5 dicas para vender mais seu livro ainda em 2018!

2018 já está acabando, mas ainda dá tempo de lucrar com seus ebooks. Aproveite o clima de final de ano para otimizar as vendas e começar 2019 com um dinheiro extra e muito gás para a autopublicação de ainda mais livros. Confira cinco dicas rápidas de executar que podem revolucionar suas vendas:

1.     Mude o preço do seu ebook, faça uma promoção!

Dizem por aí que não se julga um livro pela capa, mas com certeza se compra um ebook pelo preço. Grande parte do atrativo dos livros digitais é sua acessibilidade: ebooks não pesam no bolso, literal ou figurativamente. Isso permite que leitores ávidos devorem um ebook atrás do outro sem gastar muito dinheiro.

Ao publicar ebook, é importante levar em consideração a faixa de preço habitual de outros ebooks do seu nicho, que frequentemente não passará dos R$ 10. Pode parecer pouco, mas funciona. Os preços baixos impulsionam vendas, acumulando lucro. Nós abordamos esse assunto a fundo no artigo Como escolher o preço de capa do seu ebook.

A Bibliomundi permite que os autores atualizem o preço de capa de seus ebooks a qualquer momento, então, que tal aproveitar o fim de ano para lançar uma promoção bombástica?

Se você publicou uma série de livros, experimente disponibilizar o primeiro gratuitamente. Dessa forma, você incentiva novos leitores a conhecerem o seu trabalho e, na curiosidade para saber o fim da história, comprarão os próximos livros da série. Essa mesma estratégia também pode funcionar para autores que publicam muitos livros, mas não necessariamente séries.

É interessante avisar aos leitores da promoção, seja por redes sociais, anúncio ou até mesmo na sinopse do livro, que também pode ser atualizada a qualquer momento. Variações no preço do ebook e promoções por tempo limitado aumentam a sensação de urgência, impulsionando vendas rápidas.

2.     Divulgue seu ebook agora mesmo

Se você quer ser um best-seller, pensar em uma boa estratégia de marketing é essencial. Sabemos que boa parte dos frutos do marketing digital se colhem a longo prazo, mas existem caminhos simples e rápidos para impulsionar suas vendas. O importante é não perder tempo!

Ainda não tem uma página no Facebook e uma conta profissional no Instagram? Crie agora mesmo. Já tem? Ótimo. Antes de mais nada, publique sobre o seu ebook nesses canais. Publique a capa, trechos interessantes da obra, a sinopse, o que houver de conteúdo para mostrar que você leva a escrita a sério.

Caso o seu livro já tenha recebido avaliações de destaque, mencione-as. Dê preferência para resenhas feitas por blogs, influenciadores e personalidades reconhecidas, mas até mesmo as avaliações na página de vendas do seu ebook são válidas. O importante é mostrar que outras pessoas leram e gostaram do seu ebook.

Uma vantagem importante das redes sociais são as possibilidades de divulgação paga que elas oferecem. Se você puder investir em marketing pago, é interessante divulgar a promoção de fim de ano do seu ebook com uma publicação impulsionada do Facebook ou do Instagram. No entanto, antes de investir seu dinheiro, procure exemplos de propagandas de ebooks do seu nicho e se espelhe nelas.

Para divulgar seu ebook fora dos próprios canais, nós costumamos recomendar a realização de parcerias com blogueiros e Youtubers, mas essa estratégia leva algum tempo. Por isso, hoje sugerimos outro caminho: fale sobre o seu livro na seção de comentários de blogs, sites de notícias, vídeos no Youtube, onde puder! Não só existem pessoas que leem os comentários, como isso colocará o título do seu ebook no mapa.

3.     Atualize os metadados do seu ebook

Falando em botar seu livro no mapa, que tal revisitar os seus metadados para conferir se você categorizou o ebook direitinho? Os metadados são as informações sobre seu ebook utilizadas pelas livrarias e lojas virtuais na hora de indexar seu livro. Quando um leitor faz uma pesquisa no catálogo de uma loja, são esses dados que definem se o seu ebook aparecerá.

A ideia é catalogar o seu ebook de maneira que os leitores certos o encontrem. Para isso, você deve ser verdadeiro nas informações que oferece e, às vezes, um pouco criativo também. Nós falamos mais a fundo sobre este assunto no artigo A magia das palavras-chave, mas podemos dar uma palhinha aqui também.

Em resumo, o primeiro passo é categorizar seus livros de acordo com os códigos BISAC e CDD, presentes na 5ª etapa do cadastramento do ebook no site da Bibliomundi. Esses códigos definem o assunto do qual se trata o ebook. Por exemplo, se você publicar livro Young Adult que se passa em uma sociedade distópica, a categoria e subcategoria BISAC seriam: FICÇÃO JOVEM ADULTO / Distopia. A categoria CDD poderia ser LITERATURA BRASILEIRA.

O segundo passo é escolher tags que ajudam a categorizar seu ebook de maneira mais específica. Nesta etapa, você pode escrever o que quiser, em vez de ficar preso às opções oferecidas pelos códigos BISAC e CDD. Então, se o seu ebook tem uma protagonista mulher empoderada, talvez seja interessante incluir as tags “feminismo”, “girl power”, “protagonista mulher” e por aí vai.

4.     Dê uma olhada na capa e na sinopse

O seu ebook tem uma capa profissional? Excelente. A sinopse é atrativa e contém citações de destaque, avaliações ou prêmios recebidos pelo ebook? Ótimo. Se você não marcou essas duas caixinhas, está na hora de fazer algumas mudanças. É possível melhorar tudo isso em pouquíssimo tempo, acredite.

Repaginando a capa

Antes de mais nada, a capa. A essa altura do campeonato, provavelmente não dá tempo de contratar um capista que complete o serviço em tempo hábil para aproveitar as vendas de fim de ano. Ou seja, está em suas mãos. Para sua sorte, existem opções gratuitas de ferramentas que facilitam a criação de capas de ebooks para pessoas como você, que não necessariamente têm experiência no assunto.

Sempre recomendamos o Canva, uma ferramenta de design online, que conta com diversos modelos para você escolher e ainda vem com tutoriais. Fica muito fácil criar uma capa bonita para o seu ebook! Você também pode ir ainda mais longe e aproveitar o Canva para produzir imagens promocionais para as redes sociais. Tem modelo para tudo.

Remontando a sinopse

Terminando a capa, vamos para a sinopse. Ela deve ser uma prévia do conteúdo do seu ebook que atraia a atenção dos leitores, mas sem revelar nada que tire a graça de ler o conteúdo na íntegra. Busque referências de sinopses de best-sellers do mesmo gênero que o seu ebook e use o melhor das suas habilidades para escrever esse pequeno conteúdo.

Pode ser interessante incluir um trecho impactante do livro e falar um pouquinho sobre quem é o autor. Caso já tenham resenhas positivas sobre o seu livro disponíveis, é uma boa ideia mencioná-las na sinopse. Se você recebeu algum prêmio, melhor ainda, mencione mesmo! Publicou outros livros de destaque? Mencione também!

Lembre-se, contudo, de hierarquizar essas informações. A não ser que você seja um autor premiadíssimo, é mais atrativo para o leitor que você comece falando do conteúdo do ebook, para só então mencionar resenhas e outros livros publicados.

5.     Tem mais um livro pronto? Publique!

Não dá para escrever e editar um livro inteiro do dia para a noite, mas é comum um escritor ter muito mais cartas na manga do que quer admitir. Então, se você já tem aquele livro prontinho, seja de ficção, não ficção ou poesia, publique logo! Quanto mais ebooks você publicar, melhor serão as vendas porque, na prática, um livro vende o outro.

Claro, antes de publicar, recomendamos que você faça uma bela revisão e aprenda a editar seu próprio livro, para que sua nova obra não se torne propaganda negativa para as outras. Mas, após passar por um controle de qualidade básico, não perca tempo. Publique, divulgue, faça promoções e incentive seus leitores.

Você pode até mesmo publicar uma edição especial de uma obra antiga com capítulos extras, ou fazer um pacote especial com dois ebooks em um. Seja criativo. O clima de fim de ano está aqui para você aproveitar.

E aí, autor? Está pronto para impulsionar suas vendas agora mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *