Como a meditação pode melhorar sua escrita

Você já experimentou meditar alguma vez? Foi muito difícil? Você acha que sua mente é agitada demais para você conseguir silenciar seus pensamentos? Calma. Talvez você só não tenha encontrado o jeito certo de meditar ainda. Nas dicas de autopublicação de hoje, vamos ensinar como meditar de maneira que ajude a melhorar sua escrita.

A meditação pode não parecer uma prática fácil, mas às vezes o maior desafio é entendê-la quando as explicações são abstratas demais. Afinal, o que é “esvaziar a mente” e como podemos fazer isso se nem dormindo nosso cérebro para quieto? Como um mantra poderia nos ajudar? Quando as respostas para essas perguntas não são dadas, é normal se sentir desconfiado.

Mindfulness, o contato entre a mente e o corpo

Atualmente, as práticas de mindfulness estão em alta, existem cada vez mais aplicativos e páginas dedicadas a essas técnicas, e elas podem ser excelentes para você, escritor. Mindfulness é um tipo de meditação voltado para a conexão com a nossa realidade. Prestamos atenção à nossa respiração, às sensações do nosso corpo, aos sons ao nosso redor e deixamos nossos pensamentos fluírem.

A ideia não é obrigar nossa mente a ficar quieta, mas aprender a desapegar dos pensamentos. Para alcançar o estado de mindfulness, devemos deixar que nossas ideias corram e vão embora como a água de um rio. Pensar é natural, não há problema. Se distrair também é comum, e quando você notar a distração, basta reconhecê-la e deixá-la ir. Sem culpa. Apenas deixe-a. De certa forma, se assemelha ao fluxo de consciência na literatura.

A meditação pode oferecer benefícios diversos a quem pratica. Existem várias práticas além do mindfulness, práticas que podem estar associadas à espiritualidade, a mantras, que estão aí há milênios. Para seguir uma dessas práticas, talvez seja interessante buscar alguém treinado espiritualmente para guiá-lo nesta jornada.

Por sua vez, as meditações guiadas de mindfulness podem ser um ótimo começo para um autor que ainda não entende muito de meditação e quer ter um primeiro contato no conforto de sua casa. Desse modo, você pode inclusive intercalar suas sessões de meditação e escrita.

Meditar pode ser a chave que você precisava para abandonar as distrações que o levam a procrastinar ou, alternativamente, a encontrar sua criatividade interior. Conheça as sete maneiras em que a meditação pode ajudar sua escrita:

1.     Desenvolva a disciplina

A meditação não deve ser uma atividade esporádica, e sim cotidiana. O ideal é que todos os dias você medite por no mínimo 3 minutos, de preferência no mesmo horário. Uma sugestão é que você ancore a meditação em outra atividade. Por exemplo, se você toma café todo dia as 10h da manhã, um bom horário para meditar seria às 9h50.

A escrita também é uma atividade melhor executada quando se segue uma rotina, e se você ancorar uma atividade à outra, ambas podem se fortalecer. Além disso, existem exercícios de meditação voltados exatamente para a capacidade de manter uma rotina disciplinada, com prioridades corretas e foco.

2.     Liberte-se dos pensamentos negativos

Uma das maiores dificuldades do escritor é se libertar dos “demônios” que o perseguem. Insegurança, medo de falhar, raiva de resultados que você considera ruim, tudo isso podem afetar não só a qualidade da sua escrita, mas a sua produtividade como um todo. Esses pensamentos negativos chamam o bloqueio criativo.

A meditação visa justamente lavar a alma e livrar sua mente desses pensamentos carregados. Ao aprender a deixar as ideias irem embora, em um fluxo, você se desapega desses “demônios” e consegue escrever com mais leveza e também autocontrole. Afinal, as inseguranças podem até bater na porta de vez em quando, mas agora você estará treinado para reconhecê-las e deixá-las ir embora.

3.     Desenvolva sua intuição

Quando você deixa os pensamentos negativos irem embora um a um, sua “visão” é desobstruída. Isso permite que você entre em contato com sensações e sentimentos que estavam sufocados anteriormente. Em outras palavras, sua inteligência emocional estará mais aguçada e sua intuição também.

Novas ideias surgirão e você se sentirá mais confiante na hora de decidir quais merecem ser desenvolvidas no papel, pois conhecerá melhor a si mesmo.

4.     Seja autêntico

Desenvolver inteligência emocional e aguçar a intuição levam a outro ponto fundamental: sua autenticidade. As camadas de insegurança, pensamentos negativos, estresse desnecessário, tudo isso é como a bagunça em um quarto. Às vezes acumulamos tanta bagunça que a função verdadeira daquele cômodo se perde. O que antes era um lugar para dormir vira apenas um depósito e o próprio dono é expulso, pois não consegue mais suportar aquele ambiente.

A meditação, de certa forma, é como arrumar um quarto. Você retira camadas de pensamentos negativos até enxergar a essência pura e simples. Agora é possível enxergar a cama, deitar nela. O quarto é autêntico novamente.

Ao se livrar da bagunça e enxergar seu eu autêntico novamente, estará no estado de mindfulness. Uma sensação calma, que aceita tanto as suas qualidades, quanto os seus defeitos. Pense nas contribuições que isso pode ter na escrita. Uma voz autêntica, uma visão centrada do mundo, a autoconfiança para escrever sobre tudo isso com tranquilidade.

5.     Encontre foco

Livrar-se da bagunça significa encontrar foco. Já falamos anteriormente no blog da Bibliomundi que é uma boa ideia ter um espaço de trabalho organizado para aumentar a produtividade na escrita e a qualidade dos textos. A sua mente é muito mais importante do que qualquer espaço de trabalho e merece atenção também.

Além de se livrar de excessos desnecessários, existem exercícios de mindfulness voltados especificamente para desenvolver a concentração. Enquanto a meditação, em geral, é feita de olhos fechados e se ancora na respiração, os exercícios de concentração conduzem você a observar um ponto atentamente por alguns minutos, sem se distrair.

Para os escritores enrolados, que se distraem com qualquer coisa, pode ser uma excelente ideia fazer um exercício desses diariamente, logo antes de escrever.

6.     Encontre motivação na sua determinação

As nossas dificuldades cotidianas reduzem muito a motivação. Por exemplo, se você não consegue se concentrar o suficiente para concluir um capítulo, é difícil acreditar que conseguirá publicar livro um dia. Sem acreditar em si mesmo, não há motivação.

Quando você descobre sua autenticidade e aprende como abandonar pensamentos negativos, o processo que ocorre dentro de você é muito maior do que a redução da insegurança. Você agora está em contato com seus sentimentos e tem controle sobre como reagirá emocionalmente a tudo. Esse controle e essa inteligência emocional são empoderadores.

Sabendo do que você é capaz e não se prendendo mais a pensamentos negativos, é natural se sentir muito mais motivado. Tem problemas com procrastinação? Agora você sabe como se concentrar. Está com um bloqueio criativo? Agora você sabe como deixar sua criatividade fluir. Há uma alternativa para toda dificuldade e você sabe que tem a determinação para correr atrás dos seus objetivos.

7.     Inspire-se

Dissolver as barreiras da insegurança, dos pensamentos bagunçados, do estresse cotidiano, tudo isso leva às condições ideais para que sua criatividade flua. É inspirador. Quando meditamos, nossa consciência se expande, nos atentamos a detalhes que nunca havíamos notado antes, como um pequeno som no ambiente ou uma dor escondida em nosso corpo. Aprendemos a aceitar esses detalhes com leveza, somos capazes de entrar em transe.

Esse estado de mindfulness pode nos levar às viagens mais criativas, e inclusive existem exercícios que nos conduzem justamente a isso. Parte da meditação é ser capaz de visualizar imagens que nos fazem bem, como uma luz que começa no centro de nosso corpo e cresce até tomar conta de tudo ao nosso redor.

Você pode fazer esses exercícios antes de escrever ou até mesmo transformar a própria escrita em uma forma de meditação. Tudo se trata de um fluxo de consciência, não é mesmo? Então, experimente uma vez ao dia escrever seus pensamentos, sem filtro. Simplesmente saia escrevendo tudo que vier a mente. Você pode escrever no papel ou no computador. Cada atividade é um pouco diferente, então experimente as duas e encontre a sua favorita.

Libertar o seu próprio fluxo de pensamento deixará suas mãos soltas para quando for escrever criativamente. Sem medo de errar, de fazer feio. Apenas escreva e, depois, leia. Isso mudará seus hábitos de escrita.

Onde posso meditar?

Não há muitas regras para começar a meditar. O ideal é apenas que você mantenha uma boa postura e não seja interrompido durante o processo. O local pode ser silencioso ou barulhento, não importa, pois você aprenderá a deixar todos os estímulos para trás.

Para iniciantes ou pessoas que querem aprofundar suas técnicas de meditação, o ideal é optar pela meditação guiada. Isto é, você ouvirá instruções durante cada exercício de meditação, para saber exatamente o que deve fazer e quando.

Um ótimo aplicativo de meditação guiada para falantes de língua inglesa é o Headspace, que oferece gratuitamente um curso básico e um exercício de meditação temático por dia, além de pacotes pagos com acesso ilimitado a diversos cursos e exercícios voltados para habilidades e necessidades específicas.

E aí, autor? Já experimentou meditar para melhorar sua escrita? Compartilhe aqui suas experiências e métodos favoritos de meditação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *