5 Maneiras de escrever uma história de ficção

Escrever uma história de ficção é o desejo de muitos aspirantes a escritores e até mesmo de autores que seguiram em caminhos diferentes, como a poesia e a não ficção. A ficção é sedutora.

A inspiração vem quando você menos espera e, de repente, sua mente é dominada por universos e personagens que não pertencem a nossa realidade. É a função do autor desbravar o território selvagem da imaginação e transmitir em palavras envolventes o seu conhecimento sobre esse novo mundo.

Mas, com tantas ideias desorganizadas na cabeça, saber como escrever uma história de ficção pode não ser tão simples e natural quanto a primeira luz da inspiração faz parecer. Agora, a tarefa vai além: você deve escrever arduamente e com disciplina até concluir uma obra coerente com começo, meio e fim.

Para ajudar escritores perdidos a encontrarem seus caminhos e levarem seus livros para a autopublicação, selecionamos 5 maneiras de escrever uma história de ficção com alguns bônus!

1.     Estabeleça uma meta de palavras diárias

A disciplina é importante para um autor profissional. O lampejo de inspiração é uma dádiva que só visita o escritor esporadicamente e, se você quer mesmo escrever uma história de ficção completa, deve abandonar a carência por inspiração e encontrar na disciplina o seu novo gás.

A verdade é que, ao parar de esperar pela inspiração e botar a mão na massa diariamente, o provável é que você encontre por conta própria uma nova forma de se inspirar. E, para não desistir de escrever e não ser consumido pela preguiça, estabelecer metas é importante.

Por isso, uma maneira interessante de escrever uma história de ficção é escolher uma meta razoável de acordo com a sua própria produtividade média (ex.: entre 500 e 2000 palavras por dia). Então, você terá um compromisso consigo mesmo de não descansar até escrever esse tanto de palavras por dia.

Prós: ajuda a superar o perfeccionismo, que não tem lugar na etapa de criação, e aumentar a produtividade. Quando se bate as metas, é uma ótima maneira de se motivar. Permite concluir a história mais rápido.

Contras: pode ser cansativo e desestimular o escritor a pensar adequadamente sobre o enredo. Escritores podem “trapacear” usando palavras demais para transmitir mensagens simples.

ALTERNATIVA: estabeleça um limite de palavras por dia. Você levará mais tempo para publicar ebook, especialmente se o limite for bem baixo (500 palavras), mas o limite fará com que você pare de escrever enquanto as ideias ainda estão fluindo.

2.     Desconecte-se da realidade

Desligue sua internet. Desligue seu telefone. Sem conversa fiada, sem joguinhos, sem redes sociais, sem distrações. Agora é você e seu livro.

Essa técnica, assim como qualquer outra, requer disciplina e planejamento. Para dar certo, você precisa separar um tempo todos os dias, por exemplo, 2 horas, em que você não fará nada além de escrever.

Prós: Sem distrações! Agora você pode escrever uma história de ficção com calma e a fundo, realmente colocando sua alma e dedicação no enredo e nas palavras.

Contras: Procrastinação. Algumas pessoas preferem fazer qualquer coisa à desligar seus telefones e, se escrever significa ter que se desconectar, inconscientemente, o ato da escrita ficará associado à algo negativo para essas pessoas.

3.     Planeje o seu livro

Planejar o enredo antes de começar seu ebook é uma ótima maneira de escrever uma história de ficção. Existem alguns métodos diferentes de planejamento.

Você pode escolher entre tentar fazer uma linha do tempo da história ou fazer uma frase, transformá-la em um parágrafo, depois em uma página e ir expandindo até se transformar em um livro. Essas são apenas duas opções entre uma infinidade de possibilidades.

Discutimos a fundo se vale a pena planejar livro antes de escrever no artigo Enredo: planejar ou deixar rolar. Alguns dos prós e contras são…

Prós: Você vai se sentir mais confiante com a continuidade da história. É provável que o enredo fique mais bem estruturado e consistente também, sem furos e errinhos. Além disso, você pode se sentir entusiasmado para chegar nas partes mais interessantes da história.

Contras: Alguns autores se sentem desmotivados quando já sabem o final. Você pode fechar a cabeça para ideias novas e melhores. Talvez depois de escrever metade do livro, você perceba que o planejamento não faz mais sentido.

4.     Escreva do início ao fim (sem saber o final)

O principal concorrente do planejamento é a técnica de simplesmente começar do começo e ir escrevendo sua história até ela terminar. Um bom exemplo de como deixar rolar.

Esse é um método natural e interessante, que estimula o escritor a ir imaginando e desenvolvendo seu enredo conforme escreve. Para manter a organização, você pode tentar organizar as informações que já sabe da história, evitando inconsistências.

Pode até parecer menos desorganizado do que o planejamento, mas também funciona para muitos autores renomados. É realmente uma questão de preferências pessoais.

Prós: É um método bem simples. Você conhecerá seu livro na mesma ordem que o leitor, e esse processo é fascinante. Suas personagens poderão se desenvolver com maior liberdade, sem seguir o enredo.

Contras: Talvez o resultado final não seja lá o que você esperava. Sem planejamento, a história pode tomar rumos inesperados, que nem sempre são tão bons. Você pode se desanimar nas partes mais entediantes da história, mas que parecem necessárias para a progressão.

5.     Escreva a cena que vier à cabeça

Do outro lado, temos outra maneira de escrever uma história de ficção que é ainda mais natural e pode-se dizer que um pouco desorganizada. Basicamente, você escreve a cena que vier à cabeça. O que você imaginar, você escreve.

Nesse formato parecido com o quebra cabeça, a história vai se desenrolando de maneira não linear. Quando você sentir que tem todas as peças necessárias, você “monta” o seu ebook, conectando cada cena até ter uma estrutura completa.

Prós: Você captura os lampejos de inspiração que vieram a cada cena que imaginou. Dessa forma, a história provavelmente terá tudo a ver com os temas e ideias principais que você desejava.

Contras: Conectar cenas desconexas pode ser bem mais difícil do que você imaginava. É provável que você precise reescrever muitas partes de seu livro para que ele tenha o mínimo de coerência e consistência.

No fim das contas, o maior segredo para escrever um livro é simplesmente escrever. É parar de enrolar e colocar as palavras na tela em branco. É começar e ir até o fim, não importa a ordem dos fatores.

Escolha o método que parecer mais interessante ou adequado e comece agora!

1 comentário


  1. As dicas que vocês dão aqui são simplesmente espetaculares. Antes, quando tinha uma dúvida referente a escrita ou a gêneros, ia no tio Google e passava várias horas pesquisando, hoje em dia, digito o endereço do blog da Bibliomundi e vou no tópico que eu desejo – PUUFF, dúvida deletada. Valeu mesmo pessoal!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *