Uma dúvida frequente entre os autores independentes e adeptos da autopublicação é qual preço de capa escolher. Definir um preço para o seu próprio produto não é uma tarefa simples, e o melhor caminho para resolver essa questão é uma boa pesquisa de mercado.
Muitas vezes acostumados com os preços de livros impressos, que possuem maior valor agregado devido ao custo de produção e estética, os novos autores frequentemente atribuem preços que não condizem com a realidade dos livros digitais. Isto é, seus ebooks são caros demais.
Não adianta colocar um preço que você considera justo se ele está acima do valor que o seu público-alvo está disposto a pagar. O resultado mais provável será um ebook abandonado no catálogo. Ou seja, no fim das contas você ficará sem dinheiro de uma maneira ou de outra.
O melhor preço para o seu ebook é aquele que oferece retorno. Aquele que não só é pagável, mas também estimula os leitores em potencial a comprar seu livro. E, para que isso aconteça, existem algumas estratégias que você pode adotar periodicamente.
Pesquisa de mercado
Antes de mais nada, você deve estabelecer um valor médio padrão para o seu ebook com base na média de preços de outros livros digitais semelhantes. Busque outros livros que pertencem às mesmas categorias e subcategorias, que atraem os mesmos públicos. Um valor aproximado já ajuda.
Leve em consideração o quão conhecidos são os autores e os títulos que você pesquisou. A semelhança também deve estar aí, afinal, leitores em geral estarão mais dispostos a pagar mais caro em um livro famoso do que em um totalmente desconhecido. Logo, grandes autores têm mais liberdade na hora de escolher seus preços.
Na prática, mesmo os grandes best-sellers entre livros digitais utilizam promoções e preços baixos para atrair vendas e novos leitores. Isso acontece porque um valor realista e atrativo não é uma maneira de desvalorizar seu trabalho, mas sim uma estratégia inteligente de como conquistar vendas e fortalecer seu público.
Teste seus preços
Após uma boa pesquisa, está na hora de botar em prática o que você descobriu. No entanto, a jornada de descobertas ainda não acabou. O que você viu foi uma média de preços dos livros de outras pessoas, e está na hora de aprender o que funciona melhor para você.
Vamos fazer um teste. Consiste em alterar o preço do seu ebook a cada três dias e anotar sempre os resultados.
O primeiro preço é o valor médio que você considerou mais adequado. Caso seu ebook já tenha esse valor, basta anotar os resultados e fazer a primeira alteração: diminua o preço em 1 real.
Após três dias, anote os resultados, reduza mais 1 real. Repita o processo a cada três dias até que o seu ebook custe 1 real ou menos.
A partir daí, começa a subida. A cada três dias, aumente o valor do seu ebook em 1 real e anote os resultados. Prossiga até que o seu livro alcance o valor máximo dentro da faixa de preços de outros ebooks do mesmo nicho.
A ideia é encontrar o preço em que o seu livro mais vende. Para garantir o resultado correto, o recomendado é fazer o teste mais de uma vez e conferir se o padrão de vendas se repete. Caso não consiga resultados conclusivos nesse modelo, vale fazer as alterações com espaços de 5 a 5 dias, por exemplo.
Defina suas metas
É importante também levar em consideração qual a sua prioridade agora: lucrar ou vender. Caso o seu livro não tenha muitas vendas ou avaliações, vale a pena investir no aumento da quantidade das vendas para que mais leitores sejam atraídos.
No entanto, se atrair mais público e garantir uma página de vendas atrativa não é uma prioridade agora, é justo optar por um preço que garanta lucros.
Lembre-se: o preço certo é aquele que funciona melhor para você. Após aplicar todos os testes, cabe a ninguém mais decidir qual o valor e estratégia mais adequados.
O primeiro é mais barato
Assim como os leitores estão dispostos a pagar preços mais altos por livros conhecidos, você pode aproveitar essa tendência para cobrar mais caro em alguns títulos do que outros.
Na trajetória de autores iniciantes, o normal é que o primeiro livro publicado, a princípio, tenha um preço baixo. Após conquistar certa autoridade, esse preço pode aumentar.
O que acontece é que, mesmo após lançar mais livros digitais, você pode ofertar alguns ebooks com o propósito de familiarizar leitores com o seu nome e sua marca, para que, em seguida, eles comprem outros títulos mais caros também.
Isso é especialmente funcional para livros em série. A ideia é oferecer o primeiro livro mais barato e ir aumentando o valor em escadinha por ordem de leitura. Dessa maneira, se o primeiro ebook custa X, o segundo custa X+1, o terceiro X+2 e por aí vai.
Mas, atenção! Os preços ainda precisam ser realistas! Uma diferença de 1 ou 2 reais em uma trilogia já é boa o suficiente, por exemplo.
Altos e baixos
Às vezes um preço mais alto é capaz de valorizar um produto, além de oferecer maior lucro ao vendedor. As promoções, por sua vez, atraem leitores e conquistam muito mais vendas. Por que não combinar os dois?
Aumente seu preço por um tempo e, depois, reduza-o bastante. Deixe-o quase de graça. O resultado será uma promoção imperdível para seus leitores. Se, após a promoção, o preço ficar alto novamente, a imagem de um produto valorizado será consolidada.
Experimente e observe os resultados que obtém. Depois de um tempo, retorne ao valor normal considerado mais rentável.
Todas essas estratégias contribuem para que o seu livro não fique estagnado. Não é possível esperar uma mudança nos resultados caso você nunca mude de abordagem. Todo esse movimento contribui para que você encontre modelos que funcionem bem com seus títulos.
E aí, autor? Já fez seus testes e encontrou uma faixa de preço ideal? Compartilhe suas experiências conosco e contribua para uma comunidade cada vez melhor de escritores.