Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber

É de conhecimento geral que fazer um ebook é o método mais prático para escritores interessados na autopublicação de livros. Isto é, o ato de publicar livro sem passar por uma editora.

Publicar ebook como autor independente na Bibliomundi significa ter total liberdade criativa e autoridade sobre o seu trabalho para escrever o que quiser, editar como preferir e cobrar o preço que considerar mais justo. Tudo isso é feito de forma simples, prática e com direito a 70% dos royalties sobre a venda dos ebooks, uma porcentagem muito superior ao que as editoras costumam oferecer.

A questão que pega os autores iniciantes é: como fazer um ebook? Para muitas pessoas, essa tarefa parece um bicho de sete cabeças, que supostamente exige grande conhecimento de informática, formatação e muito mais. Esqueça essas preocupações. Aprender como fazer um ebook é muito mais fácil do que parece. Nós vamos ensinar tudo o que você precisa saber.

O que é um ebook afinal de contas?

O primeiro passo para fazer um ebook é entender de forma geral o que é um ebook. Trata-se basicamente de um livro digital, que contém o mesmo tipo de conteúdo que um livro impresso teria. A diferença é a maneira que esse livro é formatado e consumido.

Simplesmente copiar e colar o texto de um livro em uma página da web e disponibilizar para leitura não significa que você fez um ebook. Nada disso. O ebook é um tipo de arquivo que pode ser lido de maneira agradável em todo tipo de dispositivo, seja celular, tablet ou computador. Para isso, utilizamos o formato ePub.

Os ebooks em formato ePub, em geral, são totalmente adaptáveis. Isso significa que o tamanho e o estilo da fonte, por exemplo, mudam de acordo com o dispositivo e as preferências do leitor. Dessa forma, é possível ler um livro pelo celular de maneira confortável, o que não acontece quando o texto está em formato PDF, por exemplo.

Utilizar esse formato também significa que o autor terá certas limitações na hora de formatar e editar o próprio livro. Em outras palavras, você não poderá escolher a fonte que gostaria de usar no seu ebook. Essa escolha pertence ao leitor.

Ter esse conhecimento é importante na hora de aprender como fazer um ebook para que o autor não se esforce desnecessariamente com elementos da formatação que não farão diferença na versão final do livro.

Como fazer um ebook na Bibliomundi

A Bibliomundi conta com a plataforma Publish One e o Xeditor, um editor de ebooks gratuito para você publicar ebook sem precisar se preocupar com a conversão para formato ePub. Você tem a opção de escrever seu ebook diretamente no Xeditor ou utilizar o programa para escrever livro de sua preferência, como o Word por exemplo.

Para fazer um ebook na Bibliomundi, basta fazer login no nosso site e clicar em “Ebooks” e “Cadastrar Ebook”. Caso você já tenha um ebook pronto no formato ePub, você poderá selecionar a opção “Possuo ePub” em seguida e fazer upload do seu livro completo.

Se você ainda não tem o formato ePub ou até mesmo ainda esteja escrevendo seu livro, não tem problema. Basta clicar em “Não possuo ePub” e você terá acesso a um breve vídeo de autopublicação na Bibliomundi.

O primeiro passo é preencher todas as informações cadastrais do seu livro, as quais você poderá editar depois, se preferir. Você também precisará escolher uma capa para o seu ebook, que poderá ser uma arte original sua ou uma das nossas capas padronizadas.

Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber

Após preencher as informações necessárias, terá acesso à plataforma Publish One, onde você poderá adicionar capítulo por capítulo, e ao Xeditor, onde você poderá escrever e/ou editar o texto de cada capítulo.

Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber

No Xeditor, você terá algumas opções básicas de formatação e poderá colar textos já formatados de outros programas, incluindo o Word. É necessário salvar cada alteração realizada, ou o progresso será perdido.

Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber

Dicas para aprender como fazer um ebook

Fazer um ebook na Bibliomundi significa não se preocupar com a conversão do arquivo, com o registro do livro (ISBN), entre outras responsabilidades que ficam por nossa conta. As dicas que vamos oferecer têm a ver com o que você precisa ou não se preocupar na hora de formatar seu ebook.

1.      Use títulos na formatação do seu ebook

Na hora de formatar textos digitais, sejam para ebook ou para páginas da Web, aprender como usar estilos de texto é imprescindível. Chamado de “Heading” em inglês e traduzido como  “Título” em português, esses estilos de texto são disponibilizados nas barras de ferramentas dos editores de texto e correspondem aos títulos e subtítulos presentes em um texto.

É muito comum que pessoas que ainda não estão familiarizadas com a formatação de textos digitais utilizem opções como negrito, itálico ou até mesmo o tamanho da fonte para sinalizar os subtítulos.

Contudo, para que a informação de que o trecho destacado se refere a um subtítulo seja transmitida adequadamente para os programas de leitura de ebooks, é necessário utilizar os “Títulos”.

Esses “Títulos” são organizados hierarquicamente: Título 1, Título 2 e Título 3. Trata-se de uma subdivisão básica. Em artigos para a Web, como este, o Título 1 refere-se ao nome do artigo e por aí vai.

Por exemplo, neste texto, “Como fazer um ebook? Tudo o que você precisa saber” é um Título 1; “Como fazer um ebook na Bibliomundi” e “Dicas para aprender como fazer um ebook” são Títulos 2; e “1. Use títulos na formatação do seu ebook” é um Título 3.

2.      Esqueça cabeçalhos e números de páginas

Quando preparamos PDFs ou imaginamos um livro feito para ser impresso, geralmente incluímos cabeçalhos e os números das páginas. Contudo, essas informações são irrelevantes para ebooks, pois sua formatação varia de um dispositivo para outro.

Por isso, não adianta perder tempo incluindo cabeçalhos ou números de páginas na hora de fazer seu ebook. É desnecessário e não será incluído na versão final.

Além disso, evite fazer referências a páginas específicas do seu ebook, tanto no conteúdo do próprio ebook, quanto em referências externas. Em vez de dizer “Veja na página 14”, você pode citar o capítulo desejado.

3.      Insira a capa do seu ebook na primeira página

É interessante inserir a capa na primeira página do seu ebook, de modo que o leitor possa observá-la bem, e não só vê-la como um ícone no catálogo de ebooks da loja virtual. As pessoas tendem a julgar o livro pela capa. Por isso, ela deve ser desenvolvida com cuidado, de modo que ela melhore a experiência do leitor, e não o contrário.

Como mencionamos anteriormente, a Bibliomundi oferece capas padronizadas para você usar como quiser. Caso você deseje enviar sua própria capa, recomendamos imagens verticais, sem borda, em alta definição e sem excesso de informações.

Para inserir a capa no interior do ebook, você deve primeiro fazer upload do arquivo na Publish One e, então, clicar em “Novo capítulo”, o qual você pode chamar de “Capa”. Em seguida, você deve clicar neste capítulo e escolher a opção “Editar por Xeditor”. No Xeditor, clique em “Inserir” e “Image”.

Este passo a passo é exibido no vídeo tutorial “Como publicar seu ebook em 2 minutos pela Bibliomundi”, que exibimos acima.

Caso você queira incluir imagens ao longo do ebook, recomendamos que você as centralize e não tente conectá-las demais ao texto. Dessa forma, a leitura será mais fluida e você terá menos problemas de formatação.

4.      Após publicar, dê uma olhada no seu ebook

Diferentemente dos livros impressos, você ainda poderá editar seu ebook mesmo após a autopublicação. Por isso, dê uma olhada na versão final do seu ebook e veja se está tudo direitinho.

Caso você encontre algum problema de formatação, edite o seu ebook na Publish One sem problemas!

E aí, autor? Aprendeu como fazer um ebook? Lembre-se que todo novo conhecimento só é absorvido de verdade uma vez que o colocamos em prática. Faça um ebook na Bibliomundi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *