Como o brasileiro lê livros digitais?

É de conhecimento do mercado editorial brasileiro que pouco se sabe a respeito dos hábitos de consumo dos leitores. Ainda que existam pesquisas importantes como Retratos da Leitura, do Instituto Pró-livro, e Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, da Câmara Brasileira do Livro, SNEL e Nielsen, a cobertura demográfica e o direcionamento para questões referentes ao consumo são limitados.   

O que sabemos hoje é que a leitura estagnou em alguns segmentos, mas expandiu em outros – no digital, o consumo de livros só cresce: 40% dos brasileiros declararam ter lido livros digitais no último ano. O impacto já pode ser sentido no aumento da fatia que o digital representa hoje no faturamento das editoras, por exemplo. 

Do nosso lado, podemos dizer que houve um aumento de 289% no faturamento com a distribuição de ebooks.

Mas o que queremos saber é: onde os leitores estão lendo esses livros digitais?

A resposta está na mão:

O aparelho onipresente na vida de todos nós representa hoje o maior acesso a informação, consumo e comportamento. Só no Brasil são mais de 250 milhões de celulares vendidos. Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, 98,1% destes através de um smartphone. Isso é acessibilidade na prática.

Se você tem um celular nas mãos, você tem uma loja de aplicativos que também vende livros. Seja Android ou IOS, a Google Play e a App Store são canais de venda fundamentais para ebooks.

A familiaridade do usuário com essas lojas explica sua importância. Nenhuma editora ou autor deve esquecer delas em suas campanhas de lançamento e divulgação.

Outro fenômeno mobile são os aplicativos de leitura em modelos de venda por unidade ou streaming, como Ubook, Skeelo e Aya. Alguns desses apps têm parcerias com empresas de telefonia e mais de 80 milhões de usuários ativos! 

Muito além da Amazon

E como fazer para estar em tantos canais? Tenha um parceiro como a Bibliomundi. Temos o maior alcance de distribuição do Brasil! São mais de 50 opções de lojas para vender seus ebooks.

Além disso, temos soluções tech exclusivas. De olho no crescimento mobile, criamos a ferramenta de Envio Direto de ebooks. De maneira descomplicada e com baixíssimo custo, editoras e outros negócios do livro podem enviar livros digitais para quem quiser através do celular, com segurança e controle de downloads. 

A ferramenta é ideal para ações de marketing, divulgação com influenciadores e jornalistas, degustação com compradores e ações de venda direta. Para conhecer o ED Bibliomundi e marcar um tour, visite a página de apresentação aqui.

Se quiser conversar mais sobre canais e distribuição, fale com a gente em contato@bibliomundi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *