5 dicas sobre eventos literários para autores independentes

Convidamos a Mione Le Fay, escritora, blogueira e produtora de eventos de cultura pop, para escrever 5 dicas que o escritor indie deve saber para participar – e aproveitar melhor – os encontros literários que estão bombando no mundo editorial.

Anote as dicas e faça bonito na próxima edição do evento mais perto de você.

Sabemos que o mercado literário é bem complicado, principalmente para os autor independente, mas uma boa forma de se divulgar nesse meio é através dos eventos literários, onde seu trabalho será exibido para diversos leitores. Porém não ache que é só aparecer em um evento com seu livro na mão, uma vez que esse tipo de evento segue um cronograma que foi feito a semanas ou meses atrás, por isso se quiser ser chamado para apresentar seu livro em um evento siga essas 5 dicas bem legais:

1 – Vá aos eventos

Cultive esse hábito, dessa forma além de você criar amizades literárias, você ainda conhecerá melhor o publico do evento e ver como se portar para o dia que você for um autor convidado. Acredite, a localização do evento e a dinâmica dos apresentadores determinam o tipo de público e a forma como eles interagem, por isso se atente a esses detalhes para definir como será sua abordagem.

2 – Converse com os apresentadores após o evento

Muitas vezes a equipe de produção do evento é muito pequena e antes dos portões abrirem todos da equipe tem que ajudar a deixar o local organizado e enfeitado para o público, dessa forma eles não conseguirão te dar a atenção necessária caso resolva falar com eles. Assim que o evento acabar as coisas ficam mais calmas e por isso esse é o momento certo de você falar com a equipe, dar sua opinião sobre o evento e se apresentar como autor. Durante a conversa pergunte se eles tem espaço para autores independente divulgarem seus livros e qual procedimento você precisa fazer para participar como autor convidado em um próximo evento.

3 – Atente-se as regras de participação

Nem todos os eventos possuem regras para autores convidados, existem eventos que a única coisa que pedem é que você chegue no início do evento, em outros são feitas algumas solicitações como levar livro para sorteio, enviar foto, chegar antes, etc. Por isso se atente a elas para não causar imprevistos ou desconfortos com a equipe do evento. Se o evento solicitar um livro físico para sorteio e você só tiver ebook, explique isso para a produção e eles irão te falar o que deverá ser feito.

4 – Chegue com antecedência, leve brindes e saia só no fim

Mesmo que não seja solicitado, chegue pelo menos 20 minutos antes do evento começar, leve brindes para sorteio (pode ser apenas marcadores, o público adora e os organizadores ficarão muito agradecidos) e não seja o tipo que depois da sua apresentação vai embora, tente ficar até o final, caso não possa, avise com antecedência aos organizadores que você terá que sair mais cedo. Dessa forma é mais fácil você agradar a organização do evento e ser convidado mais vezes.

5 – Não falte

Sabemos que imprevistos acontecem, mas tente se organizar direitinho para não precisar faltar. Todo um cronograma é pensado com antecedência e sua falta desfalcará esse cronograma, além de que pode ter leitores que estejam bem curiosos pelo seu livro. Caso não seja possível evitar sua ausência, informe aos organizadores o quanto antes para que eles possam alterar o cronograma e informar ao público.

Mione Le Fay aos 32 anos é escritora, professora, blogueira, youtuber, estudante de jornalismo, apresentadora e produtora de eventos. Seu primeiro evento literário foi aos 17 anos, sobre o universo de Harry Potter e depois disso nunca mais parou. Autora dos livros “A Corte Fae”, “Equinócio” e “Sob as Estrelas” sempre teve um grande amor pelas artes, principalmente pela escrita. Além de livros, Mione Le Fay já escreveu roteiros e adaptações para Teatro e curtas. Atualmente é uma das apresentadoras do Encontro de Fãs da Livraria da Travessa e é colunista da Revista X.

Momento #UmaPuxaAOutra: quais as mulheres e profissionais do mercado que te inspiram?

A escritora e publisher da Editora Sinna Katerine Grinaldi e as autoras Chiara Ciodarot, FML Pepper, Letícia Black e Renata Ventura. Leiam seus livros!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *