A literatura de nicho nunca teve tantas oportunidades quanto na era da autopublicação de ebooks. Autores independentes podem publicar livro do gênero que quiserem, se aventurando por campos inexplorados sem precisar passar pelo pente fino das editoras tradicionais, que tipicamente não gostam de assumir riscos. O resultado é simples: cada vez mais leitores ávidos compram livros indie dos seus nichos preferidos.
São essas e outras tendências que fazem com que o autor empreendedor tenha uma ótima performance no mercado de livros digitais, como abordamos nos artigos Novos mercados de ebooks para editoras e Tendências de ebooks para 2019.
No entanto, para vender bem, não basta apostar no inusitado. É fundamental saber o que e para quem você está escrevendo. Quando se escolhe a autopublicação, o próprio escritor é responsável por preencher os metadados do ebook. Isto é, as informações que categorizam o livro nos sites de vendas. E é através desses metadados que cada leitor encontra a leitura que deseja.
O problema do mercado editorial independente é que muitos autores não conhecem os subgêneros a fundo ou têm dificuldade para categorizar sua própria obra. A categorização errada de ebooks é mais comum do que você pensa.
Cadastrar um livro no gênero errado pode ter resultados catastróficos. O que pode parecer um erro bobo a princípio pode afastar você dos seus leitores ideais e gerar uma série de avaliações negativas de leitores que esperavam algo diferente.
Basicamente, escrever um livro bom e original não é suficiente. Cada leitor tem gosto e expectativas específicos. Os leitores acostumados a comprar ebooks já têm o hábito de pesquisar livros por subgênero, buscando características bem específicas que vão além de “romance” ou “mistério” em geral. Sem a categorização correta, esse leitor ávido nem conhecerá o seu trabalho. E, caso outro leitor compre um livro que não bate com as características do nicho desejado, grandes são as chances de ficar frustrado e deixar uma avaliação negativa. O autor perde duas vezes.
Como acertar na hora de escolher o gênero literário de nicho?
Estude os subgêneros e entenda onde o seu livro se encaixa. Muitos escritores podem ter dificuldade para colocar suas obras em uma caixinha porque acreditam transcender as barreiras dos gêneros literários, e talvez realmente transcendam. Contudo, esses rótulos existem por um, ou melhor, por vários motivos.
Compreender os gêneros e subgêneros literários a fundo não só ajudará seu público-alvo a encontrar seu livro. Até mesmo sua habilidade de escrita pode evoluir com esse conhecimento, mesmo que o seu interesse seja fugir das convenções e criar algo novo. Afinal, é preciso conhecer as regras para quebrá-las com sabedoria.
Por isso, vamos tirar algumas dúvidas em relação a subgêneros literários de nichos que são campeões quando o assunto é livro na prateleira errada (digitalmente falando).
Romance Paranormal
Muitas vezes confundido com livros de Ficção Científica e Fantasia, o Romance Paranormal é aquele que envolve criaturas paranormais (vampiros, lobisomens, fantasmas, entre outros), mas se passa na nossa realidade, o mundo como o conhecemos. Livros de Ficção Científica e Fantasia, em geral, se passam no futuro e em outro mundo, respectivamente.
Ficção Científica – Steampunk
O Steampunk é um gênero que segue a estética industrial do século XIX, era das máquinas a vapor, mas com tecnologia mais avançada do que seria possível para a época. Alguns dos elementos-chave da estética Steampunk são máquinas a vapor, madeira, cobre, bronze e engrenagens. Muitas engrenagens.
Para entrar nesta categoria, não basta fazer um romance histórico com elementos de ficção científica. Se o seu livro se passa em uma época diferente, já não é mais um livro Steampunk. Se ele não segue essa estética a risca, também não pode ser considerado Steampunk.
Ficção Científica – Ópera Espacial (Space Opera)
Não, a Ópera Espacial não é um musical que se passa no espaço. Aliás, nem é qualquer romance que se passa no espaço também. A Space Opera, como também é conhecida, trata-se de um subgênero específico da Ficção Científica, caracterizado pela aventura, o melodrama, as batalhas interplanetárias (ou até mesmo intergaláticas) e o cavalheirismo.
Mistério & Detetives – Detetives Durões (Hardboiled)
O subgênero Hardboiled, em português categorizado como “Detetives Durões”, é visto por muitos autores como uma categoria vaga, que se aplica a qualquer história de mistério com detetives. Essa impressão está errada. Os tais “Detetives Durões” são anti-heróis que lidam com um sistema legal corrupto e crime organizado violento. Essas características definem o gênero e não podem ser ignoradas.
Mistério & Detetives – Aconchegantes (Cozy Mystery)
Os Mistérios Aconchegantes, por sua vez, são generalizados como histórias de mistério sem grande violência. Embora boa parte dos cozies sejam assim, não é de regra, e existem outros elementos importantes que não devem ser negligenciados. Por exemplo, o cenário costuma ser um lugar pequeno, confinado, como uma casa ou vilarejo; e o detetive tende a ser alguém amador.
Mistério & Detetives – Mulheres Detetives
Aqui, o erro é achar que basta ter uma personagem feminina para colocar o ebook na categoria “Mulheres Detetives”. Para entrar neste subgênero, a investigação precisa ser conduzida por uma mulher ou uma equipe de mulheres. Livros protagonizados por uma dupla de detetives homem e mulher não entram.
Ficção Literária
O termo “Ficção Literária” leva a problemas óbvios. O que isso quer dizer? E se eu achar que todo livro é literatura? Tem algum livro que não seja Ficção Literária? Vamos às respostas:
- O termo Ficção Literária diz respeito a um gênero de romances com ênfase nas personagens e suas complexidades, não no enredo.
- Existem muitas opiniões diferentes sobre o que é literatura, mas o gênero Ficção Literária é uma categoria específica e bem definida.
- Logo, vários livros não podem ser considerados Ficção Literária. Qualquer livro com mais ênfase no enredo do que nas personagens, por exemplo.
Embora os livros de Ficção Literária tenham essa ênfase nas personagens, eles também podem ter um enredo bem elaborado. A questão é justamente a ênfase. Geralmente, o enredo será mais sutil, com um ritmo mais lento, com menos clímaces cheios de ação. Também é comum que a Ficção Literária aborde temas relacionados às emoções humanas.
E aí, autor? Você conhecia todos esses subgêneros? Talvez algumas dessas definições fossem óbvias para você, mas os erros provam que não é assim para todo mundo. Caso você queira publicar ebook e ainda não saiba qual é o gênero, vale a pena você olhar as suas inspirações e ver em quais categorias elas se encaixam.
Para saber mais sobre como categorizar o gênero do seu livro na hora de publicar, dê uma olhada no artigo A magia das palavras-chave!