O que inspira você a escrever uma biografia? Contar a história de vida de uma pessoa não é uma ideia que vem ao acaso, sem motivo algum. Deve haver algo que ressoa em você, autor, na trajetória desse indivíduo. Esse fator misterioso é o que leva a narrativa adiante, que faz você escrever e o leitor ler. Mas o que é isso?
Quando pensamos em uma biografia, a princípio, pode parecer um gênero textual de certa forma técnico. O biógrafo deve fazer uma pesquisa aprofundada, levantando dados sobre a vivência de algum indivíduo em ordem cronológica. A pesquisa envolve muitas etapas, desde realização de entrevistas, procura de documentos oficiais até a leitura de artigos, cartas, e-mails, diários e tudo o mais que você puder imaginar.
Você deve levantar uma visão geral de quem foi essa pessoa: onde ela nasceu, onde cresceu, quem foi a sua família, se sofreu traumas, qual foi sua situação socioeconômica, quais eram suas aspirações, o que estudou e com o que trabalhou, como foram seus relacionamentos interpessoais, qual seu impacto social.
O “xis” da questão ao publicar livro biográfico é que não basta levantar uma ficha com os pontos mencionados acima. Para conquistar leitores, você deve desenvolver uma narrativa.
Por que escrever a biografia de um grande líder?
Líderes são pessoas capazes de influenciar o pensamento e o comportamento de outras pessoas através de suas ações e palavras. São pessoas que definem um exemplo, que conquistam autoridade e podem coordenar organizações e até mesmo nações.
Existem líderes em diversas áreas: no ativismo, na política, na religião. O que interessa é que essas pessoas têm impacto social, seja em uma pequena comunidade ou em todo o globo.
Não é difícil entender o charme de uma biografia de um grande líder. O que leva alguém a se tornar tão relevante? Como se constrói tanto carisma? De onde surgiu essa vontade, quiçá necessidade, de liderar? Em que contexto a sua ideologia se consolidou? Quando começou o seu trabalho pela comunidade?
Essa é uma visão generalizada. Mas e para você?
Se você quer publicar ebook biográfico que realmente envolve os leitores, é preciso buscar uma figura cuja trajetória mexe com você em primeiro lugar. Então, deve ir mais longe e buscar entender o que nessa trajetória o fascina.
Quem acompanha o blog de autopublicação da Bibliomundi já sabe que todo livro tem uma “tese”, até mesmo as obras de ficção. Uma boa biografia não é diferente. Como biógrafo, você deve fazer uma pesquisa completa, que não deixa nada de fora. Contudo, na hora de escrever, o que você traz para o público é a sua visão.
O que você quer demonstrar com essa história?
Você apoia esse líder?
Você acha que esse líder é um bom exemplo ou um mau exemplo para a população?
A princípio, é nosso instinto pensar que um biógrafo deve se inspirar positivamente no seu objeto de estudo, mas não é sempre o caso. Você pode querer escrever sobre uma figura pública que considera terrível, por qualquer motivo que seja. Talvez para mostrar um lado humano em alguém visto como um monstro. Talvez para mostrar o lado corrupto de uma figura pública que conquistou a população.
Compreender qual é a sua visão, sua tese, suas intenções é fundamental para a organização da biografia. Caso contrário, seu texto parecerá desorganizado, sem foco e sem atrativos para os leitores.
Passo a passo para escrever a biografia de um líder
Existem certas etapas que não devem ser puladas na hora de escrever uma biografia. Por se tratar de um texto baseado na vida de uma pessoa que existe de verdade, que possivelmente está viva e tem opiniões próprias, assim como direito à privacidade, você precisa tomar certas precauções.
- Garanta permissão para escrever a biografia. A não ser que se trate de uma figura pública e/ou alguém que já faleceu há muito tempo, é provável que você precise do aval do biografado e/ou de sua família para escrever a biografia. Caso contrário, você pode se envolver em um problema judicial. Na prática, também é muito mais fácil escrever uma biografia com a colaboração do biografado.
- Pesquise sobre sua vida pública. Tratando-se de um grande líder, é provável que esse indivíduo tenha realizado muitos discursos, debates e falas públicas em geral. Assista e leia tudo. Compreenda a fundo quem é essa figura pública. Acompanhe também todas as notícias sobre esse indivíduo, de preferência vindas de mais de uma fonte, para que você tenha acesso a perspectivas diferentes. Canais oficiais, como as redes sociais e site dessa figura pública, também são fundamentais.
- Pesquise sobre sua vida privada. Em uma biografia, há sempre o interesse em saber quem é um indivíduo em público versus É claro, você não precisa explorar esse aspecto de forma sensacionalista. Trata-se de conhecer sua família, seus amigos, saber dos seus hobbies, da sua trajetória pessoal. Caso você esteja pesquisando uma figura histórica, pode ser interessante trazer informações sobre o período em que viveu e como isso o influenciou.
- Realize entrevistas. Se possível, entreviste o biografado. Aliás, entreviste todo mundo que puder trazer fatos relevantes sobre o biografado. Sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho, da escola, da faculdade. Pessoas que o conheceram a fundo, pessoas que o conheceram de forma mais superficial. Até mesmo caso seja uma figura histórica, sem conhecidos vivos, pode ser interessante entrevistar um especialista ou um descendente.
- Organize a pesquisa em ordem cronológica. A organização é fundamental na hora de escrever uma obra de não ficção tão rica em informações quanto uma biografia. Montar uma linha do tempo de simples compreensão se provará muito útil durante o processo de escrita. Faça o possível para que os dados da sua pesquisa sejam de fácil acesso, por exemplo, separando em pastas com nomes.
- Desenvolva uma tese. Sempre tenha em mente o seu propósito ao escrever essa biografia. Transmita sua visão para o leitor. Essa é a sua perspectiva sobre a vida de alguém. Lembre-se disso e não tenha medo de escrever uma biografia avassaladora e envolvente.
E aí, autor? Se você fosse escrever a biografia de um grande líder, quem seria?