar nos ícones correspondentes a “Nova pasta”, “Novo capítulo”, “Nova imagem” e “Novo link”.

Edite os capítulos no XEditor

Após clicar em “Novo capítulo”, você deve escolher um nome para o capítulo. Em seguida, para editar, deve clicar no ícone de folha, referente à opção “Editar por XEditor”.

O capítulo aparecerá em uma nova janela, onde o XEditor estará aberto. Nele, você poderá colar o texto do capítulo. Após colar o texto e formatar de acordo com as suas preferências, salve o capítulo.

Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber

Muito bem, você já criou um capítulo. Agora, repita o processo, adicionando novos capítulos e colando o texto referente a cada um deles até que todo o conteúdo da obra esteja salvo na PublishOne.

Publique o seu ebook na Bibliomundi

Quando estiver satisfeito com o seu ebook e achar que é hora de disponibilizá-lo para o público, vá para a PublishOne e clique na pasta do seu livro. Para publicar um ebook na Bibliomundi, clique no ícone de seta, que é o botão “Publicar”.

Como publicar um ebook? É mais simples do que parece

Você será direcionado para uma página onde deverá apenas confirmar que deseja publicar o livro no formato ePub. Confirme e o seu ebook será convertido para ePub e distribuído em todas as lojas dentro da região selecionada dentro de 72h. Simples assim!

E aí, autor? Ainda tem alguma dúvida? Para entender melhor o processo de criação de um ebook utilizando a PublishOne e o XEditor, dê uma olhada no nosso artigo Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *