Aprenda a escrever livros infantis incríveis

Os livros infantis representam um mercado em crescimento. Segundo dados do BookScan, houve um aumento de 28,7% nas vendas desse nicho em um período de 5 anos nos EUA. São ótimas notícias para o setor editorial. Mas se você quer publicar livro infantil só por causa desses dados, é melhor parar por aí.

Não temos o que criticar nos livros infantis. Como já explicamos no artigo Ebooks de literatura infantil, eles têm a capacidade de contribuir profundamente no desenvolvimento de uma criança, inclusive aquelas que apresentam dificuldades na leitura. Trata-se de um trabalho belíssimo, criativo e que traz benefícios comprovados para a sociedade.

E é por isso mesmo que vamos avisar. Escrever livros infantis incríveis não é fácil. Se engana quem pensa que só porque são livros curtos, com poucas palavras e muitos desenhos, serão fáceis de escrever.

Para começo de conversa, o escritor deve adaptar todo o seu vocabulário na hora de escrever livro infantil. Não basta ser apenas “um pouco mais simples”. O texto inteiro deve ser adaptado à faixa-etária exata do seu público-alvo, levando em consideração os estágios do desenvolvimento cognitivo infanto-juvenil.

Escrever livros infantis incríveis significa se entregar por completo a esse universo, onde cada detalhe é planejado minuciosamente, como em um poema de métrica perfeita. E esse processo pode ser maravilhoso, desde que você tenha a motivação certa: amar literatura infantil. Então, vamos às dicas de autopublicação de hoje.

1.     Defina seu público-alvo

Pensar no público-alvo é sempre uma boa ideia, mas quando se trata de escrever um livro infantil, torna-se uma necessidade. A quantidade de palavras, a diagramação, o número de páginas e ilustrações, a complexidade do enredo, cada mínimo detalhe deve ser planejado pensando nas características do seu público.

Algumas dicas para escrever livro infantil de acordo com a faixa-etária:

  • Crianças de 0 a 4 anos – Livros de 0 a 100 palavras. Conteúdo bem simples, com muitas ilustrações. Temas comuns são as cores, os números e a rotina da criança (ex.: hora de dormir).
  • Crianças de 3 a 8 anos – Livros de 0 a 700 palavras. Ilustrações grandes, que se articulam com o texto para contar uma história. O enredo deve ser completo, com começo, meio e fim. Esses livros costumam ser lidos em voz alta por um adulto.
  • Crianças de 5 a 7 anos – Livros de 200 a 20.000 palavras. A intenção é incentivar a criança a começar a ler sozinha. Muitas vezes, o livro será dividido em capítulos. O enredo e o vocabulário devem ser simples, mas o tamanho do livro causa a impressão de um grande desafio para a criança, que se sentirá vitoriosa ao concluir a leitura.
  • Crianças de 8 a 10 anos – Livros de 20.000 a 35.000 palavras. O enredo começa a ficar um pouco mais complexo, com uma quantidade maior de palavras, e a quantidade de ilustrações diminui.

2.     Busque inspirações em outros livros infantis

Ler muitos livros é um bom exercício para qualquer autor. Isso também se aplica a livros infantis. Somente com a leitura você se acostumará com o formato exato que procura para o seu público-alvo, além de aprender como desenvolver um enredo dentro do número limitado de palavras que a literatura infantil pode oferecer.

Lembre-se também que a literatura infantil engloba diferentes gêneros, assim como a literatura para adultos. Crianças podem ler livros de fantasia, de ficção científica, poesias, biografias, até mesmo romances históricos e não ficção! Cada um desses gêneros é, obviamente, adaptado a faixa-etária. Aprenda como essa adaptação funciona e priorize os gêneros que você tem interesse em escrever.

3.     Pense em uma boa ideia para seu livro infantil

As ideias para escrever um livro podem vir de qualquer lugar. Às vezes, será inspirado em outro livro. Às vezes, será baseado em uma situação real. Outras vezes, será um produto direto da sua imaginação. Todas essas possibilidades são válidas, desde que façam sentido para o mercado de literatura infantil.

Livros para crianças quase sempre visam ensinar alguma lição. Isso é feito de forma lúdica, para que o leitor se sinta engajado e se divirta enquanto aprende. Por isso, se você quer escrever um livro infantil, é importante pensar em um propósito para a sua história.

Algumas das características essenciais para escrever livros infantis incríveis são:

  • Ensinar uma lição relevante
  • Ter enredo e vocabulário adequados para a faixa-etária
  • Apresentar ilustrações de alta qualidade
  • Entreter os adultos que compraram o livro

4.     Planeje, escreva e edite

Não, você não precisa ser aquele escritor hiper organizado que faz um planejamento minucioso antes de escrever. No entanto, é um fato que a primeira versão do seu livro não será a versão final. Então, se organize pelo menos um pouco.

Escreva o seu enredo. Pode ser em prosa, pode ser em formato de lista. Apenas escreva. E veja como você pode evoluir a partir daí. O seu livro provavelmente passará por trabalho e retrabalho, com muitas edições. Talvez até mesmo viaje por diferentes estilos de escrita.

Recomendamos sempre que você busque a opinião de outras pessoas no período de edição. De preferência, consulte um profissional. Pode ser um editor ou outro autor, mas é importante que seja uma pessoa familiarizada com a literatura infantil. A opinião de uma criança é muitíssimo valiosa também.

5.     Contrate um ilustrador!

Por fim, o que não pode faltar em um livro infantil são ilustrações. É possível dizer que elas são tão importantes quanto o texto, não só na hora de transmitir as ideias para o leitor, mas até mesmo na construção da identidade do livro.

Você pode procurar ilustradores pedindo indicação a outros autores ou diretamente em grupos e redes sociais para profissionais da ilustração. Atualmente, o Instagram está crescendo bastante como ferramenta de trabalho para artistas. Dê uma olhada!

E aí,  autor? Está animado para publicar ebook infantil? Deixe um comentário com as suas dúvidas e experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *