Como fazer um ebook ilustrado

Uma boa parcela do mercado de livros impressos pertence aos livros ilustrados. Segundo dados publicados pela Publishers Association, as vendas de literatura infantil subiram em 16% no Reino Unido, o que gerou um aumento de 6% nas vendas de livros impressos, impactando o mercado literário britânico como um todo.

Agora, por que será que os livros ilustrados têm tamanho impacto nesse mercado? A resposta mais provável está na percepção do público em geral, que associam ebooks a texto apenas. Isso gera um diferencial nos livros ilustrados impressos, que atraem a atenção dos leitores com imagens chamativas. Mas o que esses leitores não sabem é que ebooks também podem ser ilustrados.

Ao criar ebooks ilustrados, você pode trazer esse público, que comprovadamente compra muitos livros, para o setor digital e gerar vendas. Tudo isso é possível com a autopublicação na Bibliomundi.

Diferentes gêneros de ebooks ilustrados

Embora a primeira associação que venha à cabeça quando pensamos em publicar livro ilustrado seja a literatura infantil, existem diversos outros gêneros que contam com ilustrações. Por exemplo, os livros didáticos, enciclopédias, livros de arte e fotografia, guias turísticos, entre outros.

A verdade é que qualquer livro pode ser ilustrado, e se essas imagens forem usadas de maneira inteligente, elas podem tornar o seu livro mais valioso para o leitor. Muitas vezes falamos “Deu para entender ou precisa desenhar?”. Bem, se você quer escrever um livro informativo, às vezes um desenho é realmente a chave para o seu leitor entender o conteúdo direitinho.

Em livros de fantasia infanto-juvenil, embora as ilustrações não sejam tão presentes quanto na literatura infantil, elas atuam como um plus, que contribui para a construção da estética do seu mundo imaginário. Sem contar os mapas, que dão um toque de verossimilhança e seriedade para a sua obra.

A possibilidade de lançar livros ilustrados também abrange todo um novo nicho de autores voltados para artes visuais, como fotografia, ilustração e pintura, que querem alcançar um público digital. Em outras palavras: sim, você pode lançar um ebook com foco total nas imagens em vez do texto escrito.

Em resumo, você pode acreditar, publicar ebook ilustrado é uma boa ideia que vai diferenciar seus livros dos demais.

Como fazer ebooks ilustrados na Bibliomundi?

O primeiro passo para fazer um bom ebook ilustrado é compreender como ebooks funcionam. A estrutura de um ebook não é igual a de um livro impresso. Enquanto os livros impressos têm um layout fixo, com páginas delimitadas, os ebooks tipicamente se ajustam a diferentes telas e preferências do leitor.

O modelo de layout fluído, que é padrão nos ebooks, é vantajoso para quem lê, pois permite que você enxergue o texto com perfeição em qualquer dispositivo, seja um celular com tela pequena ou um tablet bem grande. Por outro lado, ele apresenta um obstáculo para os autores de literatura infantil, que costuma contar com páginas totalmente ilustradas, nas quais a imagem interage com o texto.

Criar um ebook ilustrado na Bibliomundi é igual a criar qualquer outro tipo de ebook. Para isso, fizemos o artigo Como publicar um ebook? É mais simples do que parece. Em resumo, você cadastra seu livro e, em seguida, pode editá-lo na plataforma PublishOne e Xeditor.

Como fazer um ebook ilustrado

Para adicionar imagens, primeiro faça o upload da imagem na plataforma PublishOne, clicando na opção “Nova imagem”. Em seguida, clique no capítulo onde deseja incluir a imagem e edite no Xeditor.

Como fazer um ebook ilustrado

Clique na parte do texto onde deseja incluir a imagem. Então, clique em “Inserir” e “Image” na barra de ferramentas.

Como fazer um ebook ilustrado

Uma janela pop-up com as imagens carregadas aparecerá. Basta selecionar a imagem desejada!

Como fazer um ebook ilustrado

Pronto, você adicionou a imagem ao seu livro! Essa imagem, assim como o texto do seu ebook, se ajustará ao tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo leitor. Para permitir que o seu leitor tenha a experiência do ebook de layout fluído, tudo o que você pode escolher é entre quais parágrafos ou palavras a sua imagem se encontrará.

Contudo, se você preferir um modelo de layout fixo, de modo que as imagens e as palavras possam interagir de maneira mais ativa, há um caminho. Você pode utilizar um editor de imagens para incluir o texto do ebook dentro do arquivo de imagem. Dessa maneira, as fontes, a disposição da imagem e do texto ficarão exatamente da maneira que você escolheu.

Como fazer um ebook ilustrado

Você pode usar um programa como o Canva, por exemplo, para editar as páginas do seu ebook.

Lembre-se, entretanto, que o layout fluído é padrão nos ebooks por um motivo. Ele torna a leitura mais acessível e confortável para o leitor. Além disso, ao incluir o texto dentro das imagens, o leitor não poderá pesquisar palavras no seu ebook, e é possível que as dimensões da imagem não se adequem a todas as telas.

E aí, autor? Está pronto para publicar seu ebook ilustrado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *