Book Trailer: O que é e como fazer

Os book trailers são uma das estratégias mais inovadoras para a divulgação de ebooks. O nome é autoexplicativo. Trata-se de nada mais, nada menos, do que trailer em vídeo de seu livro digital.

É a sua oportunidade de expandir seu plano de divulgação para outras mídias, além de texto. Os vídeos são comprovadamente um dos meios de comunicação com maior poder persuasivo, em especial quando se trata de marketing. O segredo está na capacidade de apelar para diferentes sentidos, visão e audição, criando sensações complexas no público.

O book trailer permite que você apresente leitores em potencial ao seu produto, o ebook, de maneira intensa e personalizada. Com uma seleção apurada de imagens, vídeos, trilha sonora e texto, além de um roteiro muito bem escrito, você pode definir o tom do seu livro e instigar o público.

Além de todas essas vantagens, é possível fazer o book trailer você mesmo utilizando ferramentas simples de edição de vídeo e ainda assim garantir um bom resultado. Caso você prefira terceirizar o serviço, existem empresas e profissionais disponíveis para fazer um material da mais alta qualidade.

O estilo do seu book trailer

Ao aceitar a tarefa que é desenvolver um book trailer, você deve visualizar a maneira em que seu ebook merece ser representado. O que você enxerga quando pensa em seu livro? E como você quer que os leitores o enxerguem?

A resposta dessas perguntas é crucial. Você deve conhecer seu livro e saber quem é seu público e como se comunicar com ele.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é recomendável utilizar atores ou até mesmo mostrar rostos de pessoas reais para representar personagens em um book trailer. Além da possibilidade da atuação amadora causar uma primeira impressão ruim, o uso de rostos coloca um limite na imaginação dos leitores.

Um book trailer não almeja ser um trailer de filme. Ele tem um objetivo próprio, que é introduzir um livro ao leitor de maneira multissensorial, e segue suas próprias regras e estilo.

Quanto ao que você deseja fazer em seu book trailer, as possibilidades são diversas. O trailer pode ser animado, filmado ou conter apenas imagens. Ele pode ter apenas trilha sonora ou contar com um narrador. Além disso, sua estética depende muito do gênero do ebook.

O modelo que conta com imagens é o mais econômico. Com ele, você pode buscar imagens gratuitas ou de baixo custo na internet que se adequem às suas necessidades.

A animação, por sua vez, deve ser feita por profissionais da área, mas quando bem feita, o resultado é impressionante.

Os princípios de um book trailer

Os book trailers são vídeos de aproximadamente 1:30 min, com roteiro e trilha sonora, além de apelo visual adequado. Em geral, há a presença de narração, seja por escrito ou falada.

O vídeo não tem a intenção de resumir a história, mas sim atrair a atenção do público em uma espécie de sinopse aberta. Isto é, mais vale despertar a curiosidade do que responder perguntas.

Em outras palavras, o trailer deve ser simples e envolvente. É importante manter essas características em mente ao desenvolver o trailer, em especial considerando os recursos que tem em mãos. Tente fazer algo dentro de suas possibilidades e é provável que o resultado saia mais profissional do que se buscasse dar um passo maior do que as pernas.

Não confunda “simples” com “fácil”, no entanto. O trailer é uma peça de marketing e, quanto mais curta uma chamada de marketing, mais eficazes devem ser as palavras escolhidas. Você tem apenas 1:30 min para cativar seu público. Cuide bem do roteiro.

Apresente os elementos principais da história para que o leitor tenha alguma noção do que esperar e lance questões que só podem ser respondidas pelo ebook. Frases de efeito cativantes também são uma boa.

Escolhendo seus recursos

É importante escolher cuidadosamente qual fonte utilizar e também no posicionamento do texto. Evite opções muito comuns, exageradas ou com má reputação. O uso de Comic Sans está expressamente proibido.

Para encontrar sua fonte ideal, é uma boa ideia buscar sites especializados onde você pode fazer download de pacotes, como o DaFont, onde você encontrará diversas opções organizadas por estilo.

Lembre-se de que isto é um vídeo, não um livro. Por isso, exiba pouco texto de cada vez. O ideal seria uma quantidade de palavras um pouco inferior à das legendas. Afinal, a ideia é oferecer destaque e causar impacto, não apenas passar informações.

Na hora de escolher a trilha sonora, existem alguns sites que disponibilizam músicas e efeitos sonoros catalogados por estilo, gênero, entre outros. Algumas opções são o soundsnap e o 300 Monks. Sempre escolha faixas com os direitos de uso liberados, caso contrário, terá de comprar os direitos.

A maioria dos book trailers possuem apenas narração escrita, portanto, a presença de um narrador pode ser um grande diferencial em seu trailer.

Alguns escritores sentem-se confiantes para narrar vocalmente seus próprios book trailers. Caso você tenha uma boa dicção e uma voz agradável, adequada para o tom almejado no vídeo, essa é uma opção interessante.

No entanto, uma narração malfeita ou gravada com equipamentos de baixa qualidade causará uma sensação de amadorismo no vídeo. Por isso, em geral, é melhor optar por textos ou locutores profissionais.

Além disso, para que o vídeo seja bem finalizado, pode ser uma boa ideia contratar alguém ou ao menos solicitar a ajuda de algum amigo experiente na área para fazer a pós-produção do trailer.

Para finalizar, confira alguns exemplos de book trailers para inspirar você:

E você, autor? Já fez um book trailer? Compartilhe suas experiências e contribua para que a nossa comunidade de escritores torne-se ainda mais forte.

1 comentário

  1. ALEX

    Muito interessante. Já havia pensado em algo do gênero, porque tenho escrito uns roteiros e achava ser ideal para literatura. Precisava de um luz para definir como. Encontrei… Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *