Como fazer capa para ebook? Uma missão possível

No blog da Bibliomundi, sempre comentamos que o autor independente é um faz tudo. A autopublicação traz total liberdade criativa para o escritor, mas vem com suas responsabilidades, e aprender como fazer capa capa para seu ebook é uma delas.

Sem dúvidas, essa é uma das tarefas que mais preocupa os autores. Afinal, escrever e revisar faz parte do trabalho, mas preparar capas? Isso é função do designer. Realmente, se você puder contratar um designer, será muito bom! No entanto, a maioria dos autores independentes não podem arcar com esse investimento logo de cara, e não tem problema. Você pode dar um jeito, e vamos ensinar como.

Ebook e livro impresso não são a mesma coisa

Antes de mais nada, é preciso entender o que é e como funciona uma capa de ebook. Se você cresceu cercado de livros impressos e tem uma imagem definida de como é uma capa de livro por causa disso, pode ir esquecendo. Publicar ebook é totalmente diferente!

Pense bem, livros são feitos para serem vendidos em livrarias, presencialmente. O leitor pode pegar o material na mão, olhar com calma a frente e o verso, abrir as orelhas do livro, tudo a vontade. Inclusive,uma lombada bonita é muitas vezes essencial para atrair a atenção do leitor, às vezes mais do que a frente do livro.

O ebook, por sua vez, é vendido exclusivamente online. Às vezes o leitor verá uma propaganda nas redes sociais ou ler sobre em um site, mas a maior parte do tempo o primeiro contato com a capa do livro será diretamente na loja virtual, em meio a diversas outras capas catalogadas. Em outras palavras, seu leitor em potencial vai decidir se o seu ebook é interessante ou não com base em um ícone, uma versão pequenininha da capa do seu livro.

Não, não haverá espaço para muitas informações nessa capa. Não haverá tempo para atrair o leitor com calma. Nada disso, sua capa deve ir direto ao ponto, conter apenas as informações mais importantes em texto e atrair o máximo de atenção com a imagem. Tendo isso em mente, você pode seguir para a próxima dica.

Pesquise capas de outros livros do mesmo gênero

Se outros autores conseguem vender ebooks, eles devem estar fazendo algo certo. Por isso, é sempre saudável se inspirar na concorrência. Vai escrever um livro de terror sobre lobisomens? Ótimo, pesquise outros ebooks de terror sobre lobisomens. Preste atenção em detalhes como:

  • Estilo da fonte utilizada (Ex.: serif ou sans serif?)
  • Estilo da imagem (Ex.: Ilustração? Foto? Apenas texto?)
  • Paleta de cores (Ex.: tons claros ou escuros? Muito contraste?)
  • Harmonização dos elementos (Ex.: muitas informações?)

Salve as suas capas favoritas como referência, elas poderão ser úteis depois. Também é interessante buscar exemplos do que não fazer. Acredite, existem blogs inteiros dedicados a capas feias. Tome cuidado para o seu ebook não entrar nessa lista.

Cuidado com as proporções

Outro fator relevante na hora de desenvolver uma capa para ebook são as proporções. Diferentes dos livros impressos, os ebooks não têm um padrão definido. Tanto a capa quanto o texto podem se adaptar a diferentes dispositivos.

Contudo, na hora de vender seu ebook em uma loja virtual, a capa deve se encaixar em um padrão. Esse padrão é neutro o suficiente para se adaptar bem a diversos dispositivos, oferecendo uma boa experiência para o leitor.

Recomendamos imagens de 1600 x 2400 pixels. É um tamanho grande o suficiente para que o leitor possa dar zoom, mas que continua legível em versão ícone. Agora, você já está pronto para botar a mão na massa.

O que eu preciso para fazer uma capa de ebook?

Esse é o ponto em que muitos escritores travam. Tudo bem, você já sabe como uma capa de ebook deve ser, mas onde fazê-la? Como? Com o quê? Para nós que não somos chegados em ferramentas de design como o Photoshop, é uma tarefa difícil.

Por sorte, existem desenvolvedores que sabem que nem todo mundo vai dominar ferramentas de design pouco intuitivas, e por isso preparam opções gratuitas e cheias de modelos prontos. Canva é uma ótima opção, por exemplo. Disponível como website e aplicativo para Android e iOS, essa plataforma conta com tutoriais e diversos layouts para cada tipo de design, e é repleto de opções gratuitas.

Caso você não se identifique com o Canva, existem muitos outros aplicativos e plataformas online, além das ferramentas clássicas que todo mundo conhece. Por incrível que pareça, é possível fazer uma capa de livro utilizando o Microsoft Word, por exemplo. Não é simples, mas é possível, e para quem prefere desenvolver as habilidades em uma mesma ferramenta em vez de partir para a próxima, pode ser uma boa.

Se você já tem uma ferramenta de design da sua preferência, os próximos passos são definir quais imagens e fontes usar na sua capa.

Escolhendo a imagem para a capa do seu ebook

A opção mais simples e certeira para a capa do seu ebook é uma stock photo. Isto é, fotos disponibilizadas em catálogos digitais voltados para a comercialização de imagens. Não se esqueça de adquirir imagens com permissão para uso comercial, afinal, você vai vender seu ebook.

Boa parte das stock photos estão disponíveis gratuitamente ou por preços baixos, mas o barato pode sair caro. Você não é o primeiro e nem será o último autor a ter a ideia de usar uma stock photo. Se investir na foto mais comum e barata, é bem possível que tenham outros mil ebooks com a mesma imagem na capa.

Para fugir desse risco, existem algumas alternativas. Primeiro, é comprar uma imagem de uso exclusivo. Isso não sairá barato, e significa que você terá que encomendar a imagem de um fotógrafo ou ilustrador. Outra opção é adquirir uma imagem que permite alterações e, então, editá-la até criar um efeito único. Muitos autores de ebook fazem montagens com várias imagens e efeitos para alcançar a capa ideal. Por fim, você pode simplesmente comprar uma stock photo um pouco mais cara e torcer para que os outros autores sejam pão-duros.

Se você deseja usar uma ilustração na capa do seu ebook, o melhor caminho é entrar em contato diretamente com o ilustrador. DeviantArt e Instagram são redes sociais voltadas para a imagem e com comunidades artísticas fortes. Você pode procurar ilustradores usando hashtags e, então, fazer uma comissão ou comprar o direito de uso por uma imagem já pronta.

Independentemente de onde você procurará sua imagem, a dica fundamental é não se esquecer das tendências do seu nicho. Busque algo que transmita a imagem que você enxerga para o seu livro, mas que também atenda às expectativas do seu leitor em potencial. No fim das contas, todos julgam o livro pela capa, e essas tendências dão ao leitor uma ideia do que se deve esperar do seu ebook.

Escolhendo a fonte para a capa do seu ebook

Pode não ser tão óbvio à primeira vista, mas a fonte é tão importante quanto a imagem na hora de fazer a capa de um ebook. Se você pensar bem, a imagem fica no fundo, e o texto deve ter destaque o suficiente para ser legível mesmo na versão ícone, com a capa pequenininha.

O uso de uma boa fonte confere profissionalismo à capa, que por consequência leva ao veredito sobre o seu trabalho como autor ser sério ou não. Algumas regras generalizadas sobre o uso de fontes (não só para capas de ebook, mas para a vida) são:

  • Não use Comic Sans
  • Não use Comic Sans
  • Não use Comic Sans
  • Não use Comic Sans JAMAIS!
  • E use fontes legíveis

Ah, também vale mencionar que não é uma boa ideia sair misturando mil fontes diferentes em um único design. A mistura é válida, mas deve ser feita com moderação e muito carinho. Qualquer erro pode ser desastroso.

Assim como qualquer outro elemento da capa, a fonte também deve seguir tendências referentes ao gênero do livro. Não é possível fazer uma generalização absoluta, mas temos algumas sugestões:

  • Use fontes sans-serif em obras de não ficção, com exceção de biografias, que combinam com fontes cursivas
  • Histórias de terror são versáteis, podem combinar com fontes caricatas (com manchas de sangue, por exemplo) ou opções mais sérias. Se atentar para nichos específicos e a faixa-etária dos leitores é essencial
  • Livros de romance também se dividem em faixas-etárias, se o público for mais jovem, uma fonte ao estilo “feita à mão” divertida cai bem, se seu público são mulheres adultas, é uma boa ideia usar uma fonte serif
  • Fontes minimalistas em letra maiúscula são perfeitas para livros de ficção científica, não tem erro
  • Livros de fantasia, em geral, combinam com fontes serif, mas também há espaço para brincar com estilos únicos (ex.: a fonte de Harry Potter, que lembra um raio)
  • Livros em série pedem fontes marcantes, com uma identidade visual bem definida, para que todas as capas tenham uma conexão entre si

Derek Murphy, do site Creativindie, fez uma compilação de 300 fontes para capas de livros organizadas por gênero literário. Caso você esteja em busca de uma inspiração, clique aqui para dar uma olhada na lista.

Considere a contratação de um capista profissional

Por último, mas não menos importante, é sempre válido considerar seriamente a possibilidade de contratar um profissional para fazer sua capa. Se você tiver condições e vontade de investir de verdade no seu ebook, acredite, valerá a pena.

Contudo, não contrate a primeira pessoa que vir pela frente. Procure um bom profissional, cujo portfólio atenda às suas expectativas, alguém que já tenha experiência fazendo capas de ebook. De preferência, alguém que já tenha feito capas para o seu nicho.

E, caso você não tenha dinheiro ou paciência para seguir qualquer uma dessas dicas, não se preocupe. Nós oferecemos alguns modelos de capa para os nossos autores. São básicos e não-exclusivos, mas muito melhor do que nada. Para muitos escritores, o que vale é dar o pontapé inicial e publicar o livro como está. Quando as vendas entrarem, você pode dar uma repaginada na capa!

E aí, autor? Como você fez a capa do seu ebook? Caso ainda tenha alguma dúvida, dê uma olhada no nosso artigo sobre A comunicação visual e vendas de ebooks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *