Como ensinar crianças a gostarem de ler?

Pesquisas mostram que ler por prazer pode fazer uma enorme diferença para as crianças, não apenas nos estudos (mesmo em matérias como física e matemática), como também social e emocionalmente.

Mas, sabemos bem que nem todas as crianças lêem por prazer. Na verdade, a maioria delas pode achar difícil ou entediante.

Ao cultivar bons hábitos desde cedo, pode-se ajudar uma criança a se tornar uma pessoa mais culta, empática, curiosa e aberta à diversidade. Além disso, a leitura é um hábito que proporciona às crianças uma fuga, desafiando sua imaginação e criatividade, enquanto lhes ensinam lições essenciais para a vida.

Quando uma criança não tem seu interesse por ler despertado, os pais se sentem incapazes e ficam sem saber como ajudar seus filhos a desenvolverem o gosto pela leitura. Cabe a eles e aos professores incentivar as crianças a ler e, quando necessário, tentar diferentes maneiras de fazê-lo.

Dicas importantes para ensinar crianças a gostarem de ler

  • Adote uma abordagem suave

Comece sem forçá-las de forma alguma. Se você fizer isso, é provável que elas considerem isso uma tarefa chata e árdua, e passem a não querer mais tentar. Em vez disso, instigue-as na direção certa com calma, criando uma atmosfera que as inspire a pegar um livro e lê-lo espontaneamente.

  • Envolva as crianças na escolha dos livros

Quando as crianças escolhem um livro por conta própria, elas sentem orgulho disso, e são mais propensas a lê-lo. Você pode complementar a decisão delas chegando a um acordo em que elas podem ler o livro que escolherem, desde que também leiam um escolhido por você.

  • Explore diferentes gêneros

Assim como os leitores adultos, as crianças também têm preferências, mas elas podem não ser capazes de diferenciar entre os gêneros ainda. Adquira livros com histórias que se enquadram em vários estilos e temas. Se a criança se interessar por um tipo específico de escrita, adquira livros semelhantes para manter o interesse dela lá em cima! Explore também temas ricos da nossa cultura, como o folclore.

  • Cerque-se de livros

Esta é uma dica que ajuda tanto as crianças quanto os adultos a desenvolver o hábito da leitura. Quando as crianças estão cercadas de livros pela casa, nas estantes, nas mesas de cabeceira e no quarto, a curiosidade acaba levando-as a pegar um. Além disso, ter material de leitura por perto deixa as crianças mais acostumadas com a ideia de que os livros são uma parte da nossa vida e devem ser valorizados.

  • Leia na frente das crianças

Crianças são rápidas em imitar adultos. Por isso, a coisa mais simples a fazer é sentar na frente delas com um livro na mão. Você não precisa falar sobre livros, apenas fazer com que a criança te veja lendo afetará positivamente a vida dela.

  • Faça um cronograma

Planeje o dia de tal forma que você reserve um tempo para a criança sentar e ler. Não deixe esta atividade para o final do dia, pois é quando as crianças costumam estar cansadas. Descubra o horário em que elas estão mais alertas e comece com 15 minutos a meia hora de leitura.

  • Deixe as crianças lerem sozinhas

Permita que a criança leia sozinha, em seu quarto ou onde quiser, pois isso aumenta sua confiança e individualidade. Se você se preocupa com o fato de elas pularem páginas, diga que gostaria de saber a história assim que terminarem.

  • Incentive as crianças a ler em voz alta

Há vários benefícios de ler em voz alta. No caso de crianças menores, ajuda-as a processar melhor as informações, pronunciar as palavras corretamente e entender as nuances da linguagem. Ao falar, é menos provável que o foco de uma criança divague. À medida que ouvem a si mesmos, elas se envolvem mais na história, levando a uma melhor compreensão e associação com os personagens do livro. Para um pouco mais de diversão, incentive a criança a criar vozes diferentes para cada personagem.

  • Planeje atividades em torno de livros

Planeje atividades saudáveis ​​que envolvam livros. Crie a rotina de visitar bibliotecas e livrarias. Já em casa, trabalhe a ideia de ler além de apenas terminar o livro, pedindo que desenhem cenas ou façam um artesanato baseado nos personagens daquele livro. Assim, a leitura torna-se uma experiência educativa e lúdica.

  • Incorpore a tecnologia com a leitura

Devido aos avanços tecnológicos, há uma preocupação crescente em relação ao tempo que as crianças passam em frente às telas. Ao incorporar a leitura ao tempo diário de tela de uma criança, podemos torná-lo mais produtivo. Existe a opção de ler eBooks, principalmente os eBooks ilustradosas crianças podem achar fascinante!

Agora que você já sabe como fazer crianças gostarem de ler, que tal aprender a escrever histórias para crianças de todas as idades?

Não existe momento certo para começar a escrever livros infantis, toda hora é hora!

Já sabe: conte com a Bibliomundi e publique hoje mesmo o seu livro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *